Atualmente, a tecnologia da informação é parte vital de 100% das empresas. Ninguém mais trabalha sem pelo menos os recursos básicos de um computador, como planilhas ou e-mails.

Mas para estar à frente da concorrência, é preciso ir além, deixando o simples de lado e partindo para soluções mais avançadas e eficientes — tudo isso sem cometer os mais conhecidos erros de gestão de TI.

Toda organização conta com muita informação correndo a todo instante entre pessoas e máquinas. Esse é o ativo mais precioso que uma empresa possui! Portanto, controlar como a TI trabalha com todos os departamentos é essencial para a sobrevivência e crescimento do negócio.

O custo de ser ineficiente nessa atividade pode ter proporções destrutivas para uma empresa. Pensando nisso, a seguir, veja 3 falhas que devem ser evitadas por quem busca sucesso nos negócios e como elas trazem prejuízo em vários fatores. Vamos lá?

Não ter uma segurança de dados eficiente

Em um estudo realizado pela Trend Micro em parceria com a Information Security Media Group (ISMG), 53% das empresas norte-americanas entrevistadas foram atacadas por algum tipo de ramsomware em 2016. Isso mostra como as vulnerabilidades de segurança e os ataques mal-intencionados estão crescendo no mercado.

Com tantas opções de segurança disponíveis hoje, não se pode cometer o erro de deixar os sistemas de uma empresa desprotegidos, quando se há tanta busca por informações alheias no mundo virtual. O prejuízo pode ser caro, como aconteceu com a Sony em 2014, que teve uma perda estimada em US$ 200 milhões após ser invadida por hackers.

Além do custo financeiro elevado, o tempo perdido para se resgatar dados e sair de uma crise amplia ainda mais o problema, pois isso tudo aumenta o gasto com a equipe e com softwares escolhidos às pressas.

Não ser rigoroso ao gerir a informação

Aqui entram alguns problemas de alto nível. Entre eles, destacamos não utilizar um ambiente integrado para guardar os arquivos e não realizar backups dos dados na nuvem.

Não é tão incomum encontrar, ainda hoje, empresas que trabalham com planilhas e apresentações de slides guardadas na máquina local de cada usuário. Se aquele computador parar de funcionar, é fácil perceber como um problema simples poderia ser evitado com um investimento em um ambiente integrado, como usar uma nuvem pública.

Além de poder realizar todo o trabalho no ambiente da nuvem, fazer backups periódicos nele também é essencial para não se perder nenhum documento importante. Manter tudo no data center local permite que o risco de acidentes, como incêndios ou desastres naturais, conviva com toda a empresa. Dessa forma, o prejuízo será sempre iminente.

Não fazer automação de processos operacionais

Muitas vezes, um gestor perde tempo preenchendo diversas planilhas — e pior, fazendo esse trabalho mensalmente! Esse é um de muitos exemplos sobre como não fazer automação de processos na empresa faz com que o retrabalho ocupe boa parte do tempo dos profissionais.

Quando se usa sistemas de gestão de processos, o ganho principal para a empresa é liberar os colaboradores de atividades cotidianas e repetitivas, para que eles possam atuar em tarefas estratégicas, agregando valor para a empresa continuamente.

Além disso, estudos indicam que a produtividade de empresas que entram nesse cenário aumenta em mais de 70%, enquanto os custos diminuem em valores consideráveis. Essa junção de benefícios mostra que uma empresa que não busca essa solução no mercado está perdendo uma grande margem para a concorrência.

Buscar conhecimento é muito importante para evitar que esses erros sejam cometidos no ambiente de trabalho. O gestor de TI deve ser alguém que saiba tratar as informações que trafegam na empresa com a precisão necessária e monitorar constantemente como a área de TI está se comportando. Com isso, os erros de gestão de TI não começarão a surgir e você sempre perceberá o crescimento do negócio com clareza.

Você concorda com a importância de evitar os erros de gestão de TI citados? Conhece outros problemas recorrentes no setor? Tem outras dúvidas? Deixe seu comentário no post e participe do diálogo!

[]’s,

Lameck Oliveira.
Sócio na Diferencial TI.