Já é de conhecimento geral o quão representativo e lucrativo é o mercado da consultoria, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. Áreas como gestão, finanças e estratégia são algumas das grandes demandantes do outsourcing, no entanto, um mercado em específico vem apresentando um crescimento exponencial na demanda pelo serviço: o da Tecnologia da Informação.

A consultoria em TI vem crescendo cada vez mais, principalmente em virtude das grandes demandas com as quais as empresas do segmento lidam diariamente. A fim de complementar a equipe interna com determinada área de conhecimento ou especialização perante algum projeto ou serviço, as empresas acabam optando pelo outsourcing em vez de contratar.

Confira, neste artigo, por que a consultoria em TI é uma forma prática e efetiva de complementar o seu time interno e agilizar as suas demandas.

O que é uma consultoria em TI?

De forma resumida, uma consultoria em TI é um tipo de serviço em que uma empresa, em virtude da falta de profissionais ou necessidade de atender alguma demanda em menor tempo, contrata uma empresa que a auxilie a atender a esta demanda, a qual realizará tarefas específicas ou até mesmo um projeto inteiro.

Esta é uma opção que vem apresentando constante adoção em relação à tradicional contratação de um profissional ou uma nova equipe.

Como funciona a consultoria em TI?

As empresas de TI lidam com diversos tipos de demandas: implantação de redes corporativas, desenvolvimento de softwares sob demanda, dentre outros, e em diversos casos — principalmente quando os projetos são grandes — a equipe interna é insuficiente para atender a algum requisito, seja de conhecimento ou tempo.

Desta forma, as corporações acabam optando por contratar empresas que prestam serviços específicos de TI a outras empresas, ou seja, consultoria.

A empresa demandante, na maioria dos casos, direciona à consultoria tarefas específicas de algum projeto ou demanda interna para que desenvolva a solução à parte da equipe interna da empresa ou, em outros casos, a empresa consultora aloca temporariamente os profissionais dentro da própria empresa demandante.

Por que contratar uma consultoria em TI pode ser uma ótima decisão?

As demandas com as quais as empresas de TI lidam podem ser bastante distintas umas das outras. Os resultados esperados podem ser produtos diferentes, o que necessita de ferramentas diferentes e especializações diferentes e, frente à finalização desta demanda, pode não ser necessário utilizar mais um determinado conhecimento.

Para lidar com este tipo de situação, optar pelo outsourcing quase sempre é uma ótima decisão, pois, desta forma, é possível utilizar os recursos humanos, ou seja, profissionais, somente pelo tempo em que eles serão estritamente necessários.

Uma contratação, nestes casos, pode representar, após o fim do projeto, um subaproveitamento do recurso e, logo, do investimento.

Quais as principais vantagens de optar por uma consultoria em ti?

Otimização do tempo e resultado 

Uma vez que você dispõe de uma consultoria para lhe auxiliar com um determinado projeto, você pode delegar tarefas específicas a ela e utilizar seus profissionais internos com demandas diretamente ligadas às suas especializações, otimizando o tempo de realização do projeto e assegurando efetividade e qualidade no resultado.

Otimização de investimento

Em diversos casos, a empresa precisará de um determinado profissional/conhecimento somente durante o tempo de realização do projeto, havendo a possibilidade de que, após o fim deste projeto, não haja outros que demandem este conhecimento. Desta forma, a consultoria permite alocar recursos humanos somente pelo tempo necessário, otimizando o investimento.

Inovação e melhoria de processos

Um profissional externo pode significar uma nova visão a respeito de um determinado assunto ou metodologia de trabalho. Atentar a isso pode ser útil para otimizar os processos internos e agregar maior produtividade no desenvolvimento dos projetos.

A sua empresa utiliza ou já utilizou algum serviço de consultoria em TI? Está pensando em contratar uma para lhe auxiliar com grandes projetos? Saiba como isso pode agregar diferencial competitivo para a sua empresa!

[]’s, 

Lameck Oliveira.
Sócio-diretor na Diferencial TI.