De forma simplista, podemos dizer que a contabilidade é uma espécie de banco de dados. Dentro desse banco de dados, constam as informações patrimoniais e financeiras da empresa. Antes, essas informações ficavam espalhadas pelas empresas em papéis e pastas, no entanto, com o avanço da informática, toda essa informação foi digitalizada e fica armazenada nos servidores das empresas, que por sua vez ficam ligados em redes para atender os colaboradores da empresa.

No post de hoje, você entenderá como o departamento de TI pode ser uma grande ajuda para a contabilidade. Confira!

O departamento de TI como guardião da informação contábil

Como as informações contábeis são importantes em várias etapas dos processos operacionais das empresas, geralmente, toda essa informação fica disponibilizada nas redes para que os usuários que necessitem ter acesso a essas informações as tenham em mãos em momento oportuno. Apesar das redes possuírem esse caráter de facilidade de acesso a informação, caso não sejam estruturadas de forma segura, é possível que pessoas mal-intencionadas façam uso da informação contábil disponível para fazer barganhas comerciais com outras empresas.

Além dos funcionários mal-intencionados que agem contra a própria empresa, existem também hackers que buscam informações financeiras de diversas empresas para vende-las a empresas concorrentes.

Considerando que esses vazamentos de informações são crimes, infelizmente eles são frequentes. Um caso recente que tivemos desse crime que repercutiu mundialmente, foi o Panama Papers, onde milhares de pessoas e empresas tiveram suas informações financeiras espalhadas pelas redações de jornais.

Muitas empresas acabam se expondo a riscos como esses por não possuírem um departamento de TI competente, que busca criar estratégias de seguranças cibernéticas, a fim de preservar as informações que circulam dentro da empresa. Toda essa informação precisa ser monitorada, de forma que seja possível identificar as pessoas que a acessaram, quais foram as ações realizadas e o motivo dessas ações.

Como um departamento de TI pode evitar prejuízos?

A falta de investimentos na área da Tecnologia da Informação, fez com que 125 empresas no Brasil, somadas, obtivessem um prejuízo em torno de R$ 66 bilhões em 2014. A perda de dados pode prejudicar de maneira drástica qualquer empresa, especialmente quando essa perda atinge os dados financeiros e contábeis. Uma das consequências da perda de dados contábeis, é o risco de uma autoridade do governo considerar que as informações contábeis da empresa, durante o período de tempo que os dados foram perdidos, se tornou imprestável.

Quando isso ocorre a empresa passa a ter seu lucro tributado de maneira arbitrária pelas autoridades do governo, até que as informações contábeis voltem a ser confiáveis. Alguns casos, a carga tributária da empresa chega a aumentar em 20%.

Outra consequência que a perda de dados contábeis pode trazer para a empresa, é impossibilidade de participar de licitações públicas. Nas licitações, é comum os órgãos públicos pedir as informações contábeis dos últimos anos para avaliar se a empresa tem capacidade de prestar o serviço que está sendo licitado. A falta dessas informações contábeis, podem desclassificar a empresa do processo licitatório.

As atividades fundamentais que um departamento de TI desenvolve dentro de uma empresa e do departamento contábil são inúmeras e tentar lista-é uma tarefa quase impossível nos dias atuais.

Tentar trabalhar sem um departamento de TI, é como tentar nadar em alto-mar sem um colete salva-vidas. Isso quer dizer que até é possível realizar essa façanha, mas, sem dúvida se torna algo muito mais difícil.

E aí, entendeu a importância do departamento de TI para a contabilidade? Deixe um comentário!

Quer saber como proteger os dados da sua empresa? Baixe nosso e-book com 09 dicas práticas de segurança de dados.