Muitas pessoas estão usando a nuvem e nem sabem disso. Guardar arquivos no e-mail, enviar fotos para redes sociais, tudo isso é computação em nuvem. Agora, pensando em sua forma mais robusta, essa tecnologia tem sido cada vez mais usada por empresas, por causa da economia financeira e do aumento de desempenho, dentre outras vantagens do armazenamento em nuvem. O armazenamento e processamento de dados não é feito localmente, mas em servidores remotos utilizados através da internet.

Você ainda tem dúvida sobre as possibilidades dessa nova tecnologia? No artigo de hoje, vamos falar sobre 5 vantagens da computação em nuvem que você precisa conhecer.

Redução de custos

Essa pode ser considerada a maior bandeira levantada pela computação em nuvem. A grande vantagem aqui é a terceirização de toda a burocracia com servidores potentes e de alto consumo energético. Em vez de um produto, passamos a adquirir um serviço e “alugamos” poder de processamento durante o tempo que quisermos, pagando apenas pelo que utilizarmos.

É como mais uma conta no final do mês, como água, luz e telefone. Mas com a vantagem de trazer uma economia gigante no dia a dia.

SaaS

Conhecido no Brasil como “software como serviço”, esse “braço” da nuvem promete reduzir um dos gastos mais frequentes em empresas de tecnologias: licenças de software. Ao contrário do modelo antigo onde programas tinham que ser comprados e constantemente atualizados, através do SaaS isso não existe, tudo é transformado em serviço.

Uma grande vantagem é que as atualizações acabaram. A versão utilizada é automaticamente atualizada sempre que uma nova está disponível, ao contrário do que ocorre com licenças, temos e assinaturas. E, caso um novo funcionário chegue na empresa, basta solicitar mais uma assinatura e pronto.

Escalabilidade

Em muitos casos, uma empresa precisa montar um grande parque tecnológico para rodar alguns softwares imprescindíveis para o negócio. Tais programas são necessários apenas algumas vezes ao ano, resultando em um custo x benefício pouco interessante.

Com a nuvem, o seu investimento é melhor direcionado, já que não é necessário comprar máquinas, mas contratar poder de processamento de acordo com sua demanda. Caso mais capacidade seja necessária, basta “abrir a torneira” e pronto, todo o poder que você precisa a um custo muito reduzido. Não precisa mais? Basta solicitar uma redução. Imagine só as possibilidades de economia!

Acesso à tecnologia de ponta

A computação em nuvem levou alta tecnologia até para pequenas e microempresas. Antes era necessário adquirir um servidor de alto desempenho, algo muito distante da realidade de muitos. Hoje, é possível utilizar a mesma tecnologia que as grandes empresas (através de servidores remotos) sempre que houver necessidade.

Segurança total

Um dos medos mais frequentes em TI é a segurança dos dados de uma empresa. Engana-se quem acha que ataques hacker são o único problema. Felizmente, uma das vantagens da computação em nuvem é que ela consegue se defender em todas as frentes, seja de ataques cibernéticos, através de padrões internacionais de segurança (incluindo criptografia), ou contra desastres naturais. Isso mesmo, incêndios, enchentes, terremotos, tudo pode destruir os arquivos armazenados dentro do prédio da empresa!

Com a nuvem tudo muda de figura, pois mesmo que um prédio cheio de servidores pegue fogo, todos os arquivos estão a salvo, já que existem cópias em vários locais diferentes.

São claros os benefícios de adotar a nuvem para o dia a dia de uma empresa. Além da redução de custos, é importante frisar o aumento no desempenho, já que máquinas potentes ficam acessíveis para qualquer empresa, opção até então exclusiva de grandes companhias que podiam pagar por isso.

Você gostou deste artigo sobre as vantagens da computação em nuvem? Nos siga no Facebook, Twitter e Instagram para não perder nenhuma novidade sobre o assunto! 

 

About Lameck Oliveira

Trabalho todos os dias para salvar o mundo do suporte em TI “ok” e torná-los suportes extraordinários, memoráveis. Empreendedor em TI, adepto do jiu-jitsu e jogador de pôquer nas horas vagas, sou fã das trilogias do Senhor dos Anéis e Hobbit. E contrariando meu nome, utilizo Windows.