A tecnologia da informação e da comunicação se apresenta, hoje, como uma ferramenta indispensável para a marca que busca não apenas aumentar o seu diferencial competitivo no mercado, mas, principalmente, adaptar-se à contemporaneidade e reduzir custos.

É interessante notar que, por muito tempo, a tecnologia foi considerada apenas um mero suporte para uma organização e, até mesmo, para a vida das pessoas, porém, atualmente, coloca-se como uma ferramenta crucial para o desenvolvimento e o adequado funcionamento de um negócio. Quem nasceu antes dos anos de 1990, época em que a tecnologia passou a se fazer mais presente na vida da sociedade, sabe do que estamos falando.

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Para que você entenda melhor a importância da TI dentro de uma empresa, acompanhe a leitura deste artigo!

Diferencial competitivo

Graças ao desenvolvimento da tecnologia e da informática, as empresas podem contar com ferramentas inovadoras capazes de garantir uma série de avanços nos seus mais diversos níveis de gestão.

De acordo com alguns pesquisadores, a TI chegou ao mercado empresarial para somar, tanto que atualmente é aplicada nos três níveis de gestão de uma empresa: estratégico, tático e operacional.

No estratégico, coloca-se como essencial para o alcance dos objetivos globais da marca. Para isso, o setor de TI desenvolve meios e tecnologias, bem como processos informacionais, capazes de otimizar o tempo de alcance de tais objetivos e melhorar o desempenho dos procedimentos. No tático e operacional, apresenta-se como solução para a resolução eficiente e rápida para os problemas cotidianos.

Na visão dos principais estudiosos, como Adriana Beal, especialista e autora de diversos livros na área de tecnologia da informação no mundo corporativo, o uso da TI em uma empresa melhora o seu desempenho e faz com que se torne mais competitiva no mercado.

Além disso, segundo a pesquisadora, o uso da TI, atualmente, não é mais uma opção. O cenário mercadológico exige a adoção de uma infraestrutura de TI que dê conta das demandas destes tempos, como a digitalização de serviços, serviços de e-mail, vendas online, licitações públicas online, etc.

Redução de custos

A tecnologia da informação é uma ferramenta estratégica que, como vimos, otimiza processos e garante a eles maior eficiência e produtividade, desde que, é claro, os operadores recebam treinamento para manejá-los. Por consequência, gera redução de custos.

A redução de custos decorre do fato de que a TI trabalha no sentido de facilitar as operações e, até mesmo, automatizá-las. Com isso, evita retrabalhos que podem, por exemplo, gerar horas extras, encargos trabalhistas, obrigações, etc. Também evita erros humanos que possam afetar a saúde financeira da empresa.

Além disso, pode reduzir o quadro de trabalhadores, uma vez que ao facilitar e otimizar a realização de processos ou operações, dispensa de numerosos trabalhos humanos.

Um exemplo que podemos citar é o caso do estoquista que para localizar um produto precisava não apenas ter acesso a papeis antigos, mas também contar com a ajuda de sua memória. Hoje, com a tecnologia da informação e comunicação, o funcionário pode localizar o produto utilizando um programa de computador específico, o que reduz significativamente o tempo de busca.

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Eficiência e produtividade nos métodos e formas de trabalho

Retomando o exemplo anterior, a ferramenta de TI utilizada pelo estoquista não só reduziria o tempo de procura do produto, mas também faria com que a empresa fosse mais eficiente e produtiva. O tempo economizado pelo estoquista poderá ser utilizado, por exemplo, para a produção de outras atividades importantes para o crescimento da marca.

Inúmeros exemplos podem ser dados nesse sentido. Imagine uma recepcionista que está atendendo um cliente que precisa de uma informação urgente, mas que esse dado só pode ser encontrado no arquivo da empresa. Em um caso como esse, o cliente não apenas ficará estressado ou insatisfeito pelo tempo de espera, mas é provável que não faça mais negócio com a empresa, podendo até mesmo sair falando mal do trabalho recebido.

A solução para resolver um problema como esse é digitalizar as informações em um sistema computadorizado, atribuição exercida por um profissional de TI, que permite ao recepcionista consultar sempre que surgir demandas.

Um setor de atendimento que conta com o apoio da TI é eficiente e pode não só ajudar a resolver problemas do dia a dia, mas também otimizar o atendimento e fazer com que a empresa se torne mais produtiva e bem-vista pelos clientes.

Agilidade no processo comunicacional e na tomada de decisão

A TI enriquece todo o processo organizacional, especificamente, o processo comunicacional e a tomada de decisão. Na visão de Adriana Beal, a TI auxilia essas instâncias à medida que fornece soluções que sejam capazes de encurtar distâncias entre departamentos e, dessa maneira, agilizar o processo decisório.

Não só isso, vale retomar que a TI atua não apenas como um suporte, mas também como uma ferramenta estratégica capaz de alavancar o crescimento da empresa, visto que auxilia os gestores a tomarem decisões sólidas, ou seja, fundamentadas em dados cuidadosamente filtrados pela política de informação adotada de acordo com a sua necessidade.

Evidentemente, a TI pode até fornecer as informações filtradas com base na inteligência artificial, mas é dever do gestor as analisar cuidadosamente antes de usar para fundamentar suas decisões.

Lucratividade

Logicamente, se a TI é capaz de fazer com que a empresa se torne mais eficiente e produtiva e, consequentemente, mais competitiva no mercado, então, é de se imaginar que ela lucre bem mais, aumentando o seu poder de investimento e expandindo o seu potencial.

A TI pode ser vista, hoje, como a espinha dorsal de uma empresa, ou melhor, como uma ferramenta altamente poderosa e capaz de fazer com que a marca se torne mais eficiente, produtiva, competitiva e lucrativa. Também melhora o fluxo de comunicação, agilizando processos e tomadas de decisões.

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Conclusão

Agora você percebeu a importância da TI para sua empresa e os desenvolvimentos que você pode alcançar com essas diferentes modalidades de melhoria? Se você acredita que precisa melhorar a TI de sua empresa e fazer com que ela alcance tudo que destacamos neste texto, entre em contato com a gente, ou me envie um e-mail para edpo.cesar@diferencialti.com.br e será um prazer te ajudar a atingir todo o potencial que sua empresa pode alcançar! 

Abraços!

About Édpo César

Integrante do time da Diferencial TI desde 2015, é focado na resolução e satisfação dos atendimentos aos clientes. Amante da sétima arte, nerd e fã dos contos orientas, é usuário assumido da Xiaomi.