Gerenciar uma equipe de TI não é fácil. Na verdade, trabalhar em grupo é sempre complicado. Pessoas diferentes trabalham em ritmos distintos e agrupá-las gera conflitos de opinião. É trabalho dos CIOs (diretores de TI) ajudar equipes a serem mais produtivas juntas.

Trabalhar com um objetivo em comum ajuda a melhorar a performance do seu grupo, mas empregar as 4 dicas a seguir vai te ajudar a obter ainda mais de sua equipe de TI. Confira!

1. Comunique bem suas expectativas desde o primeiro momento

Ofereça à sua equipe informações básicas e uma visão estratégica de cada projeto, atividade ou tarefa. Ter uma comunicação eficiente e oferecer informações detalhadas ajuda a motivar seus funcionários e os faz se sentirem mais engajados.

Estipule metas claras para a equipe. Hoje, mais de 80% dos negócios não acompanham a performance dos funcionários e isso torna a definição e compartilhamento de goals difícil. Comunique bem os objetivos do negócio e, se preciso, use ferramentas neste momento. A técnica OKR ou Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados-Chave) é uma das técnicas utilizadas pela Google na hora de estipular metas.

2. Forneça ferramentas e infraestrutura capazes de promover colaboração e eficiência

Uma equipe é tão eficaz quanto seus recursos. Para obter o melhor da sua equipe de TI será necessário investir nas ferramentas que entregam a performance e desempenho que eles precisam.

Para amplificar o potencial de seus colaboradores, implemente soluções intuitivas, ofereça treinamento adequado e dedique parte dos recursos a tecnologias de automação. Elas vão ajudar a reduzir o trabalho manual e, consequentemente, a incidência de erros e a necessidade de retrabalhos.

Compartilhe parte de suas métricas com a equipe para que cada um dos colaboradores possa visualizar melhor seu desempenho. A metodologia KANBAN ajuda a transmitir bem a informação e integrar equipes rumo à obtenção dos melhores resultados. Relatórios, status de projeto e novas informações precisam ser transmitidas com agilidade e sistemas na nuvem também podem ajudar.

3. Ouça seus funcionários para melhorar a performance

Comunicação é fundamental. É preciso compreender as necessidades dos colaboradores e ouvir as ideias que eles possam ter. Funcionários pouco integrados são menos motivados, eficientes e produtivos. Não se esqueça de criar uma ponte entre os colaboradores e a gestão, dar importância às suas ideias e descobrir neles a força de sua organização. Um time satisfeito tem a melhor performance.

4. Considere o outsourcing para economizar sem comprometer a performance

Terceirizar algumas partes da sua TI, como infraestrutura, pode liberar seus profissionais para que se dediquem ao cerne do negócio. Outsourcing permite ter acesso a profissionais altamente especializados que prestam serviços de TI de alta qualidade. A técnica ajuda a reduzir os custos do setor de informática e pode melhorar a performance da empresa como um todo, além de otimizar a gestão.

Existem centenas de ideias que podem te ajudar a melhorar a performance da equipe. Separamos aqui algumas das mais importantes para que você pudesse experimentar.

Conhece alguma outra? Não deixe de compartilhar com a gente pelos comentários!

Felipe Lucena.
CTO & Partner na Diferencial TI.