O que são dados sigilosos?

Falar em dados sigilosos em empresas parece ser um exagero, mas não se engane. O conjunto de técnicas, experiências e testes são os dados que a sua empresa tem de mais valioso. Com o passar do tempo você acaba entendendo como o mercado funciona e adapta a sua empresa a ele, de maneira que as concorrentes fiquem para trás e abram caminho para o seu crescimento. Se você não gosta da ideia de ter os dados bancários roubados, por que não pensa também nos dados sigilosos que garantem a sua competitividade no mercado?

Manter dados em segurança pode ser uma tarefa árdua, mas um conjunto de práticas pode prevenir que eles sejam perdidos em algum acidente, ou até mesmo de serem roubados para fins comerciais ou financeiros. Leia 3 passos essenciais para se sentir seguro quando lida com dados importantes.

Políticas de segurança

Uma empresa nem sempre tem um profissional especializado no tratamento de dados confidenciais, então a informação acaba sendo perdida com mais facilidade devido à inexperiência na hora de trabalhar com esse conjunto. O passo mais básico que deve ser seguido em qualquer área é estabelecer diretrizes de segurança de dados. Elabore uma lista completa com todos os dados que devem ser protegidos e as medidas que todos os colaboradores devem seguir para garantir que a informação não seja vazada ou perdida para sempre.

Muitas vezes os dados se desvirtuam devido a mera falta de atenção, e não com más intenções. Delimitar aquilo que deve ser protegido é um passo essencial na hora instruir seus funcionários. Ainda para aqueles com acesso a dados mais críticos, vale se pensar em contrato de confidencialidade, para impedir vazamentos indevidos.

Conheça os riscos

O roubo direto não é a única forma de perder os dados. Uma opção muito viável para proteger a informação e que está se popularizado, é o armazenamento na nuvem. Quando você anda com cópias físicas dos documentos mais importantes, a vulnerabilidade aumenta significativamente, pois você e seus colaboradores estão sempre sujeitos a desastres ou até mesmo esquecimento, e convenhamos, você não quer os seus documentos na mesa do restaurante. A nuvem é uma opção que garante o trânsito livre de informação, sem precisar de uma mídia física para o armazenamento. Se os cuidados básicos com senhas forem tomados, dificilmente os seus dados estarão expostos.

A Tecnologia está a seu favor

A sua empresa não consegue sobreviver sem acesso aos recursos que um computador oferece, por exemplo. Use isso a seu favor. Com o desenvolvimento da internet e a necessidade crescente de proteger os dados, você encontra alternativas simples e eficientes, como a criptografia de dados e assinaturas eletrônicas para acessar os documentos mais importantes. As medidas práticas que você pode tomar vão desde o cuidado na escolha de uma rede de conexão com pouca interferência externa, até o uso de antivírus e cuidados básicos com a ação de Hackers.

Todas as alternativas podem ser implementadas em qualquer empresa, mas cabe a você decidir o quanto você precisa proteger seus dados, e encontrar a melhor solução para a segurança na rede.

Felipe Lucena
CTO & Partner.