Em tempos de crise financeira, todo esforço para reduzir custos pode fazer uma grande diferença no dia a dia da organização. Mudanças são requeridas e principalmente, as feitas na área de TI podem ajudar a não só economizar, como também, alavancar a empresa comercialmente. Com a evolução das ferramentas de análise e negócios, é possível acompanhar o andamento das transações em tempo real, permitindo tomar medidas para melhorar o fluxo antes mesmo que o dia acabe. 

Descubra formas de aproveitar sua TI para superar a crise financeira!

Comece analisando as suas necessidades

Para economizar e ganhar em potencial competitivo é necessário investimento em TI. Para isso, seu planejamento precisa ser claro sobre os objetivos, processos, o que precisa ser eliminado, o que está bom e deve ser mantido e aquilo que precisa melhorar. A resposta, em boa parte das situações, aponta para a retirada de tudo aquilo que está defasado. A manutenção de sistemas e máquinas antigas custam caro.

Ao perceber que o investimento valerá a pena, é preciso buscar softwares versáteis, modernos, compatíveis com novas tecnologias, que atendam a demanda da sua empresa. Lembre-se que, eles devem ajudá-lo a economizar, mas também, colaborar na potencialização do desempenho do negócio.

Valorize integração, mobilidade e flexibilidade

Independentemente das necessidades detectadas pela sua empresa, há três requisitos que precisam ser preenchidos para que um novo software seja bom o suficiente: integração, mobilidade e flexibilidade. Com isso, é possível encontrar serviços oferecidos em computação em nuvem, a qual reduz os custos enquanto melhoram os processos.

Automatize o que for possível

Pode ser uma contradição, mas para chegar ao ponto de reduzir o orçamento, é preciso investir. Companhias que se mantêm conservadoras com sua estrutura computacional acabam perdendo potencial competitivo e seus processos ficam ultrapassados. A adoção de novas tecnologias é capaz de mudar o jogo.

A adoção de um software de CRM, por exemplo, apesar de ter um custo inicial, se paga automaticamente ao calcular o ROI, pois ele automatiza diversas atividades, como e-mail marketing, pesquisas de satisfação e coleta de dados. Isso reduz o trabalho operacional de funcionários, podendo direcioná-los a outras tarefas.

Colete dados para ganhar posições

Através do Big Data é possível captar informações de forma interna ou externa relevantes para o seu negócio. Desde dados do help desk até publicações em blogs ou redes sociais, podem ser utilizados para encontrar padrões, comportamentos interessantes para a organização. Ao interpretar corretamente os dados, os gestores podem tomar medidas importantes para entender as necessidades dos clientes, facilitar processos, reduzir custos e investir em uma área nova. Assim, pode-se descobrir novas oportunidades de negócios ou até mesmo, uma mudança de rumo iminente.

No cenário atual do mercado, é muito importante tomar medidas variadas já que dificilmente algum setor fica isento dos efeitos da crise. Além de cortar despesas, a tecnologia ajuda também fazer com que a empresa ganhe vantagem competitiva, se destacando no mercado e sendo, inclusive, referência para outras organizações.

A TI fornece as ferramentas para que sua empresa continue ativa e crescendo, mesmo na crise financeira! Tem algum receio? Deixe sua dúvida nos comentários!

Lameck Oliviera.
CEO & Partner na Diferencial TI.