Você, empresário, que deseja otimizar a gestão de TI e garantir a segurança dos dados da sua empresa, saberia dizer quais são os erros em cloud computing mais prejudiciais para o seu negócio? Bem, a sua resposta provavelmente foi “não”, até porque, esse não é o seu campo de atuação e muito menos a sua especialidade.

E porque estamos falando isso? Porque mesmo não tendo os conhecimentos necessários para gerenciar a área de TI, muitos empreendedores custam a enxergar o valor da contratação de profissionais especializados. Caso você faça parte desse grupo, vai a dica: saia dele, o quanto antes.

De qualquer modo, neste artigo, especificamente, vamos focalizar nossa atenção apenas nos erros em cloud computing. Apresentaremos os mais nocivos e o que deve ser feito para evitá-los. Por isso, continue a leitura e confira! 

Falta de planejamento

Quando o assunto é cloud computing, ou computação em nuvem, como preferir, há um aspecto que não pode ser ignorado de maneira alguma: o planejamento. Nesse sentido, é preciso levar em consideração uma série de fatores, como:

  • espaço de armazenamento necessário;
  • softwares e arquivos que serão transferidos para o acesso em cloud;
  • planos de recuperação/backups;
  • estratégias que possibilitem dar continuidade às suas tarefas mesmo sem acesso;
  • equipe responsável pela gestão.

Enfim, a falta de planejamento aumenta drasticamente as chances de problemas. Mais uma vez, vale reforçar a importância de contratar um serviço especializado, de preferência que disponibilize um suporte remoto.

Negligenciar a segurança 

Outro erro em cloud computing — que pode ser muito prejudicial — é a negligência da segurança. Aqui, certifique-se de que os dados da sua empresa sejam criptografados durante o tráfego nos servidores. E como isso pode ser feito? A resposta: analise as responsabilidades contratuais do provedor de serviços. 

Não o bastante, a questão da segurança também envolve a utilização de senhas fortes, o policiamento dos logins e o controle de acesso no que se refere às partes que operam suas informações. 

Não ter uma internet compatível

Para que as soluções de cloud computing funcionem de forma eficiente, é fundamental que se tenha uma boa conexão com a internet. Nesse caso, contrate um plano de dados que permita um grande volume de tráfego, ou melhor, que se adapte às suas necessidades. 

Esquecer de monitorar o desempenho

Por último, não poderíamos deixar de falar do monitoramento do desempenho: esquecer de realizá-lo é um dos principais erros em cloud computing. Tenha em mente que os serviços em nuvem ofertados no mercado são bastante distintos, cada qual com suas próprias particularidades.

Em algumas situações, um determinado provedor pode não estar configurado para acompanhar o seu crescimento: esse acompanhamento é conhecido como escalabilidade.

Caso isso de fato ocorra, o andamento das atividades será prejudicado, e a melhor forma de prevenir esse tipo de problema é monitorar o desempenho da nuvem com frequência. 

Para finalizar, vale repetir: a contratação de uma equipe especializada em TI tornará a sua vida muito mais fácil, reduzindo consideravelmente a probabilidade dos erros em cloud computing. 

Se você gostou do que viu, não deixe de conferir o nosso artigo que explica quais são os riscos em utilizar um software pirata.

Felipe Lucena
Gerente de Sucesso na Diferencial TI.