Uma boa gestão de equipe e o correto monitoramento das atividades delegadas aos funcionários é um fator chave para o sucesso. Quando a equipe sente a presença de seu líder cobrando por resultados e controlando os processos, os colaboradores se tornam mais produtivos e focados, gerando assim um crescimento para a organização.

Se você tem dificuldades em gerir seu time e conseguir que sejam mais produtivos, esse post é ideal para você! Continue a leitura e confira nossas dicas de como monitorar de forma eficaz sua equipe de TI.

1. Faça o controle das atividades e das horas de trabalho

A partir do momento que o gestor possui bem definidas as funções de cada funcionário de seu setor e quais são as atividades a serem desempenhadas em um dado espaço de tempo, o monitoramento fica mais fácil de ser realizado. Nesse momento, utilize reuniões para passar objetivos para os colaboradores e explicar o que é esperado de cada um e de que maneira as atividades serão controladas.

Inicialmente, se for observado uma dificuldade por parte da equipe em atingir os objetivos, realize o acompanhamento das atividades e demonstre como deve ser feito para cumprir com o cronograma atividade X tempo. Além disso, realize o acompanhamento diário para garantir a produtividade e o bom desempenho.

2. Alinhe metas

É muito difícil você medir o progresso individual olhando somente os resultados da equipe como um todo. A forma mais eficiente de motivar os colaboradores a alcançarem melhores resultados – e a buscarem a melhoria contínua – é por meio do estabelecimento de metas compatíveis com as funções e com a realidade da empresa.

Após o alinhamento das metas, certifique-se de que os funcionários estão bem treinados para alcançarem os objetivos individuais e, então, crie planos de ação para corrigir as falhas. Essa é uma excelente maneira de monitorar o trabalho da sua equipe de TI e dar feedback quanto aos pontos que cada um precisa melhorar.

3. Avalie os desempenhos individuais

A avaliação de desempenho deve ser realizada pelo gestor periodicamente, analisando por meio de notas o rendimento individual e propor melhorias. Dessa forma, o gerente de TI estará monitorando devidamente o trabalho de cada um e demonstrando para sua equipe sua presença e seu critério de avaliação.

Essa ação contribuirá para o aumento da produtividade, estimulando os colaboradores a desempenharem bem seu papel a fim de obter reconhecimento.

4. Desenvolva indicadores

Os indicadores são medidas quantitativas do desempenho e devem ser desenvolvidos conforme as necessidades mais urgentes de sua empresa de TI. Realize o levantamento de dados e identifique quais têm sido os pontos que mais estão prejudicando o rendimento da sua equipe, como o absenteísmo, o turnover, quantidade de trabalhos realizados por dia, quanto tempo é gasto para desenvolver uma atividade entre outros. Essas informações são normalmente indicadas em porcentagem.

5. Elimine as distrações      

O acesso à internet e às redes sociais têm se tornado grandes vilões da produtividade nas empresas. É muito difícil proibir aos funcionários a utilização de telefones celulares e internet no ambiente de trabalho por causa da necessidade de se comunicar com os clientes, fornecedores e demais companheiros de trabalho, ainda mais para funcionários de uma equipe de TI.

O aconselhável nesses casos é buscar um equilíbrio e observar a maneira como estão sendo utilizados os recursos tecnológicos, delimitando os momentos para uso pessoal. Além disso, mantenha o ambiente propício ao aumento da concentração, evitando espaços desorganizados e com muito fluxo de pessoas.

O que achou das nossas dicas de monitoramento do trabalho para sua equipe de TI? Se você gostou das nossas sugestões, compartilhe este post em suas redes sociais e nos ajude a dividir essas informações com outras pessoas!

[]’s,

About Lameck Oliveira

Trabalho todos os dias para salvar o mundo do suporte em TI “ok” e torná-los suportes extraordinários, memoráveis. Empreendedor em TI, adepto do jiu-jitsu e jogador de pôquer nas horas vagas, sou fã das trilogias do Senhor dos Anéis e Hobbit. E contrariando meu nome, utilizo Windows.