O setor de TI vem ganhando cada vez mais relevância no mundo corporativo, e esse destaque dado ao setor é o resultado da imersão cada vez maior das empresas no mundo virtual. Muitos empresários investem em soluções tecnológicas para uma boa gestão de TI em seu negócio, de modo que não é raro encontrar empresas que são gerenciadas por software.

De fato, as soluções que o mundo da tecnologia da informação vem apresentando para o mundo empresarial têm otimizado a gestão de vários processos corporativos. O setor de TI precisa utilizar essas ferramentas virtuais para melhorar sua gestão. Além disso, é necessário implantar boas práticas para que a área possa atender as necessidades de toda a empresa.

Então, vamos dar algumas sugestões para você otimizar a gestão de TI da sua empresa. Acompanhe conosco!

Faça a gestão de TI com qualidade

Para que haja um bom gerenciamento de TI, o setor precisa estar nivelado com as necessidades da empresa. Para melhorar a qualidade dos processos do negócio é necessário empregar técnicas de gestão que unam as metas do setor aos objetivos da empresa.

Além da qualidade, as boas técnicas de gestão incluem: eficiênciaeficácia e disponibilidade. A gestão que conta com essas técnicas vai além de uma boa estrutura virtual do setor de TI – abrange também as questões organizacionais e pessoais.

Treine sua equipe de TI

A falta de treinamento contínuo da equipe de TI é a receita para a estagnação da área. Para isso, é fundamental incentivar os funcionários a se qualificar através de cursos, palestras e participação em feiras de tecnologia da informação. Os gestores podem oferecer benefícios para os funcionários que continuam se atualizando e buscando novas certificações.

A empresa deve deixar bem claro para a equipe de TI suas metas, mostrar como eles fazem parte dos projetos, e como o alcance dos objetivos beneficiará todo o grupo.

Tenha metas realistas

O gestor deve estabelecer metas realistas para o setor, que devem ser definidas em reuniões com toda a equipe. Essa prática direciona os esforços do grupo para alcançar as metas de curto, médio e longo prazos.

Ter objetivos realistas evita frustrações indevidas por não atingir a meta da maneira que foi elaborada. Além disso, alvos mais razoáveis irão estimular o grupo a aumentar sua eficiência para impressionar os gestores.

Defina planos de melhorias

Inicie uma verificação em todo o setor de TI, faça pesquisas com a equipe sobre que mudanças a área precisar fazer. Com todos os dados em mãos, defina as melhorias que precisam ser feitas com urgência e outras que podem ser implantadas num prazo maior. Esse plano vai ajudar a área de TI a trabalhar com eficácia.

Atualize a infraestrutura de TI

Hoje em dia, a empresa que não se atualiza com as novas ferramentas virtuais disponíveis perde bons negócios. A infraestrutura de TI precisa acompanhar as inovações do setor para que os processos da empresa ocorram com fluidez.

Por exemplo, um empresário sabe da importância de possuir um bom servidor para sua empresa, e essa tarefa nem sempre é fácil. Se o gestor estiver atualizado, conhecerá as vantagens da cloud computing, ou computação em nuvem, que é uma ferramenta que está inovando os métodos de armazenamento de dados; e poderá migrar o servidor de sua empresa para a nuvem, melhorando a disponibilidade das informações.

Contate o suporte profissional

Quando as demandas da estrutura virtual da empresa exigem demais da equipe de TI, alguns gestores optam por serviços terceirizados de profissionais de TI – uma boa estratégia para suprir rapidamente as necessidades da companhia. Esse suporte especializado melhorará toda a gestão de TI.

Agora que este artigo o ajudou a otimizar a gestão de TI de sua empresa, não esqueça de deixar seu comentário sobre qual sugestão deseja adotar!

[]’s,

Lameck Oliveira.
CEO & Partner na Diferencial TI.