Você pode estar se perguntando — como saber quando é a hora de investir em TI? Bom, essa realmente é um questionamento muito importante para todo gestor, já que identificar sua demanda com relação à tecnologia abre espaço para conseguir um diferencial no mercado.

Nas próximas linhas, vamos mostrar para você como funcionam os sistemas de tecnologia da informação e demonstrar alguns sinais de que sua empresa precisa investir em TI. Continue conosco e confira!

Sistemas de tecnologia da informação

A modernização das empresas por meio da transformação digital é uma realidade hoje, e aqueles negócios que não se adaptam a essa tendência acabam por sofrer perdas e competitividade.

Entre os principais agentes de mudança digital estão os sistemas de tecnologia da informação, como softwares de gestão, análise de dados, controle de estoque entre outros.

É por meio dessas ferramentas que o gestor poderá verificar, em tempo real, o funcionamento da indústria, coletando e analisando dados a todo momento com o intuito de melhorar suas decisões.

Investimento em TI

Investir em ferramentas tecnológicas, como softwares, já não é um luxo ou capricho de gestores mais arrojados, e sim uma obrigação para se manter competitivo no mercado atual. Entre as principais razões para você buscar soluções em TI para a sua empresa estão:

Falta de dados

Uma das principais armas de um gestor no momento de tomar uma decisão estratégica em relação ao negócio é a análise de dados atuais. Porém, levantar manualmente essas informações pode ter altos custos e estar sujeito a falhas.

Sua empresa pode até mesmo contar com uma ferramenta de gestão, mas caso ela esteja desatualizada os resultados não serão os mesmos. Esse tipo de situação pede a busca por novas soluções e investimentos em ferramentas que possam prestar informações realmente confiáveis.

Estoque falho

Um problema comum na indústria é a falta de competência no gerenciamento de estoque. A depender do tipo de empresa e o produto fabricado, o controle do armazenamento de matéria-prima é essencial para o resultado final do negócio.

Assim, investir em sistemas de tecnologia da informação avançados para auxiliar no gerenciamento do seu estoque vai garantir um melhor controle e menos perdas com falhas humanas, prazos de vencimento e falta de matéria-prima.

Adequação dos sistemas

Boa parte das empresas adquire algum sistema básico e acha que ele poderá suprir todas as suas necessidades durante um bom tempo, porém existe o crescimento e desenvolvimento do negócio e com ele surgem novas demandas.

Buscar por novas alternativas no mercado, mais modernas e que possam atender a todas as necessidades da empresa pode ser a saída para melhorar os resultados e aumentar a produtividade da equipe como um todo. Alguns sistemas legados também podem apresentar uma série de falhas, o que é outro motivo para o investimento em novas soluções.

Se você está em dúvida sobre qual a melhor hora para sua empresa investir em TI, provavelmente essa hora é agora. Faça um levantamento de seus processos atuais e verifique todas as vantagens de adotar sistemas de informação para automatizar suas tarefas.

Uma consultoria especializada em TI sempre poderá ser uma boa escolha para mostrar a você as melhores opções do mercado. Esperamos que você tenha gostado deste post e caso queira receber mais informações relevantes em seu e-mail, é só assinar nossa newsletter!

[]’s,

Lameck Oliveira
Diretor Executivo na Diferencial TI.