Gestores se acostumaram a pensar em tecnologia como um instrumento de redução de custos, principalmente quando o assunto é consultoria em TI. Entretanto, aumentar o lucro da empresa por meio da TI é um dos principais benefícios de investir nela e sua empresa precisa estar atenta às oportunidades que essa tendência indica. Chamada de high performance computing, ou computação de alta performance, ela foi destacada pela primeira vez por Oskar Mencer, CEO da Mexeller Technologies. O executivo aponta a TI como geradora de valor e dá atenção especial a iniciativas no sentido da inovação.

Veja agora como projetos de TI podem aumentar sua lucratividade e avalie a adoção dessas alternativas no seu ambiente de trabalho para fomentar ainda mais o potencial de seus colaboradores!

Busque soluções de ponta a ponta

Integrar sua TI é fundamental para que as soluções desenhadas por ela funcionem para seu negócio do atendimento até as entregas. Adotar soluções que coloquem vendas, logística e estoque em sintonia são uma excelente oportunidade de encontrar gargalos na produtividade e eliminar requalificar fluxos de trabalho, tornando suas operações mais eficientes. Reduzir os custos não é o principal objetivo, mas sim encontrar oportunidades em que a automatização vá significar uma melhora real nos serviços e produtos entregues por sua organização.

Conheça o potencial das ferramentas utilizadas

Quanto melhor for o treinamento de sua equipe no uso das ferramentas escolhidas pelo departamento de TI, sejam elas soluções na nuvem ou softwares de gestão, melhor o desempenho da sua empresa. Ampliar o acesso à informação torna a rotina dos seus colaboradores mais produtiva e resulta em menos interrupções prejudiciais à qualidade de suas entregas.

Aproveite melhor os recursos disponíveis

Suas máquinas trabalham com o máximo de seu potencial ou é possível obter mais da capacidade de processamento do parque tecnológico que sua empresa já possui? Essa é uma das estratégias de TI que podem transformar esse departamento em fonte de lucro, pois trabalhar bem seus recursos é a melhor forma de aumentar a produtividade sem gerar novos gastos. Um bom departamento de TI está em trabalho constante para obter melhor aproveitamento dos recursos tecnológicos disponíveis, otimizar o gasto de energia e simplificar a rotina dos demais profissionais.

Encontre oportunidade de negócio com TI

Ao se deparar com um problema, sua TI age de maneira proativa ou reativa? É papel do departamento de tecnologia monitorar e assegurar o funcionamento das suas operações, mas nele se encontram também as grandes oportunidades em termos de novos negócios. Soluções criativas de TI podem descobrir em problemas novas chances de atender as expectativas dos clientes e expandir sua área de atuação.

Se aumentar o lucro da empresa fica tão mais fácil com tecnologia por que alguns gestores resistem tanto a investir? A resposta pode estar na falta de conhecimento pleno desses benefícios. Com ajuda de uma consultoria de TI, gestores podem traçar metas e entender as ferramentas ideais para colocá-las em prática no seu negócio, obtendo melhores resultados em termos de desempenho, eficiência e produtividade.

Sua empresa já se ligou em como a TI pode trazer melhores resultados? Participe dessa conversa e não se esqueça de deixar sua opinião nos comentários!

Lameck Oliveira.
CEO & Partner na Diferencial TI.