A informatização avança e transforma cada vez mais a dinâmica da sociedade, encurtando distâncias e permitindo interações mais velozes. A tecnologia é protagonista das mudanças, mas ainda permanece à margem de muitas pequenas e médias empresas.

Nessa realidade, negócios que não investem em Tecnologia da Informação (TI) seguem com dificuldades em reduzir custos operacionais e vender mais. Mesmo assim, muitos empresários continuam interpretando esse tipo de melhoria como custo, preservando uma gestão burocrática e pouco produtiva.

E para ajudar nessa transição de mentalidade, listamos 4 desafios de TI que devem garantir a sobrevivência de pequenas e médias empresas nos próximos anos. Confira abaixo!

1. Implantar softwares de gestão eficientes

A internet trouxe a possibilidade de acesso a uma quantidade imensurável de dados sobre os clientes e sobre o mercado. À medida que sua empresa cresce, as informações produzidas por ela também precisam de mais espaço e cuidado.

Para lidar com essa realidade, é fundamental a implantação de sistemas de gestão adequados, capazes de armazenar informações e transformá-las em conhecimento útil para orientar tomadas de decisão.

Quando você aderir a essa ideia, sua empresa estará integrada ao universo do Bussiness Intelligence (BI), garantindo o tratamento inteligente dos dados no suporte à gestão dos negócios.

2. Estruturar uma estratégia omnichannel

A adesão aos softwares de BI prepara a empresa para explorar uma inadiável tendência de inovação no varejo: a estratégia omnichannel, que permite integrar as informações da empresa aos diversos canais de venda e relacionamento, proporcionando uma experiência diferenciada para o cliente.

A automatização dos processos de atendimento garante mais produtividade e favorece a conveniência, tão valorizada pelo consumidor da era digital. Sem a diferenciação entre atendimento em ponto físico ou online, você encontra o cliente sempre na hora certa, no lugar certo e do jeito certo. A consequência será o aumento das vendas.

3. Virtualizar servidores e operações a distância

Imagine todo o conteúdo dos computadores da sua empresa disponível na nuvem, podendo ser acessado de qualquer lugar, como seus e-mails? Essa é a conquista da virtualização de servidores, capaz de simular o ambiente da sua empresa onde for preciso. A medida garante diversas vantagens, como:

  • redução dos custos com compra e manutenção de hardware e rede elétrica;
  • acesso remoto e mobilidade da equipe para favorecer novos negócios;
  • integração dos dados de diversos setores, permitindo o acesso mais rápido às informações para orientar decisões;
  • eliminação da incompatibilidade entre sistemas operacionais, drivers e aplicativos, facilitando tanto a rotina do cliente quanto a da equipe.

Um bom processo de virtualização garante estabilidade no acesso às informações e a total segurança delas. Embora os dados não estejam guardados sob seus olhos, com os cuidados corretos eles se manterão sempre protegidos.

4. Garantir a segurança da informação

Durante qualquer processo de informatização, você deve considerar que não apenas as informações da sua empresa estão em jogo, mas também os dados pessoais dos clientes. O risco de ciberataques, vazamento e perda de arquivos é inerente a qualquer transformação tecnológica.

Isso não significa que você deva ter medo de encarar esse novo mundo, mas sim se preparar para ele com todos os recursos disponíveis. Afinal, o avanço é inevitável! Para proteger seu patrimônio virtual, você deve investir em backup, monitoramento remoto e criptografia de dados, entre outras soluções.

Esses cuidados vão conferir aos dados da sua empresa as quatro características fundamentais da segurança da informação: confidencialidade, integridade, disponibilidade e autenticidade.

Não sabe por onde começar? Para lidar com os desafios de TI, você precisa contar com uma consultoria especializada nesses serviços que possua um bom service desk de suporte full time.

Ela ajudará a identificar as necessidades do negócio e a solução com melhor custo-benefício para a sua empresa. Em geral, boas soluções de TI se alinham estrategicamente aos planos da organização, tornando-se imprescindíveis na conquista dos objetivos.

Quer se preparar melhor para encarar essa jornada de mudanças? Informação é poder! Conheça estes 5 sites sobre tecnologia focados em gestão empresarial e continue estudando para garantir as melhores escolhas!

[]’s,

Lameck Oliveira.
Diretor de Negócios.