Existe uma necessidade real e diária de produzir, armazenar e consultar informações relacionadas ao negócio. Seja criar uma ata de reunião, consultar uma tabela de preços, digitalizar todos os contratos físicos, ou até mesmo documentar todas as informações relacionadas ao produto.

Todos os dias, as pessoas da sua empresa produzem conteúdo, consomem informação ou debatem sobre algo. E normalmente, todo o histórico dessa comunicação fica descentralizado em diversos arquivos, pastas, caixas de e-mail, notas do Evernote e até mesmo post-its espalhados pelo estação de trabalho. 

E parar complicar um pouco a situação, os documentos produzidos pela equipe nem sempre estão compartilhados ou facilmente acessíveis. Se você passa por isso, bem, você não é o único.

Exitem várias ferramentas para resolver esse problema, e em breve farei um conteúdo comparando as principais tecnologias, mas muitas pessoas – recentemente – começaram a me perguntar qual a ferramenta que uso para organizar o conhecimento/informação da Diferencial TI. E nesse post está a resposta!

Todo o conteúdo de forma organizada

Atualmente, utilizo o Confluence como ferramenta para organizar as informações/conhecimento da Diferencial TI. Pois ele nos permite ter um único lugar para criar, compartilhar e discutir o trabalho.

Confluence é uma nova maneira dos times trabalharem em conjunto. Veja o porquê dele ser a ferramenta ideal para minha empresa.

Esse vídeo foi produzido pela Atlassian, empresa fornecedora do Software. E a tradução foi realizada pela Diferencial TI.

  • O que é o Confluence? Uma aplicação web construida para ajudar empresas e times a serem mais organizados e colaborativos no trabalho.
  • Onde eu organizo o conteúdo? Tudo no Confluence é organizado em espaços (spaces), e estes são uma coleção de páginas relacionadas.
  • Como os espaços são organizados? Espaços são compostos de páginas. Páginas são documentos em que seu time criará, editará e compartilhará o trabalho.

E qual a razão de escolher o Confluence?

Além da ferramenta ser extremamente bem desenvolvida, e cheia de recursos que permitem uma documentação produtiva, o preço ainda é baixo ($10 para até 10 usuários).

01: Grande poder de edição

Você consegue criar tudo – notas de reunião, planos de projetos, especificação de serviços, inclusive esse material – de maneira simples, mas com um poderoso editor de conteúdo.

02: Todas as informações ficam centralizadas

Você consegue capturar toda a informação que está espalhada entre as caixas de entrada de e-mail e inúmeros aplicativos em único lugar, e o melhor: de forma colaborativa com toda sua equipe.

03: Feedback no contexto

Deixe seu feedback no conteúdo produzido através de comentários em qualquer página. Assim, você economiza a perda de tempo criando várias e várias versões de um mesmo documento ou com trocas intermináveis de e-mail, inclusive com comentários ou um chat até que o trabalho seja concluído.

03: Colaboração de arquivo

Você e seu time trabalham com arquivos todos os dias – imagens, PDFs, planilhas e apresentações. Você pode dar feedback diretamente em seus arquivos do Confluence, e mantar as versões deles rastreadas automaticamente, então, você sempre tem a certeza que está trabalhando no arquivo correto.

Capturar

04: Integração com Office

O Confluence é nativamente integrado com o Office, então, fica muito mais fácil compartilhar aquelas planilhas ou documentos que todo o time precisa ter sempre disponível. Ah, e você editar os arquivos do Office pela própria ferramenta.

05: Também em Português brasileiro

E para fechar com chave de ouro, a ferramenta também está disponível em PT-BR. Assim, fica mais fácil ainda treinar novos funcionários que entram para empresa e precisam aprender a utilizar a ferramenta.

 

Quer mais conteúdo sobre base de conhecimento? Se inscreva em nosso blog e receba as atualizações de conteúdo.

E aí? Gostou do post? Ficou com alguma dúvida? Deixa um comentário. 

 

Lameck Oliveira.
CEO & Partner na Diferencial TI.