Você tem uma Gestão de TI alinhada com a estratégia dos seus negócios? Toda empresa precisa ter um planejamento sólido para que possa alcançar seus objetivos, no qual, são traçadas estratégias que permitirão o sucesso das suas operações.

No entanto, para que isso seja possível, é indispensável que a gestão de TI esteja em conformidade e alinhada às estratégias globais do empreendimento.

Assim, você verá neste artigo como proceder para alinhar a gestão de TI com as estratégias de negócio da sua empresa, para que dessa forma, haja coesão nas atividades desenvolvidas. A Diferencial TI tem a metodologia certa para cada tipo de negócio e, por isso, podemos ajudar a sua empresa a fazer melhor uso das vantagens que a Tecnologia da Informação oferece.

cta_blog_gestor-de-ti

Integração de setores e equipes

A integração é uma das principais características e abordagens que os gestores estratégicos adotam para que o empreendimento alcance os seus objetivos. Desse modo, os setores devem agir integrados entre si e não terem o comportamento de ilhas, ou seja, isolados.

Mas para que haja essa integração e coesão das informações entre as áreas, é preciso que a gestão de TI desenvolva atividades que proporcionem a implantação dessa estratégia. Desse modo, os especialistas de TI adotarão medidas que vão permitir o adequado fluxo das informações no processo de integração.

Para saber mais a respeito dessa abordagem, leia o artigo: A importância de integrar o TI com os outros departamentos da empresa.

Implantação de novos recursos

Um dos grandes desafios enfrentados pelos gestores de TI é enquadrar e implantar novos recursos e dimensionar a infraestrutura de acordo com as necessidades e estratégias do negócio.

Nos atuais moldes empresariais, o CIO — Chief Information Officer — deixa de ser uma figura consultiva e passa a agir de forma estratégica, de modo a proporcionar os recursos de TI necessários para a execução das atividades organizacionais.

Alinhamento com a cultura da empresa

Outro fator determinante para uma boa gestão de TI com foco nas estratégias da empresa é o fato de ter o adequado alinhamento da área de Tecnologia da Informação com a cultura organizacional, de modo a proporcionar que todas as atividades desempenhadas estejam de acordo com as regras, conceitos, missão, visão e valores da empresa.

A cultura organizacional é um dos direcionadores macros de todo negócio e, dessa forma, a gestão de TI deve estar engajada para entender suas necessidades e buscar formas de otimizar tais preceitos institucionais.

Criação de um Plano Diretor de Tecnologia da Informação

Para que seja estabelecida uma gestão de TI alinhada com as estratégias gerais da empresa e que engloba todos os itens mencionados nos tópicos anteriores, é fundamental a criação de um Plano Diretor de Tecnologia da Informação — PDTI.

Esse é um instrumento de gestão de TI que envolve a análise, diagnóstico, planejamento, recursos de software e hardware, redes e infraestrutura, bem como a mão de obra especializada que irá atender as necessidades e demandas da empresa.

Esse Plano Diretor de Tecnologia da Informação terá por objetivo integrar a gestão de TI de acordo com as estratégias da empresa, para que desse modo, haja recursos para que alcance os objetivos pretendidos.

Seja um Gestor de TI sucesso!

Conclusão

Para que haja integração entre essas partes é preciso um estudo de caso e aplicadas as técnicas adequadas a cada situação. No entanto, os itens citados nesse artigo são essenciais em todos os casos.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo sobre a gestão de TI. Se quiser saber mais, entre em contato conosco agora mesmo. Estamos prontos para lhe atender e tirar todas as suas dúvidas! 

 

[]’s,

Lameck Oliveira