Operar qualquer tipo de negócio sem tecnologia deixou de ser uma realidade possível há algum tempo. Hoje, o investimento em infraestrutura de TI é tão importante para quem opera uma empresa de logística quanto encontrar motoristas capazes de entregar as demandas a tempo.  Garantir que seus processos funcionem do ponto de vista operacional exige manutenções e atualizações constantes além de horas de suporte para que tudo corra bem.

Investir numa consultoria de TI é a alternativa mais eficiente para ter resultados de sucesso sem perder o foco de seu negócio. Continue a leitura e saiba mais!

O que é consultoria de TI?

Consultorias de TI são empresas especializadas em oferecer serviços de tecnologia da informação para outras empresas. Trabalhando de acordo com contratos firmados entre as partes, as consultorias oferecem máquinas, software e pessoal especializado para garantir que sua companhia terá o instrumental necessário para ter a tecnologia como aliada.

Terceirizar seu departamento de TI pode ser uma decisão economicamente favorável e poupar os gestores de decisões que tiram o foco de seus objetivos.

Quando optar por terceirizar minha infraestrutura de TI?

Decidir-se por uma consultoria em TI deve ser simples, cabendo ao gestor adotar este tipo de serviço em infraestrutura quando perceber que seus gastos em manutenção e pessoal extrapolam os orçamentos desse tipo de serviço. Não vale a pena continuar tendo dor de cabeça com um departamento que não é foco de sua operação se o investimento puder ser melhor aplicado sem que suas atividades sejam prejudicadas. Com terceirização em TI o que se percebe é uma melhora nos serviços obtidos, enquanto o preço se mantém estável.

Assim, fica mais fácil focar seus esforços na especialização de outras áreas de sua empresa que são essenciais para seu fluxo de caixa. Se TI deixa de ser uma preocupação é porque ele está cumprindo bem seu papel.

Quais são as vantagens de uma consultoria de TI?

Investir em infraestrutura de TI como um serviço vai otimizar sua gestão em vários níveis, já que de sua integridade depende o andamento das outras operações importantes para o seu negócio. Escolher trabalhar em parceria com uma consultoria enxuga os custos de seu departamento, já que não é preciso manter uma estrutura e amplo quadro de profissionais para atender as suas necessidades.

Estas empresas contam com um grande leque de especialistas que podem atender as necessidades de seu negócio por uma quantia ínfima quando comparada a seu departamento de TI atual. Terceirizar suas contratações em TI e adotar o trabalho de uma consultoria ainda oferece uma série de vantagens competitivas para sua empresa.

Custo-benefício

Sua empresa não precisa arcar com os benefícios trabalhistas, férias e décimos-terceiros de profissionais competentes para obter o melhor de seu TI. A contratação de uma consultoria, ou outsourcing pode reduzir o custo de seu TI a até 10% do valor atual.

Escalabilidade

Caso perceba a necessidade de crescer, sua consultoria em TI estará ao seu lado para ser parceira deste crescimento. Fornecendo as adaptações necessárias para sua estrutura local de TI e disponibilizando mais profissionais de atendimento, suporte e manutenção para atender a suas novas preocupações.

Mão de obra especializada

Contratar bons profissionais é receita garantida para melhorar sua TI, mas nem sempre esta preocupação pode fazer parte da realidade financeira de pequenas e médias empresas. Quanto mais especializado e técnico é um serviço mais difícil reter estes profissionais em seus quadros sem aumentar vertiginosamente seus gastos.

Com a contratação de uma consultoria é possível ter acesso à eles pelo tempo necessário para execução de uma demanda.

Buscar os profissionais certos para salvaguardar a infraestrutura de TI que seu negócio precisará é a única forma de garantir que sua tecnologia está pronta para as demandas mais importantes. Ainda tem dúvidas? Use os comentários desta postagem para solucionar suas dúvidas sobre infraestrutura de TI!

Lameck Oliveira.
CEO & Partner na Diferencial TI