Há algum tempo, estamos presenciando as consequências da crise econômica mundial no Brasil. Diminuição do poder de compra, alta dos preços e substituição dos hábitos de consumo são fatores observados hoje. Uma saída pode ser o investimento em TI para PMEs.

Utilizar recursos para investimento em tempos de crise pode parecer um tanto arriscado em uma primeira olhada, porém, analisando a situação com a frieza necessária a um gestor, poderemos comprovar que a TI tem muito o que agregar à busca pela estabilidade de sua empresa.

No post de hoje, vamos apresentar 5 benefícios que sua empresa poderá contar ao investir em TI. Boa leitura!

1. Redução de custos

Uma das principais funções da tecnologia da informação em uma empresa é, sim, reduzir seus custos operacionais. Esse objetivo pode ser alcançado por meio do emprego de softwares, processos ou equipamentos.

Ao se integrar com os outros departamentos da empresa, a equipe de TI pode buscar novas tecnologias que evitem o desperdício, como compras equivocadas realizadas pelo setor comercial, entregas em datas erradas, processos desnecessários, etc.

Reduzir os custos com marketing também é outra grande sacada dos meios digitais, que pode ser utilizada pela sua empresa como meio de driblar os gastos.

2. Aumento de produtividade

A tecnologia tem o poder de maximizar o trabalho humano. Com o uso da TI, sua empresa pode automatizar diversas tarefas, permitindo que a sua equipe possa se dedicar a outras demandas mais importantes do negócio.

Outra grande vantagem é a redução de erros provenientes da interação humana com funções repetitivas. Ao minimizar o contato de seus colaboradores com tarefas que se repetem diariamente, a produtividade de sua equipe tende a crescer.

O rendimento de seus colaboradores também poderá ser aumentado devido à otimização de processos, à infraestrutura mais estável e às respostas rápidas a qualquer indisponibilidade dos sistemas.

3. Eficiência do marketing

A maneira como se trabalha com marketing tem mudado nos últimos anos, e a TI é a grande responsável por essas mudanças. Por meio do uso de novas tecnologias, é possível aumentar o tempo de exposição de sua marca diretamente ao seu público-alvo.

Tal possibilidade pode reduzir seus custos com marketing, ao mesmo tempo em que entrega muito mais eficiência ao alcance do seu consumidor. A aplicação de recursos em soluções de TI robustas pode trazer mais novos negócios que o mesmo volume de investimento em mídias tradicionais.

4. Gestão integrada

Um desafio normal a todo gestor é realizar um bom gerenciamento de sua empresa. Em tempos de crise, acentua-se ainda mais a necessidade de buscar uma gestão mais efetiva de todos os recursos disponíveis.

O uso da TI como solução ao gerenciamento eficaz traz consigo a melhoria significativa no controle da empresa. Ao integrar todos os setores da companhia, a tecnologia pode entregar informações estratégicas ao gestor, além de disponibilizar dados acerca de qualquer um dos departamentos do negócio.

5. Atendimento ao cliente

Algo que não pode acontecer durante uma crise é a perda de clientes. A redução no faturamento, em meio às instabilidades financeiras do mercado, pode ter efeitos catastróficos no negócio.

Com a adoção de tecnologias para gerenciar o relacionamento com o cliente, sua empresa poderá entender melhor o seu comprador e buscar sua satisfação como meio de fidelização. Com consumidores satisfeitos, o fantasma da redução de faturamento passará longe da sua porta.

A tecnologia pode ter um papel fundamental para ajudar as pequenas e médias empresas em tempos de crise. É necessário ficar de olho, pois os tempos de crise também são tempos de oportunidades!

Gostou do nosso conteúdo? Siga-nos no Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram para conhecer mais informações acerca de TI para PMEs.

[]’s,

Lameck Oliveira.
Diretor Executivo na Diferencial TI.