Você provavelmente já esteve em uma situação como essa: liga o seu computador e percebe que algo não está certo sobre a tela de login. Nesse momento, reflete sobre as consequências da falta de backup.

No melhor cenário, consegue entrar, mas um fundo padrão aparece e todos os seus arquivos se foram. No pior, você é recebido por uma tela cinza ou azul, o prenúncio da morte para seu computador e disco rígido. Todos os seus dados desapareceram.

Pensando nisso, apresentamos, ao longo deste artigo, o que pode ocorrer na sua empresa ao não tomar as medidas necessárias para evitar que situações assim ocorram. Boa leitura!

Perda de tempo com retrabalho

Não fazer backup dos dados da sua organização pode levar a um impacto direto no seu fluxo de receitas. Os produtos e pesquisas armazenados em um único lugar serão perdidos, o que significa que será necessário gastar um valioso tempo recriando o que já estava feito ou contatando clientes para obter arquivos duplicados deles.

O prejuízo acontece porque esse tempo deveria ser investido na criação de novos produtos ou serviços e na manutenção do fluxo normal de trabalho, mas em vez disso, você o desperdiçará em uma atividade de retrabalho que, o que é ainda pior, não apresenta nenhuma garantia de êxito.

Problemas com a reputação da marca

Os clientes não saberão como responder aos pedidos pelos conteúdos que você gerou originalmente ou ao serem informados de que tarefas pendentes serão atrasadas enquanto tudo começa novamente.

De repente, a organização pela qual você se empenhou arduamente para adquirir o reconhecimento do público não parecerá mais tão profissional, e os clientes podem começar a buscar, junto à concorrência, outros produtos ou serviços que lhes pareçam mais confiáveis.

Dificuldades de acessibilidade

Até aqui, todas as consequências da falta de backup tiveram como origem algum desastre ou funcionamento anormal de seus aparelhos. Contudo, mesmo em operações normais, os seus dados precisam ser copiados em uma rede.

Sem a realização de backups constantes você, por exemplo, pode ficar muito tempo em um aeroporto ou reunião sem acesso a informações e arquivos cruciais para o sucesso da sua empresa.

O cenário é verdadeiramente desanimador: você ficará preso, enviando mensagens de texto ou solicitando a um colaborador que envie os arquivos em questão, se colocando à mercê de sua disponibilidade em atender o telefone e presteza em atender o que lhe foi pedido.

Aumento dos custos diretos

Ainda que seus dados possam ser recuperados total ou parcialmente, isso pode sair caro e causar prejuízos financeiros para a sua empresa. Além de perder tempo e dinheiro, a sua organização pagará por um serviço de recuperação dispendioso que nem sequer pode assegurar o resgate integral de suas informações.

Além disso, como uma das piores consequências da falta de backup, são grandes as probabilidades de que suas finanças e os sistemas de folha de pagamento sejam atingidos no processo, obrigando você a passar por longos registros contábeis apenas para recomeçar de onde parou.

Se você gostou do artigo, fique sempre atualizado: assine a nossa newsletter e receba os melhores conteúdos diretamente em seu e-mail!

Felipe Lucena.
Gerente de Sucesso.