Você pode ter a impressão de que as ferramentas de TI só são efetivas em empresas de alta tecnologia ou diretamente relacionadas à internet. Porém, existem diversas soluções de TI para empresas de pescado que podem gerar ótimos resultados.

Nas próximas linhas deste post, mostraremos a você as vantagens que o uso das novas tecnologias pode trazer para o seu negócio e como empregar a TI na indústria de pescados.

TI para empresas de pescado

A gestão de uma empresa de pescados é algo muito complexo devido à logística empregada no deslocamento desses produtos de vida curta. Gerenciar toda uma operação como essa manualmente pode levar a perdas e prejuízos.

As soluções em tecnologia da informação — como sistemas de gestão, controle de estoque e logística — ajudarão você a melhorar o desempenho da sua empresa, contribuindo para o crescimento da mesma.

Campos de utilização da TI

Uma empresa de pescados tem várias possibilidades para aplicar as tecnologias de informação e comunicação. A seguir, citaremos algumas formas de utilizar a TI em benefício da sua empresa.

Controle de vendas

Um problema comum nas empresas é verificar e acompanhar o volume real de suas vendas, o que pode prejudicar o entendimento do gestor sobre a situação atual da empresa, ou realizar projeções futuras.

Ao implantar uma solução como um sistema de gestão, sua empresa poderá coletar dados em tempo real acerca de todas as suas vendas, possibilitando melhores decisões baseadas em informações consistentes.

Dados na nuvem

A nuvem permite realizar o armazenamento de dados remotamente. Assim, é possível acessá-los de qualquer lugar e a qualquer hora por meio de um link com a internet e um dispositivo móvel.

Essa vantagem dá mobilidade ao gestor, que não necessita estar presente na empresa para acompanhar em tempo real qualquer situação ou informações que estejam sendo geradas.

Segurança da informação

Boa parte das empresas que ainda não utiliza tecnologia da informação guarda seus dados em arquivos físicos, geralmente localizados na própria empresa, o que é um grande risco.

A qualquer momento pode ocorrer um evento desagradável e destruir essas informações. Já com o uso dos sistemas de gestão, é possível realizar backup de todos os dados relevantes, garantindo a segurança da informação.

Atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente para retirar pedidos e atender a reclamações é, muitas vezes, o calcanhar de Aquiles de diversas empresas. Isso se dá pela dificuldade do cliente entrar em contato direto com a empresa.

Existem sistemas que facilitam muito a comunicação entre o cliente e a empresa, auxiliando no atendimento de qualquer ocorrência e permitindo que o consumidor possa fazer pedidos mais rapidamente.

Controle de estoque

Um dos grandes desafios de uma indústria de pescados é lidar com sua mercadoria muito perecível e que tem, por preferência dos consumidores, a necessidade de ser consumida fresca.

Hoje, existe no mercado uma série de ferramentas que garantem o bom controle de estoque e com as mais diversas funcionalidades, inclusive facilitando também a logística de toda a produção.

A TI para empresas de pescado pode ser uma grande aliada para aumentar a produtividade e garantir melhores resultados, sendo um diferencial para se destacar diante dos concorrentes. Uma consultoria especializada de TI sempre pode ajudar você a encontrar as melhores soluções para a sua empresa.

Gostou do conteúdo e quer saber mais? Então confira 4 desafios de TI para pequenas e médias empresas!

Felipe Lucena
Sócio-diretor na Diferencial TI.