Quando se trata de adotar novas tecnologias, a maioria das pessoas assume que o setor de contabilidade está muito atrasado, resistindo obstinadamente à mudança. Contrariando o que muitos pensam, o setor de contabilidade está sendo rapidamente transformado, principalmente devido à otimização de produtividade trazida pela revolução tecnológica sempre crescente. 

As tecnologias de contabilidade sempre desempenharam um papel importante no sentido de facilitar o trabalho do contador. Os avanços tecnológicos aumentaram a capacidade do contador de interpretar os dados de maneira eficiente e eficaz. Devido a esta capacidade de interpretar a linguagem dos negócios com tanta facilidade, o papel do contador está mudando para o de um consultor de negócios. 

novo_cta_ebook_contabilidade

O contador de hoje não está mais sobrecarregado com tarefas repetitivas e sugadoras de tempo.  Com o surgimento de soluções tecnológicas inovadoras, com automação, melhores previsões e análise de dados mais eficiente, os contadores de hoje podem dedicar mais tempo a ajudar seus clientes a desenvolver suas empresas através de melhores estratégias de negócios. 

Então, quais tecnologias de ponta estão ajudando na mudança para a automação contábil e criando novos papéis para os contadores? Aqui estão as 3 principais tecnologias que acreditamos estar transformando o setor de contabilidade: 

Inteligência Artificial (IA) 

Durante anos, os contadores passaram a maior parte do tempo armazenando e analisando dados. A inteligência artificial está mudando rapidamente tudo isso. Acredita-se que a automação baseada em IA eliminará em breve a maioria das tarefas repetitivas relacionadas a dados, como a contabilidade e a codificação de transações. 

Ao liberar contadores desses deveres, a IA permite que eles se concentrem em funções de maior valor, como consultoria financeira e estratégia de negócios. Em muitas empresas de contabilidade, isso já está acontecendo, com os contadores servindo mais como conselheiros e CFOs, do que analistas de dados. 

Tecnologia Blockchain 

Em termos mais simples, Blockchain é a distribuição e descentralização da tecnologia de banco de dados. O Blockchain pode proteger dados criptografados e permite que uma enorme rede global de computadores registre cada transação, tornando os registros virtualmente invioláveis. 

A contabilidade é atualmente baseada em um sistema de escrituração contábil de dupla entrada, no qual o contador e o auditor independente informam e verificam as informações financeiras de uma empresa. Com a tecnologia Blockchain, não há mais a necessidade desse tipo de redundância, pois os dados são verificados sem a outra parte, através de uma auditoria completa e automatizada de cada transação individual. 

cta_contabilidade

Computação em nuvem 

computação em nuvem é um tipo de computação baseada na Internet que fornece recursos e dados de processamento de computadores compartilhados para computadores e outros dispositivos sob demanda. Isso permite que os contadores realizem tarefas de contabilidade em qualquer local, bem como a capacidade de fornecer informações financeiras e relatórios por meio da nuvem.  

Esta tecnologia abre uma nova maneira de os contadores trabalharem com seus clientes. Agora, há mais tempo para se envolver com o cliente e se concentrar na estratégia de negócios, em vez de se sobrecarregar com processos detalhados. 

Sistema contábil integrado 

Soluções personalizadas de integração estão mudando a maneira como as empresas operam, e isso está se mostrando um benefício para os executivos de contabilidade. A precisão é uma preocupação importante para os contadores, especialmente pela possibilidade da ocorrência de erros nas transferências de informações financeiras.  

Para solucionar este problema, entra em campo a integração contábil.  Hoje, é possível vincular softwares utilizados pelas empresas de contabilidade com os o sistemas ERP de empresas clientes, criando um ambiente unificado em que usuários autorizados de ambas possam acessar as informações que precisam a qualquer momento.   

sistema contábil integrado, elimina retrabalhos e simplifica o processo de importação das movimentações financeiras de clientes, otimizando os processos contábeis e aumentando a produtividade dos escritórios de contabilidade.  

cta_contabilidade

 Conclusão

O futuro já está aqui, então o melhor passo é abraçá-lo. As inovações tecnológicas estão rapidamente agregando valor e trazendo eficiência ao local de trabalho, mudando a forma como os negócios são feitos, nos mais diferentes segmentos empresariais, até mesmo em empresas de contabilidade. 

Os contadores precisarão adotar os rápidos avanços na tecnologia contábil, se quiserem permanecer relevantes no setor de contabilidade. Isso inclui manter-se atualizado com as tendências tecnológicas, otimizar e adaptar softwares de contabilidade atuais para atender às necessidades de sua empresa e estar aberto a aceitar e aprender tecnologias avançadas. 

 

Isabella Soares, formada em Publicidade pela PUC Minas, Analista de Marketing no GestãoClick, um software de gestão empresarial que ajuda milhares de empresas a organizar e aumentar suas vendas diariamente.

About Diferencial TI

A Diferencial é uma empresa focada em entender as necessidades e desafios do negócio do cliente para oferecer soluções em tecnologia da informação que, de forma segura e produtiva, auxilie seus clientes no alcance de seus objetivos. Levantamos todas as manhãs para promover excelentes projetos de reestruturação e implantação de soluções e serviços em TI que ajudem as empresas ao redor do mundo a alcançarem todo seu potencial.