Os processos contábeis têm muito a ganhar com a adoção da tecnologia. A infraestrutura de TI nos escritórios contábeis auxilia a empresa a desenvolver da melhor forma suas tarefas e a atender com melhor qualidade os anseios de seus clientes.

Dificilmente você encontrará hoje, no mercado, departamentos de contabilidade que realizem seus processos contábeis de maneira manual. Porém muitas empresas ainda não descobriram todo o potencial da tecnologia e quais os seus benefícios. Neste post vamos mostrar a importância de infraestrutura de TI bem organizada para o seu negócio. Confira!

Precisão e assertividade

A adoção de softwares específicos para a área contábil tem contribuído imensamente para a precisão das informações descritas nos relatórios emitidos. Isso reduz a possibilidade de existirem erros entre os dados publicados. As informações contábeis são importantes não só para se manter em dia com o Fisco mas também para auxiliar os gestores em suas tomadas de decisão. Por isso a ocorrência de erros pode ser desastrosa.

Uma menor quantidade de erros nos relatórios contábeis garante a uma pequena ou média empresa maior confiabilidade por parte de possíveis investidores.

Agilidade

Sistemas integrados contábeis automatizam uma série de tarefas que seriam realizadas manualmente pela área de contabilidade, ou, no caso de pequenas e médias empresas, pelo gestor.

A automatização de processos garante agilidade às tarefas e também otimiza o tempo do responsável por tais trabalhos. Isso permite que o colaborador ou gestor possa se dedicar ao que realmente interessa, que é o negócio fim da empresa. Ao não realizar mais tarefas repetitivas diariamente, como lançamentos contábeis e conferência de notas fiscais, a produtividade aumentará.

Segurança da informação

A informação financeira de uma empresa é valiosa, e qualquer imprevisto pode por esses dados em risco. Desastres naturais, roubos e falhas humanas são algumas das ameaças que seus arquivos correm ao serem guardados no fundo de uma gaveta.

Um sistema pode armazenar toda a informação relevante de arquivos em um banco de dados, garantindo sua segurança por meio de rotinas de backup, criptografia, senhas de acesso e outras formas de evitar a perda. A tecnologia pode auxiliar sua empresa a manter seus dados e de seus clientes sob sua tutela a salvo de qualquer infortúnio.

Redução de custos

Com a utilização de um sistema contábil, é possível minimizar os custos de operação de pequenas e médias empresas. Ao se automatizar tarefas, será necessária uma menor quantidade mão de obra para manter o funcionamento do negócio. Isso diminuirá os gastos com encargos trabalhistas, férias, impostos, seguro saúde, entre outros custos derivados da contratação de profissionais.

O espaço necessário para empreender também poderá ser reduzido, já que a maioria dos arquivos já não será mais armazenada em meio físico, e sim digital. Os valores gastos com impressão e papel também tendem a diminuir.

Diferencial competitivo

Com todas as vantagens vistas, a adoção de uma infraestrutura de TI pode ser um grande diferencial para a sua empresa no mercado. Com a situação de crise em que se encontra o país atualmente, é preciso usar da criatividade e aproveitar as oportunidades entregues pela tecnologia para se manter em operação.

Esperamos que as informações descritas neste post possam ser suficientes para que você tenha consciência da importância de uma infraestrutura de TI na contabilidade. Assine a nossa newsletter e fique por dentro de mais informação relevante para você e o seu negócio.

Possui alguma dúvida sobre como a TI pode assessorar seu escritório contábil, fica à vontade para enviar-me um e-mail – em lameck@diferencialti.com.br – com sua dúvida/necessidade e será um prazer conversarmos. 

[]’s,

Lameck Oliveira
Executivo de Vendas