O impacto que o desenvolvimento dos recursos tecnológicos causou nos últimos 25 anos talvez ainda seja difícil de mensurar, já que muitos deles ainda estão sendo adaptados ou implantados no dia a dia das pessoas e, principalmente, de empresas de diversos setores em todo o mundo.

Essa abrangência pequena se deve a alguns fatores. O mais comum ainda é a desconfiança que certas inovações causam, principalmente no público mais leigo. Outro fator relevante é o alto valor de implantação de certos sistemas, mesmo que isso represente um ótimo custo-benefício em médio e longo prazo para as empresas.

nova_cta_e-book_backup

Por conta disso, algumas delas ainda não se beneficiam de algumas das inovações da tecnologia da informação (TI), como a computação em nuvem. Esse conceito, já aplicado em diversas empresas, oferece soluções em acessibilidade, segurança e armazenamento de dados e informações que certamente vão tornar os serviços de seu negócio ainda mais rápidos e práticos.

Se você ainda não conhece o sistema de computação em nuvem ou ainda tem dúvidas sobre como é sua operação, este artigo vai mostrar como funciona e quais as vantagens que ele pode proporcionar a fim de se tornar a solução ideal para sua empresa.

Computação em nuvem: o que é?

Até poucos anos atrás, como se fazia para que o maior número de pessoas possível tivesse acesso aos mesmos arquivos e dados dos quais você dispunha? A solução mais prática era um servidor interno e que permitia o uso de pastas compartilhadas dentro dos sistemas, como Windows ou Linux.

Quando não se tinha essa ferramenta, outro método – menos seguro e mais instável – era dispor o arquivo em um site de uploads e disponibilizar o link para as partes interessadas. Na maioria dos casos, no entanto, o compartilhamento via e-mail, gravação de CDs ou salvamento em pen drives era a solução mais viável.

Passado recente à parte, a computação em nuvem resolveu essa necessidade de forma muito mais prática, rápida e segura. Afinal, estamos falando de um conceito que oferece a possibilidade de acessar dados e arquivos, além de executar ações diversas pela internet, sem a necessidade de instalar programas ou utilizar outros meios físicos – basta somente um dispositivo com acesso.

Todo o armazenamento de arquivos é feito de maneira online, em servidores hospedados em data center que podem ser acessados remotamente de qualquer aparelho (computador, tablet, smartphone) que tenha conexão com a internet e uma permissão para conectar-se a esses dados – um login e senha, por exemplo. É esse conceito que faz alusão à “nuvem”.

Por que é a solução ideal para sua empresa

A computação em nuvem já é utilizada em diversas empresas do Brasil, desde as microempresas até as gigantes multinacionais. Isso já mostra uma de suas características principais: a versatilidade, pois pode ser feita para negócios de qualquer tamanho e natureza.

Mas as vantagens do uso da computação em nuvem são inúmeras e podem representar a solução ideal para alguns dos problemas mais sérios ou recorrentes de sua empresa, tais como:

cta_backupnuvem

Flexibilidade

Para conseguir trabalhar ou fazer uma pesquisa interna, os colaboradores precisavam invariavelmente estar presentes na empresa para ter acesso a sistemas e documentos através do computador, o único meio disponível para isso. Com a computação em nuvem, é possível se conectar de qualquer lugar do mundo, na hora que precisar e em qualquer tipo de dispositivo eletrônico com acesso à internet.

Economia de custos

A computação em nuvem dispensa os custos para relacionais a equipamentos e serviços, como compra de hardware e software, instalação de data center local, contratação de especialistas em TI para gerenciamento, custos com energia elétrica e possíveis reformas e adaptações para encaixar tudo isso.

Segurança

Uma das grandes vantagens do uso da computação em nuvem é a segurança dos dados. Isso porque o risco de perda é quase zero, pois a responsabilidade pelo armazenamento e pelos backups de segurança é da empresa fornecedora do serviço. Além disso, certificações de segurança são emitidas para oferecer ainda mais proteção.

Adaptabilidade

É comum que as empresas façam um contrato inicial de um serviço para armazenar uma quantidade determinada de dados, mas o volume de informações aumenta e existe a necessidade de expandir esse espaço. Isso pode ser feito sempre que o seu negócio exigir, já que serviços de computação em nuvem dispõem da capacidade de dimensionamento elástico.

Produtividade

A computação em nuvem remove a necessidade de tarefas que demandam tempo e interrupção das atividades, como correção de software, configuração de hardware e questões de gerenciamento da TI, já que tudo isso é feito pela própria fornecedora de serviço e de forma remota, ou seja, sem afetar sua empresa.

Como escolher o serviço para sua empresa

Agora que você sabe por que a computação em nuvem é a solução ideal para sua empresa, precisa entender quais as características fundamentais para escolher o serviço mais adequado para ela. Afinal, uma computação em nuvem com falhas pode colocar seus dados – e seu negócio – em risco.

O primeiro ponto é conhecer as políticas de proteção de dados da fornecedora do serviço. Como são os protocolos de segurança? Quais as garantias que ela oferece em relação à manutenção segura de seus dados? É importante ter todas essas dúvidas sanadas na conversa inicial ou você pode ser surpreendido, principalmente nos momentos de crise.

Outro item a ser avaliado é a reputação da fornecedora do serviço. Isso é fácil de averiguar, com uma busca na internet ou uma conversa rápida com outras empresas garantem um bom respaldo para contratar – ou não – determinado tipo de computação em nuvem.

Veja também a questão de suporte. Problemas nos servidores podem acontecer a qualquer momento, sendo importante que você tenha uma solução disponível em poucos minutos, até mesmo nos momentos mais inesperados, como um feriado ou de madrugada.

cta_backupnuvem

Além do custo

Na hora de escolher o serviço de computação em nuvem, pense que você estará fazendo um investimento, especialmente a longo prazo, para sua empresa. Portanto, avalie também o custo-benefício antes de contratar uma fornecedora. Peça orçamentos e coloque tudo na ponta do lápis, pois é o seu negócio que está em jogo. 

E lembre-se, nós podemos te ajudar nesta avaliação. Entre em contato com a gente, ou deixe um comentário aqui no blog. 

Abraços!

About Édpo César

Integrante do time da Diferencial TI desde 2015, é focado na resolução e satisfação dos atendimentos aos clientes. Amante da sétima arte, nerd e fã dos contos orientas, é usuário assumido da Xiaomi.