Para que sua empresa possua resultados vantajosos e otimizados, é necessário investir em tecnologia e em ferramentas que podem facilitar e melhorar os processos a serem realizados. A melhoria na comunicação é um fator que pode impactar todos os outros setores indiretamente, uma vez que quando a comunicação é realizada com sucesso e de maneira otimizada, informações e recursos acabam sendo transmitidos e repassados de maneira muito mais rápida, beneficiando os fluxos de trabalho.

Você sabe quais as vantagens que o VoIP pode trazer para a comunicação da sua empresa? Saiba um pouco mais sobre essa ferramenta e quais os motivos porque você deve aplicá-la no seu negócio.

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O que é o VoIP?

O VoIP, sigla que significa Voice over Internet Protocols, ou Voz sobre Protocolo de Internet, transmite pela internet a voz transformada em dados. Basicamente, ele transforma as chamadas telefônicas em dados digitais, transmitindo esses dados através da internet. Existem alguns softwares que fazem esse tipo de recurso atualmente, como o Skype, WhatsApp, Facebook Messenger, Discord e outros.

Nesses casos, portanto, dependemos da internet para que os dados sejam transmitidos até a outra ponta e para que a mensagem chegue até lá com alta qualidade de entendimento.

VoIP para as empresas

No caso do VoIP para as empresas, ele precisa de um sistema que será responsável por gerenciar toda a central de telefonia, além de uma infraestrutura física. Para montar um servidor VoIP, existem várias opções no mercado que podem ser escolhidas e analisadas, e entre elas estão alguns mais conhecidos como o Asterisk e o Elastix.

O primeiro, o Asterisk, usa protocolos abertos para realizar a sinalização das chamadas, e pode ser usado como URA, correio de voz, PABX IP e Media Gateway. Já o Elastix é um software para PABX que se baseia no Asterisk. Geralmente é considerado um facilitador da opção anterior, pois consegue integrar vários serviços em um mesmo pacote, serviços como mensagem instantânea, fax e até mesmo correio eletrônico.

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Quais as vantagens que ele oferece?

Se analisarmos quais vantagens o serviço do VoIP pode oferecer a sua empresa, uma das primeiras que podemos citar é a redução de custos que ela oferece simplesmente por não precisar mais utilizar os serviços da telefonia tradicional. Ao fazermos um comparativo entre a telefonia tradicional e o VoIP, podemos perceber que o último traz mais qualidade de ligação e facilidade na instalação, além de otimizar a comunicação tanto dentro da empresa, quanto com o público. Confira um pouco mais sobre as vantagens que essa ferramenta oferece:

1. Fácil Instalação

Como não há a necessidade da instalação de hardwares e de cabeamento, a instalação do VoIP é fácil de realizar, bastando uma internet de alta velocidade. Caso a empresa se interesse em ter um servidor, é necessário um sistema e uma infraestrutura compatível.

2. Escalabilidade

Essa ferramenta pode se moldar de acordo com o tamanho da sua empresa. Caso ela cresça mais rápido que o previsto ou as linhas tenham que ser rearranjadas, isso pode ser feito a qualquer hora e sem nenhum problema. Os ramais são móveis e podem se ajustar de acordo com o que a empresa precisa ou de acordo com a forma que ela prefere se organizar. Todas as linhas e ramais podem ser criados, removidos ou rearranjados sempre que for necessário.

3. Mobilidade

Mantenha contato com seus clientes onde estiver, sem ter que deixar um funcionário para trás para que os clientes tenham alguém para entrar em contato. Basta ter uma conexão com a internet e as chamadas serão redirecionadas até você, sem a adição de nenhum custo para o serviço.

4. Recursos Disponíveis

O VoIP oferece diversos recursos que podem te ajudar e facilitar a sua comunicação. Entre eles estão: transferência de chamadas, chamadas em espera, conferências, menu de atendimento automático e muitos outros, todos recursos que você teria em uma telefonia tradicional, mas que teriam um custo específico para cada um deles.

5. Redução de Custos

Deixe de pagar as ligações por minutos e passe a ter somente o custo referente ao pacote mensal da internet e da manutenção do sistema. O custo da contratação de linhas e de chamadas a curta ou longa distância pode ser eliminado totalmente.

6. Aumento da produtividade

É possível realizar reuniões, conferências e até mesmo treinamentos sem a necessidade do deslocamento de funcionários, reduzindo o custo de transporte e gastos com viagens. Isso contribui com o aumento da produtividade dos colaboradores, economizando tempo e otimizando a troca de informações. Através dos recursos oferecidos é possível até mesmo compartilhar documentos e fazer chamadas de vídeos com várias pessoas ao mesmo tempo.

7. Sem cobranças extras

A maioria dos serviços VoIP são pré-pagos, o que significa que você tem a clareza de saber todos os benefícios que cada plano oferece e quando irá pagar por eles, sem nenhuma cobrança adicional do final do mês. Até serviços como mobilidade não são cobrados a mais! Você tem controle total de quanto será gasto e pode saber exatamente quais são os serviços que têm ao seu dispor.

Diga adeus à telefonia tradicional

O VoIP traz como promessa a redução de custos dentro da sua empresa, mas ele acaba oferecendo muitas vantagens que podem vir indiretamente dessa primeira proposta. Devido a popularidade do serviço, as operadoras de telefonia se viram obrigadas a reduzir o custo de seus serviços, mas as vantagens da ferramenta ainda se sobressaem ao serviço tradicional.

Todas essas opções e facilidades estão disponíveis somente ao custo de uma internet de qualidade. Tenha uma comunicação otimizada dentro da empresa e com clientes, com fácil instalação e vários recursos disponíveis. Não perca tempo e instale já essa novidade que irá contribuir com o futuro da sua empresa, deixando os gastos com a telefonia tradicional no passado.

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Conclusão

Como você pode ver, a migração das linhas telefônicas tradicionais para o VoIP podem ser feitas tanto pelos usuários tradicionais quanto pelos usuários domésticos. Aqui na Diferencial TI, nós utilizamos o 3CX, e também o oferecemos aos nossos clientes. Se você deseja conhecê-lo, pode me enviar um e-mail felipe@diferencialti.com.br e nós poderemos conversar melhor. Ou deixa um comentário aqui no blog com o seu contato.

Forte abraço,

About Felipe Lucena

Fundador da Diferencial TI, amante do futebol e comprometido com a ideia de criar serviços e soluções de TI que promovam o ambiente necessário para que outras empresas possam ir ao máximo do seu potencial.