Em setembro do ano passado, hackers invadiram os computadores de uma loja em São João da Boa Vista, São Paulo. Os criminosos cibernéticos sequestraram informações importantes para o funcionamento da empresa e, assim, pediram US$ 3 mil para a devolução dos dados.

Esta história é apenas um exemplo de como as empresas de pequeno e médio porte têm se tornado alvo de hackers e de vírus que coletam informações importantes da rede corporativa com o objetivo de extorquir os empreendimentos. Por causa do crescimento dos ataques cibernéticos, muitas das micro e pequenas empresas acabam por investir em formas de aumentar a segurança na rede.

Hoje em dia é quase impossível as empresas sustentarem seus negócios sem a presença de tecnologias da informação e sem redes de internet. Mas, como vimos acima, esta necessidade acaba por trazer alguns riscos para as corporações. Para não ficar com os dados vulneráveis aos ataques de hackers, é necessário criar dispositivos para melhorar a segurança da rede corporativa da empresa.  

Separamos abaixo 5 dicas essenciais que irão lhe ajudar a proteger as informações de sua empresa. Confira!

Bloquear automaticamente conteúdo malicioso

Conteúdos ou sites maliciosos são páginas criadas para distribuir malware e roubar informações que podem ser usadas por hackers para atividades ilegais ou para comprometer o trabalho da sua companhia. Para que isto não ocorra, é necessário instalar software de segurança para bloquear o site malicioso e os dados da sua rede. Uma outra dica importante é instalar, nos computadores, programas que escaneiam os downloads realizados para que possam inutilizar algum vírus que, por ventura, tenha sido baixado.    

Estabelecer níveis de acesso aos usuários

Outra boa prática que pode te ajudar a manter a segurança da sua rede corporativa é criar níveis de acesso aos usuários. Mesmo que sua empresa seja de pequeno ou médio porte e que você confie neles, é importante restringir o acesso de algumas das informações mais importantes e estratégicas. Para isso, a instituição pode estabelecer políticas e níveis de acesso aos dados, além de organizar as informações em pastas e subpastas com delegação de acesso em cada uma delas.  

Utilizar Wi-Fi protegido por senha

Quando nos conectamos a uma rede de internet aberta, os dados que estão no sistema ficam expostos a todo tipo de malware. Por isso, proteger o acesso da rede Wi-fi da companhia por meio de senhas é a dica mais elementar para manter a segurança das informações de uma empresa. Outra ação eficaz é quando cada usuário tem sua própria senha de acesso interno, pois permite rastrear as entradas nos arquivos e, se necessário, descobrir roubos de dados no ambiente corporativo.   

Realizar backup diariamente

Sempre faça backups no seu sistema. Isso permitirá que seus dados atualizados estejam em um local seguro e possível de ser recuperado. Para isso, algumas instituições investem em servidores que realizam os backups regulamente ou utilizam os serviços de armazenamento na nuvem.       

Manter a atualização dos sistemas

Uma das dicas mais importantes para manter a segurança dos dados da empresa é aquela que indica a necessidade de manter os sistemas e os ambientes operacionais atualizados. Cada nova atualização traz melhorias e, por isso, é necessário sempre verificar se as novas atualizações já estão disponíveis em seus aparelhos.   

Estas cinco medidas são as mais importantes que sua empresa poderá tomar para a proteção dos dados. No entanto, você pode, e deve, procurar por outras alternativas para manter a segurança na rua rede corporativa.  

Ler este texto sobre as melhores maneiras para manter a segurança na rede corporativa foi útil para a sua empresa? Então, que tal compartilhar o post nas suas redes sociais e ajudar outros empreendedores?

Felipe Lucena.
CTO & Partner na Diferencial TI.