Problemas com infraestrutura sempre interferem negativamente nos resultados de uma empresa, gerando tempo de parada na TI. A principal ferramenta para erradicar esse mal é o monitoramento correto, que pode prever problemas e evitar o tempo de parada, otimizando os processos e aumentando a produtividade da empresa.

Neste post, vamos avaliar de que maneira o monitoramento de TI é benéfico para os processos em sua empresa. Acompanhe!

Garante a disponibilidade de sistemas e aplicações

Os investimentos da área de TI cresceram vertiginosamente nos últimos anos com o aumento da demanda corporativa por ferramentas Cloud Computing, Big Data, aplicações mobile, entre outras soluções.

Além desse fenômeno, que ocasiona um aumento na quantidade de dados, monitorar esse fluxo gigantesco de informações é primordial para o bom funcionamento das corporações, que estão digitalizando cada vez mais suas operações.

Por isso, para garantir o funcionamento de servidores em nuvem, Data Centers e sistemas corporativos é preciso investir em ferramentas de monitoramento com vistas à garantia da estabilidade da rede e disponibilidade de seus dados.

Reduz o tempo de parada na TI

Sistemas e aplicações de empresas precisam ficar no ar o tempo todo. Por isso, a infraestrutura de TI é importante para prover o acesso 24 horas por dia. Como as corporações em sua maioria optam por soluções em nuvem, acesso remoto e com suporte ao mobile, seus dados precisam ficar disponíveis nessas plataformas, por isso, os Data Centers precisam ser constantemente monitorados.

Dessa forma é possível mensurar a performance da rede e do tráfego de dados nela realizado. Por meio dos dados resultantes desse processo ininterrupto, os gestores podem tomar decisões para otimizar o acesso e garantir que ele fique estável para os usuários, eliminando tanto quanto possível o tempo de parada.

Possibilita ganhos em segurança da informação e performance de sistemas

Por meio desse monitoramento, tem-se acesso em tempo real aos indicadores de performance que possibilitam aos gestores tomadas de decisões mais acertadas para o melhor desempenho das aplicações.

Assim, é também possível prevenir-se de eventuais riscos, minimizando-os em tempo hábil, o que diminui a vulnerabilidade dos sistemas. Dessa forma, é possível à empresa evitar danos ao seu sistema e os consequentes prejuízos em recursos e à segurança de seus dados.

Com a geração de relatórios mais constantes e detalhados por meio de monitoramento pode-se pensar melhor em estratégias que possibilitem maior economia de recursos e eficiência nos processos, o que viabiliza prospecções mais precisas de crescimento para a organização.

Mantém a produtividade

Com o monitoramento de TI é possível antecipar a resolução de problemas, impossibilitando que afetem sua produtividade. Por isso é de suma importância sua incorporação à rotina de processos da empresa. Assim, também se promove a redução do tempo de parada em relação aos funcionários, que também representa prejuízos à empresa.

Organizações que monitoram sua infraestrutura de TI evitam que várias horas fiquem ociosas durante seu itinerário de funcionamento, horas essas que seriam despendidas na resolução de problemas técnicos e outros transtornos que prejudicam a fluidez da produção.

Viu como o tempo de parada na TI pode ser erradicado com o monitoramento adequado? Se essas informações foram úteis, compartilhe este post em suas redes sociais!

[]’s,

Lameck Oliveira.
Sócio na Diferencial TI.