Um assunto sério e que precisa ser discutido para o bem de todo e qualquer tipo de empresa, a segurança da informação deve ser tida como uma das principais atividades no que se refere à manutenção do seu negócio. 

Em tempos de violações de sistemas e ataques cibernéticos, não investir na proteção dos dados significa assumir grandes riscos, que por sua vez podem trazer prejuízos imensos. 

A perda de competitividade e a avariação da sua credibilidade perante os fornecedores, clientes e colaboradores são apenas alguns dos exemplos, sem falar nos estragos financeiros. 

E é por essa razão que você deve ter uma boa infraestrutura de TI, pois a única maneira de garantir a segurança dos dados contábeis da sua organização é utilizando a tecnologia a seu favor. 

Pensando nisso, preparamos este artigo justamente para mostrar como a TI ajuda na proteção das informações da contabilidade. Não perca esta leitura em hipótese alguma. Confira! 

Qual a importância de escolher um bom sistema de TI?

Para começar, nada melhor do que falarmos da importância de escolher um bom sistema de TI. Entenda que adotar uma solução apenas por adotar não é suficiente para garantir a segurança das suas informações. 

Aqui vai a dica: contrate uma empresa especializada no ramo e que realmente entenda do assunto. Tendo especialistas a seu lado você terá os melhores serviços e ferramentas de proteção. Simples assim. 

Vale ressaltar que cada organização tem as suas próprias particularidades, exigindo análises individuais e de acordo com elas. Só assim será possível proteger os seus dados de modo eficiente. 

Quais são os benefícios que uma boa infraestrutura de TI pode trazer para a segurança do seu negócio? 

De forma clara e objetiva, os benefícios de ter uma boa infraestrutura de TI incluem:

Disponibilidade de dados conforme a permissibilidade dos usuários

A segurança da informação está diretamente relacionada à confidencialidade dos arquivos, certo? Pois então, a disponibilidade de dados conforme os níveis de permissão dos usuários diz respeito exatamente a isso. 

Em outras palavras, quanto mais confidencial for uma informação, mais difícil será acessá-la. Nesse caso, diferentes autorizações de acesso serão criadas, proporcionando melhor controle e fortalecendo os processos de identificação, reduzindo, dessa maneira, o risco de fraudes e invasões.  

Confiabilidade do sistema

A confiabilidade do sistema é outro ponto que merece ser destacado. Ao ter uma boa infraestrutura de TI, o andamento das atividades organizacionais como um todo não será prejudicado, permitido que a empresa mantenha as suas operações mesmo em situações que envolvam incidentes.  

Fidedignidade de informação

Não menos importante está a fidedignidade da informação, ou seja, a sua qualidade. Você não vai querer dados incompletos, com alterações indevidas ou até mesmo destruídos.

Por mais incrível que pareça, esses ocorrências não são tão anormais quando os sistemas de TI utilizados são precários. Acidentalmente ou não, elas podem acontecer.  

Esperamos que você tenha gostado deste artigo sobre a segurança da informação. Se quiser saber mais sobre a Diferencial TI e ficar por dentro de outros assuntos tão importantes quanto este, assine a nossa newsletter! 

[]’s,

Lameck Oliveira.
Sócio-diretor na Diferencial TI.