Nem todo mundo entende a importância de ter um setor de TI em uma empresa. Os profissionais da tecnologia da informação são responsáveis por cuidar de toda a infraestrutura tecnológica da companhia, do armazenamento e segurança dos dados e de promover o bom funcionamento de todos os softwares e sistemas que são essenciais para as atividades da empresa.

Hoje em dia é praticamente impossível que empresários e empreendedores não necessitem de tecnologia para manter suas atividades. Por este motivo, o setor de TI se faz cada vez mais indispensável em qualquer área.

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Mesmo com toda a sua importância, diversas companhias sofrem com a necessidade de contratar uma equipe profissional neste segmento ao mesmo tempo em que precisa reduzir os custos. Por este motivo, uma das soluções mais eficazes atualmente é a terceirização do setor de TI.

Afinal, quais são os motivos pelos quais terceirizar essa função pode trazer vantagens para a empresa? O que levar em conta na hora de contratar uma empresa terceirizada para cumprir esta função?

1. Mais produtividade e foco no que é importante

Sem dúvidas o principal motivo para terceirizar o setor de TI da empresa é aumentar a produtividade do trabalho. Como essa melhora acontece na prática? Ter um departamento de TI demanda gastos não só de dinheiro, mas também de tempo. É um setor que, apesar da sua importância, nem sempre tem a ver com o core business da empresa, ou seja, não é a sua atividade principal.

Imagine então manter um departamento com todos os custos que este acarreta apenas para administrar questões que não estão diretamente relacionadas com a produção da empresa. E quando a empresa opta por não ter um setor interno ou contratado acaba sobrando para os próprios gestores e funcionários lidarem com os problemas que surgem nas suas máquinas ou nos sistemas.

Esta situação gera muitas vezes atraso no trabalho e desvia o foco daquilo que é realmente relevante.

Por este motivo, a terceirização é uma forma de delegar esta tarefa tão importante para que uma equipe externa possa realizar o trabalho. Assim, os colaboradores e gestores podem se dedicar exclusivamente com as suas tarefas enquanto a empresa contratada realiza todos os procedimentos necessários em relação a parte de TI.

2. Redução de custos e de tempo

Terceirizar o setor de TI representa também uma enorme redução de custos para empresa. Ter o departamento interno significa contratar diversos profissionais, já que dificilmente um só dará conta de atender a todas as demandas que um departamento de TI necessita.

Além de todos os custos relacionados a folha de pagamento e outros encargos previstos pelas leis trabalhistas como INSS e FGTS, é necessário manter um espaço físico no escritório só pra esta equipe.

Ao contratar alguém de fora para realizar o trabalho, não há necessidade de manter uma sala, um departamento, equipamentos ou colaboradores para cuidar da infraestrutura tecnológica da empresa. Tudo é feito de maneira remota e por uma equipe especializada no assunto.

Além desta vantagem, é possível contratar o serviço de acordo com o seu interesse, por exemplo, suportes específicos em horários ou dias pré-estabelecidos, treinamentos, consultorias presenciais e à distância, entre outros.

Este tipo de serviço é útil principalmente para quem não tem uma demanda tão alta de suporte e não quer arcar com os custos de uma equipe interna que ficará ociosa na maior parte do tempo.

 

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3. Suporte constante e soluções eficazes

Ao contratar um bom serviço terceirizado de TI a empresa conta com suporte em todos os momentos em que precisar. Ou seja, não precisa se preocupar caso o colaborador não consiga trabalhar em determinado dia ou caso haja um problema técnico de difícil solução. Como a empresa terceirizada é especializada no assunto há muito mais possibilidade de soluções.

Além deste benefício, a empresa pode oferecer treinamentos especializados e até mesmo introduzir novas ferramentas que possam otimizar as tarefas.

Ou seja, a equipe de TI contratada pode ir muito além de uma simples manutenção da infraestrutura tecnológica, mas pode ser uma aliada no encontro de soluções eficazes para os seus negócios.

Para que esta parceria ocorra, é importante optar por um serviço de TI que esteja por dentro do que acontece dentro da empresa, que saiba avaliar quais são as necessidades de cada departamento e que consigam estar presentes para ajudar a otimizar o trabalho.

4. Mais segurança com as informações e dados da empresa

O serviço de uma empresa experiente em TI também faz com que a empresa contratante tenha muito mais segurança de que o serviço não precisará parar por conta de panes ou danos no sistema. Assim, os gestores não precisam ter aquela ansiedade de que algum problema técnico nas máquinas paralise o trabalho da equipe.

Outra forma de garantir a segurança da empresa é por conta da proteção dos dados. É possível solicitar que a empresa contratada ajude no gerenciamento destes dados seja por meio da nuvem ou por outras formas que forem interessantes.

Este, aliás, é um dos principais motivos pelos quais as empresas preferem contratar alguém de fora para cuidar de suas informações e deixá-las muito mais protegidas contra roubos e danos. Uma boa equipe de TI certamente saberá indicar as melhores formas de armazenar as informações da empresa para diminuir eventuais riscos.

Claro que para usufruir de todas estas vantagens é essencial contratar uma empresa de confiança, com experiência na área de TI. De nada adianta contratar um serviço terceirizado que não esteja presente nos momentos mais cruciais ou que não tenha o conhecimento técnico necessário para suprir as necessidades da empresa.

 

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Conclusão

É importante verificar a credibilidade da empresa, como ela atua no mercado e alinhar as tarefas que devem ser executadas por ela. Também é interessante verificar se o suporte técnico oferecido é compatível com as suas necessidades e se há a realização de treinamentos e consultorias para os colaboradores.

Outro ponto fundamental é que a empresa contratada de TI entenda o funcionamento da empresa para a qual presta o serviço. Pois só assim, é possível ter uma visão mais aprofundada dos negócios para que saibam prever e propor soluções que melhorem a produtividade das tarefas.

A Diferencial TI pode cuidar da sua TI e oferecer os melhores serviços de acordo com as necessidades da sua empresa. Para saber melhor, é só entrar em contato com a gente, me envia um e-mail para felipe@diferencialti.com.br e poderemos conversar. 

Abraços!

About Felipe Lucena

Fundador da Diferencial TI, amante do futebol e comprometido com a ideia de criar serviços e soluções de TI que promovam o ambiente necessário para que outras empresas possam ir ao máximo do seu potencial.