Todos os setores de uma empresa devem, de preferência, estar interligados e conectados uns com os outros. Isso vale tanto para os funcionários como para os dados gerais da empresa e da produção, e para os softwares implementados nos diferentes setores. Para que tudo isso funcione de maneira eficiente, segura e integrada, a equipe de Tecnologia da Informação (TI) é essencial em empresas de todos os portes e segmentos.

Para isso, essa tecnologia deve estar totalmente conectada e em perfeita sintonia com todas as áreas e setores de uma empresa. Além disso, é necessário conhecer de maneira detalhada todas as funções, especificações, atividades e necessidades de toda a empresa e seus trabalhadores, para que faça a instalação correta de sistemas, funções, equipamentos, softwares e tecnologias para a integração e funcionamento da empresa.

Todos os novos projetos que estão em estudo pelos coordenadores de uma empresa, devem passar por análise conjunta com o pessoal do time de TI, para que se analisem as possibilidades e o que será necessário e viável, para que o novo seja implementado de maneira eficaz.

A relevância da integração

Tomando como base que o papel do TI no mundo empresarial mudou conforme o passar dos anos e com o avanço da tecnologia, se deve ter em mente que ele se tornou peça-chave no desenvolvimento de um negócio. Antes, a maioria desse setor atuava para resolver problemas técnicos mais comuns e implementar sistemas básicos de funcionamento digital.

Atualmente, o mesmo é utilizado pelos gestores como aliados diretos no crescimento, desenvolvimento financeiro e na avaliação de resultados. Mensurando-se as demandas da empresa, esse setor consegue avaliar e distribuir de maneira eficaz, junto aos gestores, os recursos e necessidades futuras da mesma.

Através de um software bem elaborado pelo TI para uma empresa, ou uma plataforma interna bem feita para que os funcionários acessem de forma integrada todos os dados e serviços em andamento, podem gerar uma produção muito mais ágil e maior, e, consequentemente, maior fluxo financeiro para a empresa. As soluções tecnológicas são o futuro das instituições, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte.

A comunicação com demais áreas

A comunicação proporcionada por essa integração do TI, com os demais setores da empresa também é de suma importância. A partir disso, torna-se possível que os funcionários possam ter maior conhecimento de todos os processos da empresa, do andamento e evolução dos setores e de como o seu trabalho está de fato colaborando para a empresa. Além disso, esse departamento pode identificar problemas nos processos da empresa e a busca mais ágil de uma solução para o mesmo.

A diminuição de burocracias e etapas desnecessárias para diversas formas de trabalho, também podem ser feitas pelo TI, o que também acaba gerando maior velocidade no trabalho, redução de gastos e maiores ganhos. Isso, por sua vez, acaba por estimular ainda mais os funcionários na execução de suas funções, já que os problemas tecnológicos, etapas desnecessárias e perda de tempo solicitando auxílio da equipe de TI, acabam diminuindo consideravelmente.

Conclusão

Você pode utilizar o seu setor de TI como um “quebrou, conserta”, e ficar refém de incêndios, ou pode utilizar sua TI em todo o seu potencial. Uma vez que tecnologia é o meio, e não fim do negócio, o seu time de TI deve criar um ambiente necessário para que a produção flua com eficiente, facilidade e agilidade.

Quer saber mais sobre como montar esse setor de TI? Pode enviar-me um e-mail em lameck.oliveira@diferencialti.com.br e será um prazer responder sua dúvida.

[]’s e sucesso,

Lameck Oliveira.
CEO & Partner na Diferencial TI.