O trabalho colaborativo sempre foi um necessidade real. Todos os dias, os funcionários em sua empresa geram informações (atas de reunião, rascunhos de projetos, documentações, etc), e para onde vai toda essa informação? O Confluence surgiu para centralizar todo o conteúdo da sua empresa em um único lugar.

Além da edição colaborativa, coisa que falarei mais na frente, o Confluence vai muito além de um simples editor de texto.

O Confluence existe para permitir que seu negócio tenha todas as informações que precisa em um único lugar.

confluence-cta

O que é possível com o Confluence?

O Confluence é um software de documentação colaborativa que transforma a forma de trabalhar dos times. Permite aos usuários criar, compartilhar e discutir todo o trabalho em uma plataforma moderna e intuitiva.

Você consegue criar tudo – notas de reunião, planos de projetos, especificação de serviços, inclusive esse material – de maneira simples, mas com um poderoso editor de conteúdo.

O Editor

O editor do Confluence é bastante agradável de trabalhar. Ele possui uma aparência semelhante aos editores comuns, mas com várias facilidades de autoformatação. Simplificando o entendimento, o a edição de conteúdos no Confluence funciona assim:

  1. Barra de edição

    A barra de edição provém ferramentas para formatação do conteúdo da página, criar listas e tabelas, identar e alinhar texto, e inserir outros conteúdos dentro da página como símbolos, links, imagens, vídeos, gifs e macros.

  2. Conteúdo da página

    É onde você digitará o conteúdo da sua página. Você também poderá soltar arquivos anexos do computador. Uma vez que é possível criar templates, como por exemplo: notas de reunião, ao criar uma página desse tipo algumas informações já são exibidas na páginas.

    image2016-6-8-23-50-59

  3. Botão de visualizar e publicar

    Muitas vezes você precisa editar um documento, e escrever para os interessados um e-mail destacando exatamente o que você ajustou/alterou. Com o Confluence, você elimina essa necessidade. Assim que você publicar, você já pode informar para todos os interessados exatamente aquilo que foi alterado.
     

Um dos diferenciais do Confluence perante outros editores de tempo real é a separação entre a página que está sendo visualizada e a que está sendo editada. Seu público pode continuar lendo a página, sem ver as edições em tempo real. Isso é importante quando você está trabalhando com políticas, processos ou documentações, aqueles períodos em que seu público está apenas lendo, não editando. Com a edição colaborativa no Confluence, você pode trabalhar o quanto quiser e apenas publicar quando estiver pronto. Wendell Keuneman, Head of Product.

A Autoformatação

Escrever não é apenas sair digitando como se não houvesse amanhã. Montar a documentação de um projeto envolve colocar tópicos bem organizados, criar índices, anexar imagens e muitos outros itens. E um dos recursos do Confluence que ajuda a produzir um bom trabalho rapidamente é a autoformatação.

E como ela funciona? Bem, é melhor você assistir ao vídeo.

Times de marketing, times jurídicos, de projetos e de qualquer área podem escrever de forma muito mais produtiva e feliz com uma ferramenta com os recursos de autoformatação do Confluence.

A Edição colaborativa

Percebo que os funcionários de várias empresas ficam trocado e-mails sem fim sobre ajustes de documentos, e começam a se perder nas versões e chega um momento que ninguém mais sabe em qual versão está, e daí é necessário marcar uma reunião para a entrega de um documento. Bem, isso é uma forma sofrida colaborativa de trabalhar. A abordagem do Confluence é um pouco diferente, a edição de fato é colaborativa.

colaborativa

Na Diferencial TI, todos os times trabalham conectados ao Confluence, e o recurso de edição colaborativa permite que várias pessoas trabalhem em um mesmo documento, sem risco de informações serem perdidas enquanto os diferentes usuários editam a mesma página. 

Como o tempo é algo precioso para nós da Diferencial TI, não queremos perdê-lo com trocas intermináveis de e-mails ou gerenciando diversas versões de documentos. Então, adotamos o Confluence como ferramenta, assim além de editar simultaneamente os conteúdos, ainda podemos fazer comentários em trechos específicos da documentação, e dar feedback no contexto. 

confluence-feedback

A Autoconversão

Enquanto outras ferramentas de edição providenciam apenas texto e imagem, o Confluence permite que você:

  1. Anexe arquivos (PDF, documentos Office, imagens).
  2. Vincule conteúdo dinâmico (atividades do JIRA, streams do Twitter, vídeos).
  3. Diagramas do Gliffy, Mockups do Balsamiq, e mapas mentais do MindMeister.
  4. Atribua tarefas, visualize roadmaps de projeto, e muito mais.

(!) Repetindo: Transforma automaticamente conteúdo lincado em um conteúdo rico. Links de vídeos do YouTube, Vimeo, ou atividades do JIRA, Tweets, Google Mapas e etc..

Abaixo está uma página do Confluence com autoconversão aplicada.

autoconversao

Além desse recurso, o Confluence possui diversos outros que podem ajudá-lo a tornar o conhecimento na sua empresa algo mais descentralizado e organizado. Quer conhecer mais do Confluence? Acesse aqui.

confluence-cta

Ficou empolgado com a possibilidade de mudar a forma que você trabalha? Deixa um comentário. (:

[]’s,

Lameck Oliveira.
CEO & Partner na Diferencial TI.