O investimento em tecnologia tem se tornado uma constante crescente nas pequenas e médias  empresas (PMesatualmente. Muitas delas, tem investido na contratação de softwares e segurança, mas esquecem de investir também no treinamento do seu usuário.  

Por outro lado, também existe a falta de compromisso de muitas empresas que vendem serviços de software, e não oferecem o treinamento adequado para os usuários finais, aqueles que, de fato, utilizam o produto/serviço diariamente.  

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Para entender melhor como a falta de treinamento do usuário impacta no negócio em ambos os lados e como as empresas podem melhorar, continue lendo este artigo.  

Como a falta de treinamento impacta na produtividade 

Quando um funcionário é apresentado a um novo software que tem a finalidade de ajudá-lo melhorando suas atividades do dia-a-dia, mas este não sabe utilizá-lo de forma completa, acaba gastando muito mais tempo utilizando a ferramenta de maneira errada ou tentando aprender, do que fazendo as suas atividades.  

Outra consequência da falta de treinamento, é a constante procura por ajuda. É comum para o suporte técnico receber ligações referentes a assuntos simples, que demonstram a falta de treinamento do usuário, como, por exemplo, não saber emitir uma nota fiscal. 

Somente ao conhecer bem uma ferramenta e suas funcionalidades, o usuário será capaz de usufruí-la por completo, aproveitando cada uma das suas funções e, desta forma, tornando-se mais ágil e produtivo, e podendo dedicar-se as suas atividades com total atenção e empenho 

Como oferecer treinamento aos usuários finais 

Mas, o treinamento ao usuário final não depende apenas da empresa que adquiriu o software, é necessário também que a empresa de Saas (software as a service) que vendeu o serviço, ofereça este treinamento (seja incluso no pacote ou a parte), muitas vezes oferecido apenas a usuários específicos.  

Existem diversas maneiras de se oferecer e entregar o treinamento ao cliente: 

  1. Vídeo aula gravada 
  2. Chamada de vídeo com compartilhamento de tela 
  3. E-book 
  4. Presencial 

Cada treinamento tem suas particularidades, vantagens e desvantagens. Veja a seguir. 

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1) Vídeo aula gravada 

Para o usuário: A vídeo aula gravada dá ao usuário a liberdade de assistir diversas vezes, parar quantas vezes achar necessário, e usar como escape sempre que precisar.  

Para a empresa que proporciona o treinamento: Pode ser gravado com tranquilidade, utilizando o “gravador de passos” do Windows, as coordenadas podem ser gravadas em forma de áudio e o vídeo pode passar por edição mostrando todo o passo a passo.  

2) Chamada de vídeo com compartilhamento de tela 

Outra forma de fazer o treinamento com o usuário final é através de uma chamada de vídeo utilizando o compartilhamento de tela. Desta forma, é possível juntar mais de duas pessoas, porém, o número é limitado, entretanto, possibilita aos usuários a interação e a possibilidade de questionamentos a fim de tirar possíveis dúvidas com aquele que está oferecendo o treinamento 

3) E-book 

Para o usuário:  Assim como a vídeo aula gravada, o e-book dá ao usuário a possibilidade de ler e reler diversas vezes e tirar as dúvidas sempre que necessário.  

Para a empresa que proporciona o treinamento: Também é possível a edição e elaboração do produto, utilizando fotos, e capturas de tela para ilustrar.  

4) Presencial 

A última forma de treinamento é a mais comum, a presencial. Onde o prestador de serviços precisa se deslocar até o local para aplicar a aula. Já foi a prática mais utilizada, hoje, no entanto, não é mais, pois é demorada e cansativa e, por vezes, improdutiva.  

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Conclusão 

Como pudemos perceber, o treinamento do usuário final beneficia a todos, e deve tornar-se uma prática comum para quem oferece serviços de software. Ao procurar uma empresa, escolha sempre uma que ofereça treinamento, pois só assim você saberá que poderá usufruir, de fato, daquilo que está adquirindo.  

Se você ficou com alguma dúvida, pode comentar aqui no post ou me enviar um e-mail para tiago.paladino@diferencialti.com.br e será um prazer te responder.  

 

Abraços.  

About Tiago Paladino

Closer na Diferencial TI, ajuda empresas a alcançarem o máximo de seu potencial através da tecnologia. É pai, baterista, leitor inveterado de Stephen King, fã das obras do Tarantino e séries de gosto duvidoso.