O histórico de navegação online dos mais variados navegadores pode ser uma ótima forma de pesquisar sites visitados anteriormente. Em contrapartida, quando há o acúmulo de muitas páginas, dificulta-se a pesquisa, torna-os lentos e, em determinados casos, pode trazer à tona visitas que não podem ser acessadas por terceiros.

Felizmente é possível apagar o seu histórico online de forma rápida, prática e autônoma. Ou seja: não é preciso ser especialista em navegação para conseguir apagar desde páginas específicas até todo o histórico. É importante ressaltar que cada navegador conta com uma forma específica e, por isso, deve-se conhecer todos para não passar por nenhum aperto.

novo_cta_ebook_material_2

Pensando nisso que trazemos um artigo completo que mostra como apagar o seu histórico online. Assim, seja na sua empresa, faculdade ou até mesmo no seu computador e/ou notebook pessoal, você saberá como proceder no Microsoft Edge, Google Chrome, Mozilla Firefox, Ópera, Internet Explorer e Safari.

Limpeza ajuda na eficiência do navegador

Antes de apresentarmos os tutoriais é preciso apontar: limpar seu histórico online não é apenas para segurança ou comodidade. Os navegadores, quando contam com muitas páginas salvas, podem ficar lentos. Assim, ao optar por uma limpeza rotineira, você ajuda na eficiência do seu navegador, que falaremos na sequência.

Microsoft Edge

‘Caçula’ dos navegadores, o Microsoft Edge, lançado em 2015, veio para suceder o Internet Explorer, principalmente com o lançamento do Windows. Como em outros programas similares, o Edge possui uma forma fácil e rápida de limpar o histórico online, com apenas alguns passos:

edge_1

1. No canto superior direito, clique no primeiro ícone – uma estrela com três linhas saindo pela lateral – conhecido como ‘Hub’

2.Na sequência, deverá clicar no ‘Histórico’, que conta com o ícone de um relógio ao lado;

3. Lá você poderá selecionar os itens que deseja remover selecionando a caixa que aparece ao lado e, em seguida, clicando em ‘Limpar’;

4. Caso deseje excluir todo o histórico de navegação, deverá clicar na opção ‘Limpar todo o Histórico’.

edge_2

5. Há a opção de selecionar ‘Limpar estes dados após cada sessão’, selecionando apenas ‘Histórico de navegação’. Isso permitirá que, cada vez que fechar o Microsoft Edge, o navegador não salve seu histórico de sites.

Google Chrome

O Google Chrome, lançado em 2008 pela gigante dos mecanismos de buscas, é o navegador mais utilizado em todo o mundo. Apesar da fama, também tem o título do mais ‘pesado’ entre todos os programas do gênero, sendo indispensável a limpeza do histórico online. Para realizar esse procedimento é preciso:

chrome_1

1. No canto superior, o último ícone serão três pontos na vertical, no qual você deverá clicar;

2. Selecione, na sequência, o ‘Histórico’ e, ao abrir a janela suspensa, novamente em ‘Histórico’;

3. Clique em ‘Limpar dados de navegação’, que irá abrir uma caixa de diálogo;

chrome_2

4. É possível, assim como no Edge, selecionar o histórico que deseja apagar clicando ao seu lado, selecionando no canto superior direito ‘Excluir’ e, na sequência, ‘Remover’;

chrome__7

5. Se o desejo é eliminar o histórico completo clique em ‘Todo o período’ e, por fim, selecionando ‘Limpar dados’.

Mozilla Firefox

Um dos principais navegadores que surgiram após o Internet Explorer foi o Mozilla Firefox, criado em 2002. Também é muito utilizado, principalmente por quem conta com sistemas operacionais abertos como o Linux. Novamente, não há muito segredo para eliminar uma ou todas as páginas – aumentando e muito o desempenho do programa:

firefox_1

1. Como em outros navegadores, o ícone estará no canto superior direito, sendo o primeiro representando por quatro barras, a qual deverá ser clicada;

2. Entre as opções selecione ‘Histórico’ e, ao abrir a janela suspensa, clique em ‘Limpar dados de navegação’;

firefox_2

3. Selecione o ‘Intervalo de tempo a limpar’, sendo da última hora até tudo;

firefox_3

4. Também é possível, abaixo, selecionar ‘Histórico de navegação e downloads’, clicando na caixa;

5. Em ambos os casos descritos acima, para apagar, selecione ‘Limpar agora’.

 cta_biblioteca

Internet Explorer

O pioneiro da navegação é o Internet Explorer, lançado em 1995. Atualmente, já está na sua 11ª versão, sendo substituído pelo Microsoft Edge. Contudo, apesar de não vir mais instalado no sistema operacional Windows, é possível baixar no site oficial da empresa. Para quem ainda trabalha com esse navegador deverá seguir esse caminho:

