A infraestrutura da sua empresa está atualizada? O setor de TI é um dos mais importantes componentes para as empresas que buscam se modernizar e trazer o que de melhor a tecnologia da informação tem a oferecer.

No entanto, apenas possuir o servidor padrão e o técnico da área com uma chave de fendas não ajudará muito no seu negócio: é preciso manter sua infraestrutura de TI sempre atualizada.

São vários os fatores que explicam a atualização constante e, estar atento a eles, contribui para que sua empresa possa crescer junto às demandas do setor, gaste menos recursos ao aplicar gradualmente as soluções e possua uma vantagem em relação a concorrência.

Por isso, respondemos: por que é importante manter sua infraestrutura de TI sempre atualizada?

cta_blog_infra

Vantagens operacionais e econômicas

Começaremos apontando as vantagens que a infraestrutura de TI sempre atualizada traz para o seu negócio – e, assim, porque é tão importante.

Podemos destacar dois pontos principais: a parte operacional e a econômica. A primeira, que engloba desde a área de TI, chegando em todos os outros setores da empresa, leva até a segunda – tanto na economia quanto no retorno sobre o investimento.

Assim, podemos elencar a importância – e as vantagens – de manter a infraestrutura de TI atualizada pelos seguintes aspectos:

Escalabilidade

O crescimento da empresa deverá ser acompanhado pelo TI interno do seu negócio. Ou seja: a escalabilidade depende de uma infraestrutura de TI atualizada para receber novos componentes, como a ampliação de equipamentos (novos servidores, por exemplo).

Atualização

Tecnologias e ferramentas de TI surgem a todo momento. Por isso, estar atualizado é indispensável para que as ações operacionais sejam otimizadas, com crescimento da produtividade – e, assim, gerar melhores resultados sobre as rotinas produtivas.

Economia

Manter a infraestrutura de TI sempre atualizada traz economia para empresa. Isto porque não há a necessidade de ‘correr contra o tempo’ para adequar as instalações (escalabilidade) quando há necessidade e os equipamentos podem contribuir para que a produção interna seja melhor desenvolvida (atualização).

Ambiente digital

Com o crescimento das informações digitais e a expansão dos processos em rede, atualizar a infraestrutura de TI de forma regular deixou de ser uma opção e tornou-se uma questão de sobrevivência para negócios que querem estar atualizados.

Isso permitirá que o departamento de TI e a própria tecnologia estejam alinhados com o que virá nos próximos anos.

Diferencial competitivo

Outro ponto que podemos apresentar se dá através de um dado que mostra a relevância (e certa urgência) do assunto: uma pesquisa da Instituto for Business Value (IBV) junto a Oxford Economics abordou 700 executivos de TI, questionando sobre a importância da infraestrutura no mundo corporativo e a necessidade de expansão.

O que surpreendeu na pesquisa é que apenas 9% estavam preparados para atender as demandas que surgem – como o mobile e o cloud computing.

Assim, podemos concluir que com pouca gente entendendo a real necessidade de manter a infraestrutura de TI sempre atualizada – e, consequentemente, atendendo a demanda que com ela surge – as empresas que adotam essa modernização destacam-se acima de 90% que negligencia este assunto.

cta_blog_infra

Conclusão

Conhecendo a real necessidade de manter sua infraestrutura de TI sempre atualizada é preciso contar com profissionais e empresas que disponham dos melhores serviços no acompanhamento da modernização interna.

Por isso, busque referências no setor que irão te guiar – pois, em média, a base da infraestrutura de TI deve durar, ao menos 8 anos, com pequenas modernizações ao longo do tempo.

Deixa teu comentário aqui ou entra em contato comigo através do e-mail felipe.lucena@diferencialti.com.br. Ficarei feliz em ajudar!

 

[]’s,

Felipe Lucena