A computação em nuvem (ou cloud computing) é uma tendência que vem sendo aplicada fortemente nas empresas, sempre com o objetivo de otimização produtiva dos seus recursos. No entanto, embora seja uma prática cada vez mais disseminada no mercado, ainda presenciamos a ocorrência de alguns erros.

Tais falhas podem afetar negativamente uma área ou todo o negócio, de modo que, dependendo do nível de integração do serviço, muitas atividades da empresa podem sofrer com paralisações e instabilidades que afetam o atendimento das demandas e necessidades dos seus clientes.

nova_cta_e-book_backup

Para que a sua empresa não sofra com imprevistos, preparamos este artigo em que demonstramos cinco erros que você deve evitar na hora de migrar e implantar o serviço de computação em nuvem na sua empresa.

1. Não planejar a implantação do serviço

A falta de planejamento sempre é uma atitude que pode gerar inúmeros danos a toda organização, de modo que, cria-se um ambiente sem previsibilidade do que pode ocorrer durante a execução do projeto — um fato que não é e nem poderia ser diferente quando o tema é implantação da computação em nuvem.

Assim, não planejar a migração e implantação do serviço de computação em nuvem na sua empresa pode representar um grave erro de planejamento, não apenas da área de Tecnologia da Informação (TI), mas, da gestão estratégica corporativa como um todo, afinal, pode gerar o agravante da paralisação parcial ou total das operações.

Desse modo, não abra mão do planejamento e crie cenários — desfavoráveis, mais provável e otimista — para que assim seja possível antever qualquer tipo de ocorrência e saber como agir diante dos imprevistos.

2. Aderir aos serviços de uma empresa com baixa qualidade

Outro erro muito comum é ter foco apenas no preço — no caso os mais baixos. Serviços de valores inferiores aos praticados pelo mercado costumam ter baixa qualidade, até mesmo pela falta de capital financeiro para alavancagem das operações com a aquisição e administração de novos equipamentos.

Logo, não cometa o erro de contratar a empresa baseando-se apenas no menor preço, mas, coloque outros itens em primeiro plano, tais como: qualidade do serviço, disponibilidade, atendimento e suporte técnico, facilidade de escalonamento de recursos e outros elementos que sejam fundamentais ao seu negócio.

Busque referências no mercado e, se possível, converse com outros clientes da empresa fornecedora das plataformas de computação em nuvem, afinal, não há indicador melhor do que a experiência de outros usuários.

3. Não ter um bom link de internet

Iniciar a migração da sua estrutura de TI para a computação em nuvem sem ter um bom link de internet é um erro mais comum do que você possa imaginar. Nesse contexto, a culpa do baixo desempenho inicialmente decai sobre a empresa fornecedora das plataformas de computação em nuvem.

No entanto, após a devida análise, percebe-se que o erro está em não dimensionar os serviços de acesso à internet de acordo com a demanda de tráfego de dados que a sua empresa precisa para realizar as suas operações e atividades do dia-a-dia.

Para evitar problemas de lentidão dos sistemas você deve consultar um especialista, para que assim, não cometa esse erro que é simples de ser resolvido, mas que pode gerar prejuízos de grandes proporções.

cta_backupnuvem

4. Não se preocupar com cópias de segurança

Muitos gestores erram ao acharem que pelo fato de terem migrado para a computação em nuvem, não precisam se preocupar com as cópias de segurança.

Se por um lado possa parecer algo óbvio, por outro é inquestionável o fato de ter cautela em manusear os dados da sua empresa que estão alocados na nuvem. Logo, não cometa o erro de não se preocupar com as cópias de segurança, bem como verifique com a empresa prestadora do serviço de computação em nuvem se há redundância de armazenamento dos dados, com espelhamento em tempo real ou com realização de backups periódicos.

Para algumas empresas de computação em nuvem esse ponto é algo que já faz parte dos seus pacotes de serviços, para outras é um tipo de contratação que deve ser realizado em separado, com seus preços e características.

5. Não monitorar o serviço

Da mesma visão errada que alguns têm sobre o item anterior, várias empresas acham que ao migrarem para uma plataforma de computação em nuvem não necessitarão monitorar os serviços e tráfego de informações que ocorre entre o seu ambiente e o data center.

Nesse cenário é um grave erro não monitorar a segurança das informações, nem estabelecer o devido controle de acesso achando que a atividade é de responsabilidade da empresa que mantém o host. Logo, mesmo que a sua estrutura de Tecnologia da Informação esteja fora do seu local de origem de trabalho é fundamental ter uma equipe de TI para que tais erros não ocorram.

Neste mesmo ponto, mesmo que a empresa de computação em nuvem monitore a estabilidade dos serviços, é um erro grave por parte da sua empresa não realizar o seu próprio monitoramento, de modo que, qualquer instabilidade do serviço pode representar paralisação das suas atividades, que em consequência, vai gerar prejuízos financeiros e a insatisfação dos seus clientes internos e externos.

Então, para evitar problemas e erros que são de origem da falta de monitoramento dos serviços, mantenha uma equipe de TI preparada para todos os imprevistos e com alçada para agir de forma proativa e em conjunto com a mantenedora da estrutura de computação em nuvem. Tal estratégia vai garantir total coesão entre a sua empresa e a contratada, bem como garante que os seus sistemas estejam plenamente em funcionamento, contando com redundâncias que se façam necessárias para o bom fluxo de trabalho.

cta_backupnuvem

Conclusão

Percebeu como os cinco erros citados nesse artigo podem agir de forma negativa sobre as operações da sua empresa? No entanto, ao evitar as medidas citadas aqui, certamente, a sua empresa poderá contar com todas as vantagens e benefícios que a computação em nuvem pode oferecer e com a plena tranquilidade de que está executando as atividades certas para promover a alavancagem das operações e extinção dos erros básicos. 

Aqui na Diferencial TI trabalhamos com a computação em nuvem em tudo o que fazemos e oferecemos aos nossos clientes. Se você deseja conhecer um pouco mais sobre os nossos serviços, encontra em contato com a gente, ou me envia um e-mail para nathan.pinotti@diferencialti.com.br e será um prazer falar com você. 

Forte abraço!

About Nathan Pinotti

Nerd, apaixonado por TI e esporte além de uma queda por vintage games. É focado em encontrar soluções que inovem e otimizem ambientes corporativos. Autodidata, adora participar de comunidades técnicas e estar em sala de aula compartilhando o que aprendeu.