Por mais que, hoje em dia, a maioria dos problemas relacionados ao computador possa ser solucionada por meio de uma simples busca no Google, nem sempre conseguimos encontrar uma forma de resolver determinado entrave.

É nessa hora que a ajuda de um terceiro é muito bem-vinda, seja um profissional ou até mesmo um amigo que possua conhecimento avançado sobre informática.

Felizmente, algumas versões do sistema operacional da Microsoft oferecem a possibilidade de habilitar o acesso remoto, o que permite que o computador seja consultado à distância por outro usuário.

Confira agora 4 passos para configurar o acesso remoto no Windows. vale lembrar que este recurso não está disponível para as versões Starter, Home Basic e Home Premium do Windows 7.

1. Acessando as configurações avançadas

Digite sysdm.cpl na caixa de pesquisa do menu iniciar e aperte enter, para ter acesso às configurações avançadas do sistema.

Você também pode clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone “Meu Computador” e selecionar a opção “Propriedades”, ou usar o comando de abrir essa janela combinando as teclas “Windows + Pause/Break”.

2. Habilitando o computador para receber acesso remoto

  • Clique no botão “Alterar configurações”;
  • Depois clique em “Propriedades do Sistema”;
  • Em seguida, clique na aba “Remoto”;
  • Marque a opção “Permitir conexões de assistência remota para este computador”.

Você verá “área de trabalho remota” um pouco mais abaixo e, então, marque a terceira opção: “Permitir conexões somente de computadores que estejam executando a Área de Trabalho Remota com Autenticação no Nível da Rede (mais seguro)”.

Pronto! Seu computador está configurado para receber acesso remoto.

Nota: Caso você desconheça o software que o outro usuário está utilizando para fazer o acesso remoto, marque a segunda opção. Essa opção deve ser desmarcada assim que o acesso remoto for finalizado, pois ela torna a segurança de seus dados mais vulnerável.

3. Ativando o Remote Desktop Connection

Caso você precise ensinar a um amigo como acessar o seu computador de forma remota, o procedimento é ainda mais simples.

Basta digitar Remote Desktop Connection na caixa de pesquisa no menu iniciar, apertar enter ou clicar no ícone. Então você poderá localizar o computador que deseja acessar por meio de seu nome ou endereço de IP. 

Para descobrir o endereço de IP de um computador, basta acessar o site meuip.com

4. Liberando as permissões de acesso remoto por meio do Firewall

Mesmo seguindo todos os passos acima, é possível que o Firewall do Windows bloqueie o acesso remoto. Caso isso ocorra com você, realize o seguinte procedimento:

  • Vá ao “Menu Iniciar” e, em seguida, acesse o “Painel de Controle”;
  • Selecione a opção “Sistema e Segurança”;
  • Vá à seção “Firewall do Windows”, marque a opção “Permitir um programa pelo Firewall do Windows”;
  • Vá a “Alterar Configurações”, marque a opção ao lado de “Área de Trabalho Remota”;
  • Salve as configurações clicando em “Ok”.

Pronto! Agora você não terá problemas com o Firewall e seu computador possui permissão para realizar o acesso remoto.

O acesso remoto é uma prática comum em TI e uma forma eficiente de oferecer suporte ao usuário, pois permite que uma série de problemas sejam solucionados de forma rápida e prática.

O fato de o profissional não precisar estar fisicamente presente no local onde o computador que apresenta problemas está é uma ótima forma de otimizar a produtividade do ambiente de trabalho e reduzir custos.

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Felipe Lucena.
Diretor de Tecnologia.