É bem verdade que parte significativa dos profissionais de TI pouco conhecem da norma culta da língua portuguesa. Da pouca exigência em seleções para cargos na área até o desleixo por parte do profissional, muitas são as razões para esse “fenômeno”. Contudo, escrever bem indica preparo e maior qualificação, além de outros benefícios.

Se você é um profissional de TI que busca escrever melhor ou coordena uma equipe que precisa de uma “força” para andar mais um degrau da proficiência em português, esse post tem o objetivo de ajudá-lo a aprender todo português que alguém de TI precisa saber.

ebook-gramatica-ti

O porquê de escrever bem

Existem diversas razões para prezar pela boa escrita, e antes de baixar o e-book Gramática para TI: Todo português que alguém de TI precisa saber, leia as razões abaixo. Elas o ajudarão a motivar-se em melhor a escrita dos seus e-mails.

01: Permite que sua TI transmita a ideia correta

A escrita é “de longe” um dos maiores feitos da humanidade, e um meio de comunicação de grande impacto. Várias pessoas tiveram grande influência na forma do mundo pensar e funcionar através de seus escritos, e escrever bem é parte fundamental para transmitir a ideia corretamente para teu receptor.

02: Mostra excelência em seus serviços de TI através da boa escrita

Talvez os seus usuários pouco valorizem o português bem escrito, e conformem-se com e-mails como: “Olá fulano, seu problema foi resolvido”. Contudo, essa não pode ser sua justificativa para escrever e-mails de qualquer forma. Evidencie através de seus e-mails que você possui uma boa comunicação, e torne isso um diferencial do seu time de suporte em TI. Afinal de contas, um e-mail bem escrito pode:

  • Economizar em ligações, e
  • Garantir o alinhamento entre os interessados.

03: Facilita a documentação de projetos

A capacidade de escrever bem dos membros do teu time de TI permitirá que seus projetos sejam melhor documentados e sua base de conhecimento mais rica. E isso é uma “mão na roda” em momentos que você precisa achar as informações corretas para resolver problemas rapidamente. 

Gramática para TI: Todo português que alguém de TI precisa saber

O e-book foi criado com o propósito de ajudar times de suporte de TI a escreverem melhor sem ter que reler toda a gramática. O e-book gramática para TI contém conteúdos como:

  • O uso da vírgula no vocativo.
  • Ordem direta: Sujeito, Verbo, Complemento e Circunstância.
  • O básico de concordância verbal e nominal.
  • 10 erros comuns do mundo corporativo.
  • 05 dicas para escrever melhor.

baixeaqi

O conteúdo não substitui de modo algum o estudo aprofundado e comprometido da norma culta da língua portuguesa, ele apenas é uma coletânea de assuntos que podem ajudar alguém de TI a absorver de forma mais rápida noções de gramática que o ajudem no dia-a-dia.

Qual sua opinião sobre a importância da boa escrita? Deixa um comentário. E compartilha esse conteúdo com um amigo de TI.

cta

[]’s,

P.S.: Quer deixar um dica? Fica à vontade para comentar.

About Lameck Oliveira

Trabalho todos os dias para salvar o mundo do suporte em TI “ok” e torná-los suportes extraordinários, memoráveis. Empreendedor em TI, adepto do jiu-jitsu e jogador de pôquer nas horas vagas, sou fã das trilogias do Senhor dos Anéis e Hobbit. E contrariando meu nome, utilizo Windows.