Muitos gestores de TI acabam se perguntando “o que posso fazer para melhorar a minha equipe?”, ou “como posso tirar o máximo da minha equipe?” – questões muito pertinentes em uma área exata como essa.  

E, assim, muito se fala sobre organização, metodologias e controle de atividades, como se uma única prática fosse resolver todos os problemas. Mas e se a solução não fosse apenas uma, mas o conjunto de várias práticas independentes?

Fique tranquilo, no artigo de hoje vamos falar sobre sete dicas valiosas para aperfeiçoar a sua gestão de TI. Vamos lá!

1. Adote uma única metodologia

A equipe começa a trabalhar e cada pessoa resolve agir de um jeito? É um sinal de que as coisas podem se tornar complicadas mais adiante. Para sanar esse tipo de confusão, converse com os envolvidos e decida qual metodologia de trabalho será abraçada pelo time. Abra um breve espaço para ouvir as opiniões dessas pessoas, tome uma decisão e siga em frente.

Isso é muito eficiente para evitar trabalhar em um projeto do tipo “Scope Creep” (também conhecido como “Frankenstein”), todo desorganizado, remendado e pouco eficiente.

2. Controle as atividades e horas de trabalho

Como se sabe, a organização é a base de tudo. Guiar uma equipe atarefada, trabalhando sempre no limite e além do horário normal de trabalho só tende a criar um ambiente desgastante, que terá como consequência imediata a entrega de um produto/serviço ruim.

Por isso, é importante ter total controle do que está sendo produzido, além de metas realistas (e não agressivas) para a entrega desses trabalhos. A equipe certamente vai conseguir entregar um resultado melhor em um ambiente de trabalho mais agradável.

3. Crie um canal de comunicação eficiente

É fundamental que exista uma boa comunicação para que haja mais integração entre todos os membros do time, e não apenas isso, para que equipes distintas consigam se comunicar entre si.

Quando essa comunicação é feita de forma eficiente, as informações seguem o mesmo caminho, potencializando um dia a dia mais produtivo para todos.

4. Cogite o outsourcing de TI

A sua empresa é especializada em uma determinada área de TI e não possui espaço (ou necessidade) de atuar com Help Desk ou Data Center? Porque não terceirizar essas funções?

O outsourcing é uma ótima direção para focar o seu negócio em suas atividades principais, delegando trabalhos periféricos a outras empresas. A sua equipe passa a se dedicar unicamente ao seu “core business” e nada mais.

5. Utilize profissionais multidisciplinares

Quando as pessoas dentro de uma estrutura passam a ser diferentes entre si, deixando todo aquele caráter técnico de lado, criam-se equipes com visão macro da organização. Dependendo da função a se desempenhar, pessoas com visão global são mais eficientes do que outras com foco restrito.

Grandes empresas de todo o mundo têm investido cada vez mais em equipes multidisciplinares, pois há uma descentralização na tomada de decisões, e as opiniões são diferentes, o que só tem a agregar no desenvolvimento macro do negócio.

6. Invista no treinamento de colaboradores

Nada melhor do que ter uma equipe plenamente capaz de executar as atividades impostas a ela, e no universo da TI, isso é fundamental. Para ter seus colaboradores sempre prontos para o próximo desafio, não deixe de estimular e, quando possível, até oferecer cursos e palestras para que o conhecimento geral apenas aumente. Estamos falando de profissionais cada vez mais capacitados para si, e claro, para o seu negócio.

7. Documente tudo o que é feito

Para a sua gestão de TI ficar documentada, caso a caso, é importante guardar tudo o que é feito e todas as decisões que são tomadas. O motivo disso? Cria-se um histórico das situações de acerto e também de erro que podem ser analisadas para não se repetirem no futuro. Da mesma forma que pode ser algo muito eficiente para você, pode ser para outros profissionais no futuro.

Listamos aqui as maneiras que achamos mais eficientes para organizar uma equipe de gestão de TI, mas existem muitas outras formas de aperfeiçoamento. Você possui alguma ideia que não foi listada aqui? Deixe um comentário! 

 

Lameck Oliveira.
Sócio-diretor na Diferencial TI.