1. Clique no ícone da estrela que é o segundo da esquerda para direita no canto superior direito, denominado ‘Favoritos’,

explorer_1

2. Na sequência selecione o guia ‘Histórico’ e filtre quais páginas deseja ver;

explorer_2

3. Selecione, com o botão direito, os sites que deseja limpar individualmente e clique em ‘Excluir’;

explorer_3

4. Se optar por excluir todo o histórico, o caminho é diferente: clique na roda dentada no canto superior direito denominada ‘Ferramentas’, em sequência ‘Segurança’ e ‘Excluir’ junto ao histórico de navegação. Esse é o caminho no Internet Explorer 11 e 10;

explorer_4

5. Na versão 9, o procedimento é: ‘Ferramentas’ > ‘Opções da Internet’ > ‘Histórico de navegação’ > ‘Excluir’;

6. Já no Internet Explorer 8 siga: ‘Segurança’ > ‘Excluir Histórico de Navegação’ > ‘Excluir’.

Ópera

Menos conhecido do público em geral, mas amplamente utilizado por milhões de pessoas em todo o mundo, o Ópera surgiu em 1995, mas só no inicio do século foi disponibilizado no mercado. Apesar da pouca fama é muito intuitivo, tem uma interface simples. É muito prático para limpar o seu histórico online. Proceda da seguinte forma:

opera_1

1. No canto superior esquerdo clique em ‘Histórico’;

2. Os sites visitados irão aparecer automaticamente e é possível excluir um por um através de um ‘x’ encontrado à direita da página visitada;

opera_2

3. Para quem busca limpar completamente, há a opção ‘Todo’ no menu da esquerda abaixo de ‘Histórico’;

4. Além disso, permite apagar de períodos selecionados como ‘Hoje’, ‘Ontem’ e ‘Mais antigo’;

5. Nos dois últimos casos acima é só clicar em ‘Limpar dados de navegação’ para completar a exclusão.

 cta_biblioteca

 E os navegadores mobile?

Além dos históricos de desktops e notebooks, é possível também apagar os dados dos navegadores mobile, utilizados em tablets e smartphones. Eles são fáceis de serem selecionados e limpos.

Chrome: vá em ‘Configurações’ no canto superior da tela e selecione ‘Histórico’. Na sequência, elimine as páginas que desejar através de um ‘X’ que irá aparecer ao lado ou selecione ‘Limpar dados de navegação’ para períodos maiores ou todo o histórico.

Mozilla: possui um caminho parecido ao selecionar ‘Configurações’, ‘Limpar dados privados’, ‘selecionar o que você deseja eliminar’ e ‘Limpar dados’. Também é possível selecionar um ou mais.

Opera: primeiramente selecione ‘Menu’ e, posteriormente, siga o caminho através de ‘Configurações’, ‘Limpar dados de navegação’ e ‘Selecionar o que você deseja eliminar’, clicando em ‘Ok’ para completar.

Safari: para quem possui o sistema iOS é preciso de um caminho um pouco diferente. Comece em ‘Ajustes’ e clique em ‘Safari’. Selecione ‘Limpar Histórico e Dados dos Sites’, apontando o que deseja apagar.

Dica para acelerar o processo

É fato: todos os navegadores, sejam eles para desktop ou mobile, possuem uma forma fácil e prática de exclusão. Quando estiver em frente ao seu PC ou notebook, utilize um atalho que poderá acelerar todo o processo: o Ctrl + H. Ele funciona em todos os navegadores e irá diretamente para o seu histórico.

Isso elimina a necessidade de clicar em vários ícones e não altera em nada os passos subsequentes que descrevemos durante esse artigo. Já nos smartphones o processo precisará passar pela seleção de todos os ícones e caminhos – o que leva pouco tempo, além de ser intuitivo.

 cta_biblioteca

Conclusão

Conhecendo como apagar seu histórico online de forma rápida e prática no Edge, Chrome, Mozilla, Internet Explorer, Ópera e Safari você poderá utilizar métodos similares em outros navegadores. Isso porque, em quase todos os casos, os caminhos são parecidos e com um pouco de tempo, além de intuição, você domina essa e outras ferramentas desses programas indispensáveis de navegação.

Precisando de qualquer ajuda, entra em contato conosco ou deixa um comentário aqui em baixo e será um prazer ajudar você.

Forte abraço!

About Édpo César

Integrante do time da Diferencial TI desde 2015, é focado na resolução e satisfação dos atendimentos aos clientes. Amante da sétima arte, nerd e fã dos contos orientas, é usuário assumido da Xiaomi.