A quebra de segurança online e as violações de segurança de dados são as maiores preocupações das empresas atualmente. Milhões de contas de usuários vazam quando grandes empresas enfrentam ataques cibernéticos — o que tem ocorrido cada vez mais frequentemente.

Você talvez não se lembre, mas em agosto de 2013, o Yahoo, um dos maiores gigantes da internet, sofreu um ataque, resultando no vazamento de dados de mais de 3 bilhões de e-mails. No ano seguinte, a rede de hotéis Marriot sofreu acessos não autorizados que tiveram acesso às informações pessoais e aos números de cartões de crédito de milhões de clientes.

nova_cta_e-book_backup

Estes são apenas alguns exemplos de como grandes empresas enfrentam problemas com a proteção dos seus dados online. A sua empresa, independentemente do tamanho, também está sujeita a violações de segurança similares. Por esse motivo, você precisa proteger os seus dados online.

Quer saber como proceder? Então acompanhe o artigo a seguir. Proteger seus dados online não é algo complicado, e tanto empresas como pessoas físicas precisam fazer dessas práticas algo constante e comum em suas rotinas produtivas e sociais na internet.

Instale uma VPN

Use VPN. A instalação de uma Rede Privada Virtual não é um processo complicado e protege sua atividade online de verdade. Quando estiver em uso, esse tipo de serviço criptografa seus dados para que coisas como dados bancários e outras informações sensíveis não possam ser roubadas se alguém tentar hackear seu dispositivo ou visualizar sua conexão.

É a maneira mais fácil de navegar em total privacidade, fazer compras on-line seguras e interromper o rastreamento de localização, por exemplo.

Atualize seu software e dispositivos quando solicitado

As atualizações são a forma dos desenvolvedores de liberar ‘patches’ e correções para as mais recentes ameaças e vulnerabilidades de segurança. Então, os softwares de servidores, computadores dos escritórios, celulares e tablets corporativos e qualquer outro dispositivo usado pela organização precisam ser constantemente atualizados para evitar ataques cibernéticos comuns.

Instale um gerenciador de senhas

Muitas pessoas veem os gerenciadores de senhas como ferramentas de produtividade simples para ajudar você a otimizar suas várias contas e detalhes de login. Mas estes programas também são aliados da implementação de senhas fortes, exclusivas e seguras. Sem a necessidade de memorizar seus detalhes para cada site, ele permite que você escolha senhas muito mais longas e aleatórias, o que simplesmente não seria possível sem gerenciadores de senhas.

cta_backupnuvem

Use o cartão de crédito virtual

Muitas operadoras de cartão de crédito permitem o uso de cartão virtual, uma opção de pagamento seguro que permite fazer compras online com informações únicas, impedindo o vazamento de dados bancários reais.

A utilização do cartão virtual por usuários é óbvia, mas empresas de e-commerce podem recomendar o uso desses serviços para se protegerem de possíveis vazamentos de informações por parte das operadoras (mesmo que eles sejam raríssimos).

Use criptografia nas suas sessões de navegação

Essa dica é especialmente relevante se você precisar realizar transações financeiras ou enviar e receber e-mails importantes. Empresas de consultoria em TI podem ajudar a sua organização a criar protocolos de comunicação criptografados para todas as suas comunicações.

Lembre-se sempre de usar HTTPS em vez de HTTP no seu campo de URL.

Quando você não está usando Bluetooth, desative-o

Existem maneiras de se infiltrar em telefones por Bluetooth ocioso. Embora esses ataques não sejam geralmente devastadores, eles podem expor alguns dados a visitantes indesejados. Então, se não estiver usando o Bluetooth em smartphones, computadores ou outros dispositivos, desligue-o.

Tenha um firewall no seu roteador

Seu roteador é a principal entrada para criminosos cibernéticos. No mínimo, você deve ter uma senha exclusiva e segura. Para dar mais alguns passos, você também pode habilitar o login multifatorial ou, melhor ainda, obter um firewall para o seu hub doméstico inteligente.

Essas ações podem impedir o acesso de terceiro ao seu tráfego ou ao seu IP para realizar atividades suspeitas.

Reinicie o seu computador pelo menos uma vez por semana

Os usuários tendem a deixar seus computadores ligados por semanas (ou meses) sem desligá-los. Embora as atualizações do sistema operacional às vezes reinicializem os computadores durante a noite, confiar em atualizações para reinicializações não é inteligente e geralmente ocorre apenas uma vez por mês ou menos.

A reinicialização remove arquivos temporários que podem ter dados confidenciais. Por exemplo, um extrato bancário em PDF que você baixou e que foi salvo automaticamente em um diretório temporário. Além disso, a reinicialização limpará a memória e garantirá que quaisquer atualizações de segurança aguardando uma reinicialização sejam implantadas.

cta_backupnuvem

Olhe para os dois lados antes de clicar

Os links de phishing são difíceis de parar e aparecem facilmente. Passe o mouse sobre o link para verificar a URL para onde ele irá te redirecionar antes de clicar.

Use a verificação em duas etapas

Para fazer o login no seu sistema interno, assim como em seu e-mail corporativo e outras ferramentas, configure a verificação em duas etapas. Assim, o usuário sempre terá que digitar sua senha e também receberá uma mensagem em seu celular com um código de quatro dígitos que deve ser usado para fazer login. É possível reduzir muitos problemas de vazamentos de senhas com tal prática.

Use um programa de segurança na nuvem

Programas de segurança na nuvem são filtros inteligentes que monitoram todo o tráfego que passa pela sua rede em busca de atividade maliciosa. É muito difícil definir e esquecer — uma vez instalado e funcionando, você não saberá que está lá até perceber que ele impediu você de acessar um site fraudulento.

Pode ser configurado em menos de cinco minutos, alterando uma configuração no seu gateway sem fio. Essa é uma ferramenta muito eficaz para bloquear sites falsos — que podem parecer muito realistas, como um site de banco ou um provedor de e-mail, e são uma maneira comum de pessoas entregarem seus dados. O serviço é usado principalmente pelas empresas, mas em sua forma mais básica, os indivíduos também podem usá-los gratuitamente.

Tenha cuidado ao baixar um software

Antes de baixar qualquer software, pesquise sobre o editor para verificar sua confiabilidade. Sites como Baixaki, FileHippo e Softpedia são geralmente locais confiáveis para esses tipos de consultas. Se puder, faça o download diretamente do site do fabricante. Verifique novamente para verificar se você está no site correto — até mesmo especialistas podem se enganar com URLs convincentes e páginas de destino falsificadas. Use ferramentas antivírus antes da instalação.

cta_backupnuvem

Conclusão

Ainda existem muitas outras formas de proteger seus dados online, mas, seguindo essas dicas, você e a sua empresa podem ficar mais protegidos de ataques cibernéticos. É importante lembrar que estas são formas de prevenção, mas caso ocorra algum ataque ou a perda de dados, é sempre fundamental que haja uma cópia de todos os dados salvos, de preferência, em nuvem. 

A Diferencial TI possui várias opções de backup para você e sua empresa. Para saber mais, me manda um e-mail para felipe.lucena@diferencialti.com.br, ou deixa um comentário aqui no blog que nós entraremos em contato. 

 

Abraços!

About Felipe Lucena

Fundador da Diferencial TI, amante do futebol e comprometido com a ideia de criar serviços e soluções de TI que promovam o ambiente necessário para que outras empresas possam ir ao máximo do seu potencial.