A saúde é uma das áreas onde a tecnologia desempenha papéis mais variados. As soluções envolvem exames e procedimentos cirúrgicos e também em processos gerenciais de instituições e empresas do setor. Hoje já existe até mesmo o conceito de saúde 4.0.

Com relação à gestão de recursos devemos reconhecer que o trato dado à informação é um dos elementos mais sensíveis. Ao longo deste artigo demonstraremos como o Confluence pode ajudar empresas de planos de saúde.

nova_cta_6bases

Este é um software colaborativo, ou Groupware, que serve para apoiar o trabalho das equipes de uma organização. Seu funcionamento parte de uma interface que serve como ambiente de trabalho compartilhado.

A aplicação dá suporte para comunicação corporativa básica, troca de informação e conhecimento, gerenciamento de dados, projetos, dentre outras coisas. O fato de ser aberto e acessível facilita o compartilhamento de documentos e arquivos.

O Confluence apresenta ainda possibilidade de configuração de modelos CSS para aplicação de estilos e formatação em todas as páginas. Inclusive aquelas que tenham sido importadas a partir de documentos do Word. Existem recursos avançados voltados especialmente para a realização de pesquisas. Estas podem incluir parâmetros como data, autor da página e natureza do conteúdo.

A ferramenta possui funcionalidade para automatizar o fluxo de trabalho (workflow), um processo que conta com certificação digital. Esta é uma das características que resulta em um dos maiores benefícios da solução: a redução de custos. É também uma funcionalidade que evita a perda de tempo. Seja pela facilidade de acesso às informações ou pelas notificações que mantém a equipe sempre bem informada.

A importância de integrar os dados dos pacientes e como o Confluence ajuda neste aspecto

Tudo o que foi descrito anteriormente está de acordo com os conceitos estabelecidos pela saúde 4.0. Afinal, dentre os seus paradigmas está o aprimoramento da gestão de recursos. Também consta a integração e compartilhamento de dados sobre os pacientes. Este é um dos pontos mais sensíveis com o qual os planos de saúde têm de lidar.

Para tratarmos de como o Confluence pode ajudar empresas de planos de saúde devemos falar da importância deste aspecto. O software possui, entre os seus maiores benefícios, a capacidade de integração de dados. A relevância disto para a área pode ser notada em dois tópicos. O primeiro é a melhoria do acesso da população à saúde.

A rapidez de atendimento e encaminhamento resultantes tem estrita dependência com o segundo tópico. Este é a facilidade de compartilhamento de informações a respeito de um paciente entre os prestadores do serviço. Existem muitos ganhos quando os profissionais têm disponível uma plataforma de consulta rápida e segura universalizando o acesso aos dados.

É preciso considerar que as operadoras trabalham com profissionais diversos e que muito frequentemente não têm contato direto entre si. Muitos diagnósticos e práticas se beneficiam, no entanto, da troca de insights e avaliações entre especialistas. Um histórico médico acessível beneficia a todos os envolvidos. Basta disponibilizá-los através do sistema, unificando o seu acesso.

Para a empresa cabe ainda a consulta de dados administrativos e financeiros através da ferramenta. Desta forma adquirimos um controle de processos abrangente. Na prática resultam disto atendimentos mais rápidos e personalizados. Afinal, bastam alguns cliques para acessar os históricos médicos. Em outra ponta, isto vai influenciar na satisfação do cliente e no sucesso dos tratamentos e diagnósticos.

cta_6opcoesdebase

Como o Confluence pode ajudar empresas de planos de saúde: indo além nos recursos para integração de dados

Uma vez que os dados estejam integrados cabe à equipe apenas preocupar-se com a sua atualização. Como vimos, o sistema faz o papel de notificar aos usuários quanto às alterações. Todos os procedimentos incluem a possibilidade de feedbacks através de comentários em linha. Além disto, há o acompanhamento de tarefas.

Pode haver, por exemplo, uma confirmação de dados a cada visita que um paciente faz a um médico cadastrado. Ademais, esta prática apresenta o benefício de evitar divergências. Conferindo rapidamente as informações no sistema, evitamos que se perca tempo devido ao conflito de informações. Consequentemente a gestão mantém um controle funcional sobre as atividades da empresa.

