Os avanços tecnológicos têm proporcionado as soluções mais inovadoras e modernas para empresas do mundo inteiro, seja qual for a área de atuação do negócio. A tendência de consumo tecnológico e o grande índice de competitividade do mercado são os principais fatores que têm influenciado essa realidade.

Por isso, no artigo de hoje mostraremos 4 novidades em TI para pequenas e médias empresas. Confira agora!

1. Software de CRM

Para iniciar nossa lista de novidades em TI para pequenas e médias empresas, vamos falar sobre os softwares de CRM. Afinal, a implementação de sistemas automatizados nas operações cotidianas é uma das estratégias de TI mais adotadas pelas empresas.

Muitos negócios não dispõem de uma tecnologia própria para organização e integração de tarefas operacionais e, a ausência de um sistema para gerenciá-las poderia gerar uma sobrecarga de processos repetitivos e manuais para a equipe, consequentemente, afetando o índice de produtividade.

Os softwares de CRM são desenvolvidos especificamente para agilizar as demandas internas dos empreendimentos, reduzindo a quantidade de tarefas e permitindo que os colaboradores dediquem-se a funções mais relevantes.

Também conhecidos como softwares ERP (Enterprise Resourcers Planning) ou, simplesmente, softwares de gestão, esse tipo de solução visa agregar valor às operações da empresa e automatizar processos de setores como:

  • contabilidade;
  • gestão;
  • vendas;
  • compras;
  • estoque;
  • bancário;
  • fluxo de caixa.

Além de emitirem relatórios sobre os resultados e o desempenho dos negócios, otimizando a tomada de decisões dos gestores.

2. Computação em Nuvem

O grande número de procedimentos e transações que uma empresa realiza por dia gera um considerável volume de dados e arquivos que precisam ser armazenados de forma segura, escalável e de alto desempenho.

Mais segura, prática e eficiente do que qualquer dispositivo ou mídia de armazenamento física (pendrives, HDs, DVDs etc) a computação em nuvem é uma das maiores novidades em TI da atualidade.

Empresas dos mais variados portes têm o direito de adquirir as soluções em computação em nuvem, já que há uma grande disponibilidade de plataformas com os mais variados planos e preços que se adequam a qualquer perfil financeiro do mercado.

Além de armazenar grandes volumes de dados e arquivos, a computação em nuvem também permite que aplicativos, softwares e até mesmo sistemas operacionais sejam executados sem que estejam instalados na máquina por meio da virtualização de servidores.

3. Aplicativos

Os aplicativos não são novidades em TI somente, não é mesmo? Afinal, eles fazem parte do cotidiano da sociedade moderna, auxiliando em todo o tipo de transação financeira, meios de comunicação e troca de mensagem, entretenimento e até mesmo em questões profissionais.

Os aplicativos têm sido cada vez mais aderidos pelas empresas por conta de suas soluções baratas, versáteis e modernas para serviços cotidianos e como meio de melhorar a interação com o cliente.

Por exemplo, uma rádio pode se comunicar com seus ouvintes em tempo real por meio do aplicativo oficial que permite aos usuários dar sugestões de músicas, fazer comentários de participação em programas, entre outras formas de se engajar com o conteúdo da empresa.

4. Tecnologia mobile

A previsão é de que o Brasil alcance a marca de 236 milhões de smartphones ativos até 2018, segundo uma pesquisa divulgada pela Folha de São Paulo. Ou seja, serão em média 2 aparelhos conectados à internet por habitante.

Empreendedores dos mais variados segmentos comerciais têm enxergado essa tendência com uma perspectiva ampla e investido em recursos e ferramentas que a tecnologia mobile pode oferecer para melhorar seus processos operacionais.

Dentre os benefícios que a tecnologia móvel oferece às empresas, podemos citar:

  • melhorias na comunicação interna (entre os membros da equipe e de variados departamentos da empresa);
  • melhorias na comunicação externa (relacionamento cliente X empresa);
  • redução de custos por automação de processos;
  • mobilidade por conta do acesso remoto à tarefas e informações;
  • disponibilidade integral;
  • agilidade nos procedimentos da empresa.

Vale lembrar que as novidades em TI estão disponíveis de forma acessível a todas as empresas, independentemente do segmento em que ela atua ou seu porte financeiro, sendo necessário apenas alinhar os valores às estratégias de negócios.

Gostou do artigo de hoje? Então siga-nos no Facebook, Twitter, Linkedin, Youtube e Instagram para acompanhar todas as nossas postagens!

[]’s,

Lameck Oliveira.
Diretor de Negócios.