Já ouviu falar em Scrum? Se você ainda utiliza processos de desenvolvimento tradicionais nos seus projetos (software, advocacia, contabilidade ou qualquer outro tipo), sem envolver o cliente, pare agora mesmo e leia sobre o Scrum.

O Scrum é um framework estrutural que foi criado para ser aplicado em desenvolvimento de software, porém está sendo utilizado em diversos gerenciamentos de projetos em outras áreas também.

O Scrum aplicado em 1993 por Jeff Sutherland, John Scumniotales e Jeff McKenna, que implementaram o framework na empresa Easel Coporation.

O princípio básico do Scrum é que o conhecimento no gerenciamento de projetos vem, além do conhecimento técnico, também das experiências anteriores em projetos semelhantes e nas decisões que foram tomadas naquelas experiências. Ou seja, analisa-se o passado para melhorar controlar os riscos e decisões futuras.

Para tanto, a massa de trabalho foi dividida em ciclos menores, conhecidas como sprints, com duração até quatro semanas e sendo caracterizada como processo iterativo de desenvolvimento.

cta_blog_scrum

Scrum: passo a passo

1. O início da aplicação Scrum no desenvolvimento de projeto é a elaboração da lista de requisitos do cliente já com as funcionalidades que deverão ser implementadas no projeto. Nesta etapa o cliente é totalmente ativo. Cria-se então o “product backlog”.

2. Depois disso, é hora de planejar o primeiro ciclo do projeto. Isso é feito com a equipe Scrum, o responsável pelo projeto e o responsável pela definição e priorização dos requisitos em questão.

Nessa reunião de equipe conhecida como Sprint planning meeting, define-se a priorização dos requisitos contido no product backlog (a lista que foi criada no passo 1). Essa definição gera outra lista, chamada de Sprint backlog, com todas as atividades possíveis de serem executadas no próximo Sprint.

3. Durante as semanas de Sprint, há reuniões periódicas para que sejam reportados feedbacks e as atividades realizadas, além dos problemas enfrentados pela equipe na execução dos requisitos.

4. Quando se termina cada Sprint, a equipe reúne-se novamente para a reunião de Sprint review meeting, onde todas as atividades desenvolvidas são apresentadas. É feito uma comparação do que foi definido e do que foi alcançado, apontando os pontos positivos e os pontos de atenção para o próximo Sprint.

5. E o framework é aplicado novamente através dos sprints que duram até quatro semanas cada um para que o objetivo seja alcançado em partes e no menor tempo possível.

Como o Scrum pode ser útil para o meu gerenciamento de projetos?

Popular no mundo da tecnologia, este método foi desenvolvido inicialmente para a elaboração de projetos software, mas cada vez mais tem adeptos de outras áreas como agências federais, companhias aéreas, empresas de advocacia e também times de vendas.

Este método criado por Jeff Sutherland propõe um acompanhamento integral do projeto desenvolvido. O Scrum determina que o projeto se divida em ciclos de atividades, em que a equipe deve realizar reuniões com frequência para acompanhar todo o desenvolvimento.

Em suas palestras, Sutherland diz que a principal inspiração para criar o Scrum foi a sua experiência como piloto de avião. Durante o pouso de uma aeronave, ele explica que não existe uma única forma para colocar o avião na pista, o piloto precisa estar atento a diversos fatores e fazer tudo o que for necessário para garantir um pouso seguro.

Isso se relaciona diretamente com o desenvolvimento de um projeto, que também necessita deste mesmo acompanhamento, para alcançar os objetivos estabelecidos e cumprir os prazos.

Os principais pontos do Scrum

Acompanhar cada passo da gestão torna o projeto cada vez mais visual. Esta é uma das vantagens do Scrum, que possibilita o acompanhamento detalhado para a equipe. Muitas empresas tem a dificuldade de visualizar o progresso, confundindo até mesmo o estágio em que se encontra o projeto.

Com o Scrum, os prazos do projeto tornam-se mais flexíveis para a equipe. Este método impede de que todo esforço de entregar algo, na data combinada, seja feito as pressas devido a um suposto imprevisto. O método pode elaborar uma estratégia mais objetiva de como resolver estes percalços, sem exigir trabalhos dobrados ou exaustivos.

Outro ponto importante do Scrum é o de valorizar o trabalho em equipe. O método consiste em dividir todo o detalhamento do projeto com cada indivíduo responsável, tornando o trabalho mais coletivo.

Termos técnicos mais utilizados em Scrum

O método do Scrum inclui certos termos que ajudam a identificar diferentes etapas do projeto. Essas palavras são utilizadas para explicar, por exemplo, qual fase a gestão se encontra ou o que deve ser feito para o desenvolvimento do projeto.

A palavra Sprints, por exemplo, possui três tipos de variações neste vocabulário. Utilizando apenas “Sprints”, é referente ao ciclo de cada projeto. Enquanto “Sprint Planning Meeting” se trata das reuniões realizadas quando um novo ciclo se inicia no projeto. Agora, para “Sprint Review Meeting” são as reuniões realizadas no final de cada ciclo.

Além dos Sprints, termos como “Product Backlog” e “Daily Scrum” também aparecem. O primeiro significa o conjunto de objetivos voltados para o projeto, enquanto o segundo serve para identificar as reuniões diárias para o acompanhamento do projeto.

cta_blog_scrum

Benefícios do Scrum

O Scrum é um framework considerado metodologia ágil e o foco está em criar de equipe mais eficientes, dinâmicas e com alto nível de envolvimento e comunicação. Veja alguns benefícios que esse framework consegue alcançar durante o desenvolvimento de projetos:

  • O cliente torna-se totalmente parte do projeto;
  • O cliente recebe as entregas mais vezes durante o projeto e tem a certeza de que o projeto está evoluindo;
  • O projeto torna-se flexível – há potencial para se responder mais às mudanças do que ao planejamento;
  • O produto final entrega valor e atende às necessidades do cliente, já que ele está presente em grande parte do projeto e acompanha de perto a entrega de cada Sprint.

Conclusão

O Scrum pode apresentar suporte para pequenos e grandes projetos. Este método pode ser adaptado para diferentes necessidades e prazos, fazendo com que a equipe de gestão tenha uma familiaridade com o seu uso e consiga entender, com mais clareza, os resultados obtidos.

Caso você tenha uma dúvida sobre a aplicabilidade do Scrum em seu contexto pode entrar enviar-me um e-mail (lameck.oliveira@diferencialti.com.br) e será um prazer esclarecer tua dúvida.

 

[]’s,

Lameck Oliveira