Já pensou em poder controlar um computador a distância? Estar a quilômetros de distância e ainda ser capaz de ter total controle sobre os seus arquivos?
Não, isso não é coisa de hacker, é algo que já está ao alcance de qualquer pessoa nos dias de hoje. Imagine aquele amigo que tem algum problema no computador – vocês conversaram por horas e nenhuma solução. Subitamente, você se lembra da possibilidade de acessar aquela máquina remotamente e pronto! O computador do seu amigo surge na tela, como se estivesse ali na sua frente.
Você já utilizou acesso remoto? No artigo de hoje vamos falar sobre vários benefícios dessa tecnologia tão necessária nos dias de hoje.
Como funciona
Podemos encarar o acesso remoto como uma conexão entre computadores através de uma rede (que pode ser local ou não) e, dessa forma, controlar uma máquina a distância.
Aparelhos físicos, como mouse e teclado, não são utilizados, já que o controle está com outra pessoa longe dali. Vários programas garantem o acesso remoto a outros computadores, mas o funcionamento costuma ser sempre o mesmo: basta instalar um programa e um número é gerado. Com esse número é possível acessar a máquina.
Existe também a opção de apenas assistir o que o outro computador está fazendo. Essa função costuma ser utilizada por pessoas que querem saber o que os filhos estão fazendo no computador ou até mesmo por gerentes monitorando os seus subordinados.
Produtividade
No meio corporativo, o tempo gasto pelo departamento de TI para resolver problemas casuais de manutenção pode cair bastante, já que o deslocamento até o problema simplesmente desaparece. Em questão de instantes, a máquina com defeito aparece na tela do especialista.
Por outro lado, utilizar o acesso remoto pode ser de grande ajuda no dia a dia. Com a vida tão agitada, está cada vez mais fácil produzir algo no desktop pessoal e simplesmente esquecer ali. Se esse é o seu caso, pense como o acesso remoto pode resolver seus problemas e ainda trazer vários benefícios.
Mobilidade
Podemos considerar a mobilidade como um grande ponto do acesso remoto. Basta pensar que, dependendo do uso que uma pessoa faz do computador, seja para trabalho, seja para fins pessoais, essa tecnologia pode cair como uma luva. Pense em manutenção de softwares ou até mesmo na consulta ao seu banco de dados pessoal a partir de um dispositivo móvel (ou de outro computador).
De forma geral, o que assistimos hoje como virtualização e computação na nuvem não deixam de ser versões mais abrangentes do conceito de acesso remoto, já que o usuário está controlando seus arquivos e softwares a distância.
Acesso remoto
Para que o trabalho seja feito de forma eficiente, é fundamental que a conexão entre as duas máquinas seja estável e de baixa latência (a velocidade com que a informação é enviada e recebida). Por exemplo, se uma das pontas utilizar conexão wireless, a velocidade pode deixar a desejar. Se ambas utilizarem conexão a cabo, a experiência é muito mais próxima do real.
Como pode ver, não são apenas os especialistas que podem acessar computadores de forma remota. É uma tecnologia disponível para qualquer pessoa.
Você utiliza acesso remoto no trabalho ou nas suas atividades diárias? Percebeu aumento na produtividade? Deixe um comentário!
[]’s,
- Saiba como a inteligência artificial está sendo aplicada no Service Desk - 16/07/2020
- O que é Jira - 09/07/2020
- Os personagens do scrum (PO, Scrum Master, Time) - 02/07/2020
- 5 ferramentas de comunicação para 2020 - 30/06/2020
- Porque vale a pena criptografar dados da sua empresa - 25/07/2019
- Como monitorar incidentes com o OpsGenie - 13/05/2019
- Por que utilizar uma Gestão de TI? - 09/05/2019
- Como melhorar a produtividade com o Jira Software - 25/04/2019
- Como o Confluence pode ajudar empresas de planos de saúde - 08/04/2019
- Tudo o que você precisa saber sobre SCRUM - 04/04/2019
Boa noite Lameck, espero que esteja bem.
De fato acesso remoto ajuda e muito uma central de serviços, mas como escolher uma ferramenta de acesso remoto?
Ferramentas como o TeamViwer que muda a versão e você deve pagar um novo licenciamento para usar novos recursos?!
Devemos considerar apenas acesso remoto via LAN? E colaboradores que atuam em campo?
E o custo como fica?
É esta a problematização que gostaria de fazer.
Olá, Davi. Boa tarde.
Sobre sua pergunta: Como escolher uma ferramenta de acesso remoto?
É realmente um dilema – para muitas empresas – escolher a ferramenta ideal de acesso remoto. Alguns se conformam com a primeira solução gratuita que acham, e outros lutam entre testar várias para saber qual utilizar. Bem, eu acredito que o processo ideal de escolha de um software é o seguinte:
#1: Identificar que tipo de recursos você precisa: logar com autorização do usuário, acessar remoto mesmo sem autorização, ter as máquinas mapeadas, recursos de chat, etc. Esse é o primeiro passo.
#2: Identificar quanto de gastos/perdas você tem por não ter um acesso remoto.
#3: Testar/Homologar algumas ferramentas, levando em consideração: segurança, preço, e qualidade.
E pronto. (: Eu escolhi o TeamViewer como solução porque atende aos meus requisitos, e tem um valor que é vantajoso para o tanto de problemas que ele resolve.
[]’s.
Lameck Oliveira.