Grandes inovações tecnológicas facilitam a vida das pessoas, diminuindo custos e economizando tempo. Uma dessas inovações é o cloud computing – um recurso de computação em nuvem em que todos os dados são armazenados e processados na internet em um servidor.

Alguns podem ficar receosos quando ouvem falar nesse tipo de tecnologia, por suspeitar da segurança ou dos custos envolvidos. Mas vamos ajudar você a tirar todas as suas dúvidas, revelando alguns mitos e verdades sobre essa nova tecnologia. Acompanhe!

Cloud computing não é seguro

Mito. Na realidade, armazenar os dados em nuvem é muito mais seguro do que mantê-los apenas localmente. Isso se torna ainda mais importante para empresas que mantêm dados essenciais sobre seus clientes e transações.

Enquanto muitas empresas têm dificuldades de ter controle sobre sua estrutura de rede e, com isso, garantir sua segurança, por trás da tecnologia em nuvem existe uma grande equipe de profissionais capacitada para manter todo o sistema atualizado e seguro.

Além disso, no cloud computing os dados não ficam armazenados em apenas um lugar, mas são distribuídos em diversos servidores — se um falhar, os dados são redirecionados para outro.

Apesar de os padrões de segurança serem aprimorados constantemente, é importante que você tome sempre as devidas precauções de proteção.

Baixo custo e retorno rápido do investimento

Sim, é verdade. Embora estejamos falando em alta tecnologia, os custos de investimento inicial são baixos, otimizando os lucros.

De acordo com o CEO da Oracle, Mark Hurd, 80% dos valores gastos em TI são relacionados à manutenção e atualização de hardware e softwares, algo desnecessário na computação em nuvem. Ele acrescenta que as empresas poderiam economizar até US$ 300 bilhões se migrassem para o cloud. Uma economia e tanto, não acha?

Por uma assinatura mensal, empresas que oferecem a tecnologia em cloud computing disponibilizam softwares, capacidade de armazenamento e processamento de dados, tudo via internet. Já outras oferecem, ainda, todo o suporte no treinamento e acompanhamento para aprimorar a infraestrutura de TI da sua empresa.

Gestão complicada

Mito. Os dados ficam armazenados na nuvem, você poderá acessá-los facilmente a partir de qualquer lugar, necessitando apenas de uma conexão com a internet. Essas informações podem ser atualizadas e compartilhadas facilmente para clientes e outros profissionais da equipe.

Além do mais, contando com o suporte remoto de profissionais dedicados de TI, os dados lançados na rede poderão ser interpretados com mais segurança e a empresa terá à disposição uma equipe capaz de solucionar seus problemas sempre que necessitar.

É uma tecnologia que chegou para ficar e cresce a cada ano

Plena verdade. Longe de ser uma moda que logo vai passar, as empresas estão cada vez mais propensas a aderir a essa tecnologia.

Segundo consultoria realizada pela Ovum — empresa que estuda o impacto da tecnologia no meio comercial e empresarial — até 2016, 80% das companhias globais adotarão a computação em nuvem. Entre os principais motivos estão a redução dos custos operacionais, a facilidade do uso e a aproximação com os clientes.

O cloud computing resolve todos os problemas

Infelizmente não resolve. De nada adianta ter uma tecnologia avançada nas mãos, mas não ter habilidades necessárias para tirar dela todos os benefícios.

Sendo assim, é importante que empresa treine sua equipe para lidar com os recursos do cloud. Afinal, nada substitui uma boa equipe de TI apta a dar o suporte necessário, quer na função técnica, quer na função estratégica.

Serve para empresas de qualquer porte

É uma grata verdade! Como já vimos, o valor de investimento do cloud computing é baixo, tornando-o acessível para empresas de pequeno, médio e grande portes.             

Para falar a verdade, muitas empresas de pequeno porte já usam uma forma de cloud computing quando, por exemplo, usam as redes sociais para divulgar seus serviços. Isso prova que essa tecnologia é acessível e de fácil operação.

As novas tecnologias trazem consigo facilidades e riscos e cabe aos empresários analisarem as vantagens e desvantagens delas. Como vimos, o cloud computing tem muitos benefícios e é uma tendência que chegou para ficar.

Gostou de saber as verdades e mitos sobre cloud computing? Que tal agora compartilhar este post nas suas redes sociais e ajudar mais pessoas a desmistificar o assunto?

Lameck Oliveira
CEO & Partner na Diferencial TI.