Se existe uma tecnologia que tem a capacidade de alavancar qualquer tipo e tamanho de negócio, é a virtualização de servidores. A busca pelos modos mais eficientes de lidar com dados, informações e processos têm levado diversas empresas a investirem cada vez mais na área de TI. Nesse contexto, uma das atitudes mais acertadas é fazer uma virtualização de servidores.

Está procurando uma solução para otimizar os processos da sua empresa? Então acompanhe nosso post e entenda mais sobre essa tecnologia e como aplicá-la em seu negócio!

O que é virtualização de servidores?

Virtualização de servidores é uma técnica que envolve a partição de um servidor físico em vários outros menores e virtuais, por meio da utilização de um software.

Nesse esquema, cada servidor virtual tem a capacidade de rodar múltiplas instâncias de sistemas operacionais ao mesmo tempo, aumentando a capacidade de processamento do sistema como um todo.

Como fazer uma virtualização de servidores?

Virtualizar sua infraestrutura de servidores pode diminuir seus gastos e eliminar a expansão desordenada de servidores físicos. Essa tecnologia também ajuda a liberar mais espaço na empresa, reduz a necessidade de resfriamento de salas, aumenta a flexibilidade e aperfeiçoa a recuperação de desastres.

Porém, sem o correto planejamento e a contratação de uma empresa experiente no assunto, a virtualização pode causar muita dor de cabeça. Confira abaixo nosso passo a passo de como virtualizar seus servidores.

1. Desenvolva um plano em longo prazo

Toda vez que for complexificar sua rede, você deve ter um bom plano em mente. Virtualizar seus servidores tem muitos benefícios e pode facilmente aderir às necessidades de TI da sua empresa. A virtualização pode ser parte de um plano maior de mover toda sua infraestrutura de TI para um data center, por exemplo.

2. Tenha muita memória disponível

Seu ambiente virtual pode crescer o bastante para atender a toda a capacidade de processamento e memória de que você dispõe. A maioria das instalações de servidores necessita da memória disponível e funcionando a todo momento para que os programas possam rodar sem travamentos ou perdas de dados.

Portanto, planeje bem antes de fazer uma virtualização de servidores e obtenha mais memória do que você necessita atualmente. Se algum dos servidores virtuais apresentar uma falha, ter memória de sobra em um servidor virtual secundário vai possibilitar rodar os programas problemáticos do outro servidor enquanto ele é reparado.

3. Avalie a performance dos seus sistemas e redes

No âmbito dos sistemas, analise a velocidade e a capacidade dos CPUs e processadores. Examine o uso de emails, arquivos de servidores, serviços de domínio, aplicações de base de dados, configuração do disco rígido e outros sistemas para ter uma noção melhor de como a virtualização pode trazer mais melhorias.

Em relação ao ambiente de redes, avalie a performance do roteamento e links de WAN. Geralmente, a aceleração de WAN pode fazer enorme diferença na hora de conseguir mais velocidade para o tráfego de dados.

4. Monte um cronograma

Alinhe bem os componentes envolvidos, como servidor e rede pessoal, para evitar o aumento dos custos de operações. Portanto, faça um cronograma unificado de virtualização, levando em consideração toda a sua equipe e o suporte necessário.

5. Fique atento à performance

Uma vez que você começou o processo de transição, fique de olho na performance do servidor virtual, do provedor físico e do armazenamento. É muito melhor que você possa verificar possíveis problemas de recursos antes que eles aconteçam.

Quais os benefícios da virtualização de servidores?

Com toda essa capacidade de melhorar velocidade e processamento, existem muitos benefícios que empresas podem ter ao implementar a virtualização de servidores. Confira algumas delas:

  • Redução de custos com hardware;
  • Provisionamento e desenvolvimento mais rápido dos servidores;
  • Recuperação de desastres melhorado e agilizado;
  • Grande corte de gastos com energia;
  • Maior produtividade dos funcionários.

A virtualização de servidores veio para ficar e muitas empresas já se beneficiam de todas os atributos que essa tecnologia oferece para a infraestrutura de TI. Aderir a essa tendência é uma maneira de possibilitar o crescimento da sua empresa.

E então, pronto para fazer uma virtualização de servidores em sua companhia? Fique por dentro desse tema nos acompanhando redes sociais. Estamos no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e LinkedIn!

Felipe Lucena.
CTO & Partner na Diferencial TI.