Estamos vivendo a era da informação, uma época em que as distâncias estão extremamente reduzidas e o conhecimento é compartilhado como nunca antes. As possibilidades para o futuro já são muito melhores do que a um ano atrás, o que exemplifica muito bem todos os avanços tecnológicos do presente. Por outro lado, muitas dessas novidades acabam não chegando até o público de massa, seja pela falta de amadurecimento da tecnologia ou por simples falta de adesão e interesse.

Você sabe quais são as tecnologias mais interessantes da atualidade? No artigo de hoje, vamos falar sobre 5 tendências em TI que vão fisgar a sua atenção.

Internet das coisas

Pode parecer coisa de filme de ficção cientifica, mas a internet das coisas é uma tecnologia que vai revolucionar o nosso dia a dia. No cunho residencial, imagine utensílios como o seu carro, aparelho de som, ar condicionado, geladeira, máquina de café e até as luzes da sua casa vão se comunicar através da internet para oferecer a você o máximo de conforto.

Imagine como o smartphone vai aprender o horário em que você sai do trabalho e, a partir daí, já oferece as melhores rotas de transito. O telefone também vai avisar aos demais aparelhos uma previsão da sua chegada: o café vai ser passado e as luzes e temperatura do ar serão reguladas. O único trabalho do proprietário será aproveitar todo esse conforto.

Equipamentos autônomos

Aproveitando o embalo da internet das coisas, cada vez mais equipamentos vão conseguir funcionar sozinhos. Você já ouviu falar do carro autônomo? Google, Tesla Motors e até a Uber já estão utilizando carros que andam sozinhos por aí sem a necessidade de um motorista. O que falar sobre equipamentos mais simples? Em breve, não será necessário manipular os equipamentos, basta dizer a eles o que devem fazer.

Cloud híbrida

Conhecida como a mistura da nuvem pública (serviços Google, Amazon, Microsoft, etc) com a privada (ambiente desenvolvido sob demanda), a Cloud Híbrida consegue ser o melhor dos dois mundos. Ao mesmo tempo em que documentos comuns podem ser deixados no ambiente público (com toda a vantagem de estabilidade e acesso remoto), arquivos sigilosos podem ser mantidos com mais segurança.

Basta imaginar uma empresa com centenas de funcionários, onde dados considerados “chave” ficam juntos de arquivos acessíveis a outras pessoas. Eles devem ser separados, já que possuem finalidades totalmente diferentes dentro da empresa.

Analytics

As pessoas conseguem produzir uma grande massa de informação no seu cotidiano, seja através dos sites que frequentam ou das compras que fazem. O que o analytics faz é transformar toda essa informação em dados relevantes que podem ser utilizados por empresas ou órgãos governamentais. Com essa tendência em TI, fica muito mais fácil fazer previsões de mercado, analisar concorrentes e ser mais assertivo na tomada de decisões.

Impressão 3D

Você se imagina construindo objetos no conforto do seu lar? A impressão 3D está caminhando para transformar a forma como consumimos novos produtos. Ao invés de comprar um produto na loja e se preocupar com o tempo de espera, será possível comprar o design e imprimir em casa ou na “gráfica 3D” mais perto de casa.

Atualmente, a impressão 3D consegue imprimir objetos de resina, mas a tecnologia já está sendo aprimorada para trabalhar com vidro, metais e, pasmem: órgãos humanos. Até pontes já estão sendo construídas com impressoras 3D!

Este artigo sobre tendências em TI foi útil para você? Se gostou, lembre-se que outras pessoas também podem gostar deste texto. Não deixe de compartilhar nas suas redes sociais!

Lameck Oliveira.
CEO & Partner na Diferencial TI.