Uma vez que os dados estão bem organizados e acessíveis, o software também serve como base de conhecimento. Deste modo ajudamos os funcionários a realizarem melhor as suas tarefas. Até mesmo na questão dos treinamentos se ganha em rapidez por conta do suporte oferecido pelo programa. Estes são bons exemplos de como o Confluence pode ajudar empresas de planos de saúde no tocante à integração de dados.

Mesmo assim não resume todas as possibilidades da solução. Pois é fundamental que qualquer dado tratado no plano tenha garantia de qualidade. Isto significa que o grande volume informacional fica bem estruturado através do software. Não bastaria apenas reunir esta informação. São, afinal, muitos elementos que constituem os cadastros.

De telefone, à WhatsApp e histórico médico detalhado. Sem recursos que facilitem organizar estes dados o seu volume acabaria tornando-se um obstáculo à produtividade. É graças aos recursos de integração e aos métodos disponíveis para organizar os dados que o Confluence pode ajudar. Assim garantimos que há qualidade na informação trabalhada pela empresa.

cta_6opcoesdebase

Facilidade de acesso: uma experiência completa e amigável

É claro que de nada adiantaria todo este poder de integração se o sistema fosse burocrático e difícil de manejar. A experiência oferecida para os colaboradores através do Confluence é amigável e marcada pela facilidade de acesso. Este é um fator que favorece o cruzamento de informações. A razão é que cada profissional consegue acessar e incluir dados rapidamente no sistema.

Para isto nenhum deles necessita de um conhecimento avançado de informática ou tecnologia da informação. É algo que ajuda a lidar de forma simplificada com aqueles pacientes que carecem de acompanhamento periódico. Nestes casos deve haver um histórico completo que apresente os exames solicitados, realizados, medidas e tratamentos indicados.

Um sistema pouco intuitivo e complexo dificultaria registrar e atualizar estes dados. E a situação ficaria ainda pior ao considerarmos que a continuidade demanda também a integração de elementos financeiros.

São muitas variantes e que não admitem o menor dos erros. Logo, permitir que estas tarefas sejam realizadas de forma descomplicada é uma das formas como o Confluence pode ajudar empresas de planos de saúde.

Não esquecendo que os filtros de pesquisa avançados permitem acessar e discriminar todos os dados rapidamente. É interessante notar que o software apresenta uma versão destinada aos dispositivos móveis. O que isto assegura para as organizações que atuam com a prestação de serviços de saúde é a portabilidade. Portanto, mais chances de confirmar e acessar informações.

Onde quer que um médico, gestor, ou colaborador esteja, pode haver acesso ao sistema. Existem muitas ocasiões em que isto pode se mostrar uma vantagem. Pode ser até mesmo uma das práticas que alimentam um atendimento mais personalizado. Novamente, é uma forma de alinharmos a atuação da empresa aos conceitos almejados pela saúde 4.0.

Integração com outros aplicativos e recursos de Cloud Computing

Para tornar a solução ainda mais efetiva o Confluence permite a integração com uma grande variedade de aplicativos. A vinculação com o Jira é muito popular, devido à capacidade da solução para trabalhar com documentos. Algo que faz toda a diferença para empresas que precisam simplificar a transmissão de registros entre os colaboradores.

No total existem mais de 3 mil aplicativos que podem ser adicionados ao sistema. Um poder de personalização que tem muito a acrescentar para o setor de saúde. Quanto ao fluxo constante de informação, ele ocorre graças ao Confluence Data Center, um serviço de computação em nuvem.

É o que permite o acesso ininterrupto ao sistema e às informações nele registradas. Por se tratar de uma solução em Cloud Computing ela é altamente escalável. Ou seja, pode crescer facilmente na medida em que as demandas da empresa aumentam.

cta_6opcoesdebase

Conclusão

Na hora de escolher uma ferramenta de gestão de organização para a sua instituição lembre-se de como o Confluence pode ajudar empresas dos mais diversos setores, inclusive, de planos de saúde. E se você deseja conhecer ainda mais sobre a ferramenta e como aplicá-la a sua empresa, me manda um e-mail para lameck@diferencialti.com.br e será um prazer conversar com você a respeito. 

[]’.

About Lameck Oliveira

Trabalho todos os dias para salvar o mundo do suporte em TI “ok” e torná-los suportes extraordinários, memoráveis. Empreendedor em TI, adepto do jiu-jitsu e jogador de pôquer nas horas vagas, sou fã das trilogias do Senhor dos Anéis e Hobbit. E contrariando meu nome, utilizo Windows.