A tecnologia transformou a maneira como as transações comercias acontecem e o gerenciamento das empresas. Hoje, com o uso das novas tecnologias, as pequenas e médias empresas podem competir de igual para igual com as gigantes do mercado. No setor de tecidos e confecções não é diferente, a gestão de TI na indústria têxtil tem auxiliado milhares de pequenos negócios a se destacarem.

Neste post nós reunimos uma série de benefícios que a utilização da tecnologia pode realizar na indústria têxtil. Você vai verificar com ela gera uma transformação positiva nas empresas do setor e auxilia a melhora de seus resultados. Confira!

A TI e a indústria têxtil

Em tempos de crise, a competitividade do setor têxtil aumentou significativamente. Com isso, a busca por uma melhor eficiência dos processos na indústria obriga que gestores apresentem soluções em curto prazo para garantir a sobrevivência no mercado. A tecnologia vem mostrando ser um diferencial valioso em diversos setores, como farmacêutico, automobilístico, químico, de alimentos, entre outros.

A indústria têxtil é demasiadamente complexa e composta por vários setores. Para cada um deles, é possível incrementar uma solução de TI capaz de agregar benefícios aos processos. Isso desde o desenvolvimento de um novo produto, por meio de softwares de design, até sua produção em massa, com o auxílio de máquinas inteligentes.

Benefícios da TI na indústria têxtil

1. Eficácia gerencial e controle de informações

Contar com a utilização da TI para a gestão em uma indústria têxtil auxilia a eficácia geral dos processos da indústria. Por, exemplo, informar a todos os setores sobre os processos que acontecem na empresa ajuda a aumentar a produtividade. Isso porque, ao fornecer informações a todos os envolvidos acerca das tarefas pelas quais não são diretamente responsáveis, mas que implicam seus deveres possibilita identificar e resolver possíveis problemas com maior rapidez.

Com a TI, o sistema também entregam informações relevantes ao gestor, que pode fazer uma melhor leitura da situação atual da empresa, suas forças e fraquezas, possuindo um arcabouço de repostas aos desafios ampliado.

2. Automatização de tarefas

Com a implantação de ferramentas de software para realizar parte dos processos que antes eram manuais, ganha-se em produtividade. As ocorrências de falhas, derivadas da interação humana, diminuem exponencialmente e seus colaboradores poderão focar em outras tarefas mais importantes para o negócio.

Como exemplo, podemos citar o caso do setor de corte em uma confecção. Ao ser realizado manualmente, um recorte feito de maneira equivocada, a depender do tecido, pode causar um prejuízo enorme. Existem hoje softwares que realizam os cálculos para cortar tecido da maneira mais eficiente possível, evitando essas falhas.

3. Redução de custos

Os gastos em uma indústria têxtil são altos, e a busca por inovação e soluções tecnológicas pode auxiliar o empreendedor a reduzir, e muito, seus custos operacionais. Isso desde a minimização de erros à automatização de tarefas.

Ao implantar soluções de TI, sua empresa terá menos gastos relacionados à mão de obra, uma vez que diminuirão as tarefas que necessitem de intervenção humana. O espaço de armazenamento de informações também diminuirá com a digitalização de documentos, e o gasto com papel também será menor.

A gestão de TI na indústria têxtil garante o melhor uso de todos os recursos, além da diminuição de custos da empresa. Para que você fique ainda mais informado sobre o uso de tecnologias em sua empresa, assine a nossa newsletter e receba mais conteúdo exclusivo! 

[]’s,

Lameck Oliveira.
Executivo de Vendas na Diferencial TI.