Como seria o mundo sem o uso da tecnologia? Difícil imaginar, não é? A tecnologia da informação a cada dia de que passa se torna mais presente em nossas vidas. Seja para o usuário comum ou para uma empresa, ela oferta algum novo tipo de recurso, ferramenta ou tecnologia para facilitar o desempenho de diversas tarefas no dia a dia.

Nesse contexto, as inovações surgem em ritmo tão acelerado que é difícil acompanhar. No mundo corporativo, principalmente, uma avalanche de informações e dados técnicos chega diariamente. Por isso, é essencial estar atento às novas tendências do mercado da tecnologia da informação, para que possa aproveitar melhor os benefícios dessa que pode ser uma aliada para a sua empresa.

Pensando nisso, nesse post, separamos para você alguns dos conceitos mais utilizados na área de tecnologia da informação, para que possa ficar por dentro das novidades desse mercado. Continue lendo e confira!

1. Business Process Management

Também conhecido como “Gerenciamento de Processos de Negócio” ou simplesmente BPM, é um importante conceito que une a gestão de negócios à tecnologia da informação. Essa união tem como finalidade a otimização dos resultados das organizações por meio do aperfeiçoamento dos processos de negócio. Em outras palavras, é uma forma de melhorar o desempenho de uma empresa com o aperfeiçoamento da sua rotina de operações.

2. Enterprise Resource Planning

Em português, “Planejamento dos Recursos da Empresa”, também é um recurso que une a gestão de negócios com a tecnologia da informação. O ERP, como também é conhecido, pode ser entendido como um sistema responsável por gerenciar todas as operações diárias de uma empresa, o que pode englobar indicadores como o faturamento, balanços, recursos humanos, fluxos de caixa, apuração de receitas e despesas, estoque, dentre outros. Em suma, é um sistema automatizado que reúne todo tipo de informação relacionada à operação de uma empresa.

3. Cloud Computing

Cloud Computing ou “computação em nuvem”, pode ser conceituada como um recurso que possibilita que uma empresa ou um usuário comum possam rodar aplicações dos mais diversos tipos de forma remota, via internet, sem que estas estejam instaladas em seu dispositivo. É um modelo de computação baseado em serviços, e não mais como um produto.

4. Data Center

Este termo é empregado para definir o ambiente desenvolvido para comportar uma grande quantidade de hardwares, como servidores, equipamentos de processamento e armazenamento de dados, além de outros sistemas de rede. É uma grande infraestrutura de máquinas, operando em conjunto para fornecer uma infinidade de serviços computacionais, como a hospedagem de sites, serviços de nuvem e etc.

5. Customer Relationship Management

Em português, conhecido como “gestão de relacionamento com os clientes” ou “CRM”, é entendido como uma técnica de gestão das relações entre uma empresa e seus clientes, sejam eles atuais ou futuros. Essa técnica utiliza da tecnologia da informação para sincronizar suas atividades, com as estratégias de marketing empregadas, atendimento aos clientes, além do suporte técnico. Em resumo, é a utilização de informações relativas aos clientes como forma de otimizar o relacionamento com os mesmos, resultando em benefícios revertidos para a empresa.

6. Local Area Network e Wide Area Network

A LAN, ou “Rede Local”, como é conhecida em português, é a terminologia que define um conjunto de computadores pertencentes a um mesmo ambiente, e que estão interligados numa área próxima por meio de uma rede.

Diferentemente da LAN, a WAN é um tipo de rede de comunicação de dados de longa distância, capaz de abranger uma grande área geográfica, como de uma cidade, estado ou até mesmo de um país.

Por fim, ao entrar em contato com o mundo da tecnologia da informação, certamente em algum momento irá se deparar com algum dos conceitos aqui listados. Mas, agora, isso não será mais problema, pois já conhece um pouco mais sobre eles. Então, o que acha de compartilhar essas informações nas suas redes sociais, para que mais pessoas também conheçam? Vai lá!

 

Felipe Lucena.
CTO & Partner na Diferencial TI.