Por conta da digitalização generalizada dos processos corporativos atualmente, manter os dados da sua empresa seguros e acessíveis é uma questão vital. Dentro dessa demanda, o backup de arquivos talvez seja um elemento de central importância. Mas, como fazer a cópia de segurança do banco de dados de sua empresa de maneira otimizada?

Utilizando servidores físicos para seu banco de dados ou confiando em uma solução em nuvem, algumas premissas devem ser observadas na hora de fazer o backup de uma empresa. Pensando nisso, indicaremos 7 passos essenciais para o sucesso de seu backup, acompanhe!

1. Fique sempre atento à recuperação de dados

Para começar, uma parte imprescindível do processo de backup é a recuperação dos dados salvos. Uma vez feito o procedimento de cópia de segurança, é importante verificar a disponibilidade dos mesmos para uma eventual recuperação.

A dica aqui é realizar testes aleatórios com alguns arquivos para garantir que o mecanismo de recuperação está funcional. Dessa maneira, torna-se possível também verificar o tempo gasto no procedimento, para, se necessário, buscar formas alternativas de agilizar o processo.

2. Dê prioridade aos arquivos mais importantes

É necessário escalar pastas, arquivos e aplicações por ordem de importância. Dessa maneira, você salvaguardará prioritariamente os dados mais críticos, os quais serão recuperados mais rápido. Os demais arquivos serão recuperados com segurança posteriormente, respeitando o sistema de prioridade.

3. Gerencie de forma inteligente o tamanho do backup

Gerenciar o tamanho do backup é interessantíssimo e uma forma de fazer isso é eliminando arquivos duplicados. Algumas soluções em backup fazem isso automaticamente, distinguindo as cópias de backups anteriores cujos arquivos não foram editados ou alterados pelo usuário.

4. Faça backup de aplicações também

Priorize aplicações que fazem conexão direta com o seu banco de dados, garantindo a interpretação e os procedimentos específicos para cada tipo de falha ou arquivo corrompido durante o backup.

Além disso, uma solução corporativa em backup demanda a proteção não apenas de arquivos, mas também das aplicações utilizadas; dessa forma, a segurança da informação de sua empresa estará garantida.

5. Proteja por criptografia o backup de arquivos

Casos recentes de espionagem, invasão de sistemas e roubo de informações evidenciam a importância em se obter um serviço de backup com um sistema robusto de segurança. Ao criptografar dados, você garante que eles não sejam interceptados por hackers e que estarão armazenados em local seguro, livre de ameaças virtuais.

6. Defina uma periodicidade razoável para os backups

Manter a periodicidade de backup é necessário porque os usuários criam novos arquivos o tempo todo. Assim, corre-se o risco de perder de dados se houver intervalos muito grandes em que não haja backup automático dos documentos.

7. Busque o apoio de uma consultoria

Antes de investir em um sistema de backup para sua empresa ou de aprimorar o sistema já implantado, você poderá contar com o auxílio de uma consultoria. Existem empresas especializadas no assunto que poderão oferecer-lhe orientações e suporte para seu projeto, otimizando a eficiência dos processos.

Esperamos que estas informações sobre como fazer backup de arquivos tenham sido úteis para você. Compartilhe essas ideias em suas redes sociais!

Felipe Lucena
CTO & Partner na Diferencial TI.