Se você está em dúvida entre utilizar as soluções cloud da Atlassian ou permanecer no solução server, aqui estão destacados alguns pontos que o ajudarão a decidir.
Pros da versão cloud do JIRA
A integração com outras aplicações Cloud: as aplicação são hospedadas na nuvem. Isso significa que você não precisa se preocupar em compras ou manutenção de sua própria infraestrutura. E você consegue facilmente adicionar ou remover aplicações – então, você pode contratar novos apps, testá-los com seus dados reais e desligá-las se você não precisará mais. Você paga apenas pelo que você usa.
Funciona com o Google Apps: você pode acessar as aplicações da Atlassian com sua conta Google Apps. Veja Atlassian + Google Apps para mais informações.
É seguro: todos os sites Atlassian Cloud impõe SSL por padrão e estão hospedados em um servidor no EUA. Veja mais sobre em Trust @ Atlassian para mais informações.
É confiável: Atlassian garante 99.9% de disponibilidade no Cloud. E ainda ganha as novas atualizações.
É possível de pagar: os preços começam com $10/mês. E os valores variam de acordo com o número de usuários e números de aplicações.
Contras da versão cloud do JIRA
Alguns add-ons não está disponível: a Atlassian possui um marketplace com vários add-ons que você pode adquirir para customizar tua versão. Contudo, a maioria dos add-ons estão disponíveis apenas para o server.
Sem acesso à base de dados: acesso direto à base de dados não é permitido na versão Cloud.
Você não pode usar seu próprio domínio: sua instância Cloud é acessível em nomedaempresa.atlassian.net, em que nomedaempresa é uma palavra única, após a assinatura. Existe uma atividade aberta de desenvolvimento para que isso seja liberado, mas ainda sem data. Já na versão Server, é possível colocar seu domínio como suporte.diferencialti.com.br.
Limite de disco: existe uma limitação de quantidade de espaço disponível. Atualmente, são cerca de 25GB para até 500 usuários, e 100GB para mais de 500 usuários. Você pode consultar a política de storage para ter mais detalhes.
Temas: algumas customizações de aparência e customizações de tema não são suportadas em boa parte dos casos.
Idiomas: atualmente, a versão Cloud já está em Português Brasileiro (PT-BR), Inglês, Português de Portugal e alguns outros idiomas. Já o Server – além de possuir a versão em Português Brasil (PT-BR) – permite que você edite a tradução.
Você pode ler mais sobre os idiomas no Cloud.
Resumo da análise
E aí? Qual a melhor versão? Qual devo utilizar em meu projeto?
Quanto ao preço:
O JIRA Cloud permite que você tenha um melhor controle do valor de licenciamento, pois você paga pelo que utiliza, por mês e por usuário. E como você consegue deixar o portal do cliente quase todo em português e traduzir manualmente as notificações e status, acredito que seja uma melhor opção para times que não possuem um ambiente para instalação do JIRA Server.
Quanto às funcionalidades:
Embora o Cloud você fique recebendo as atualizações constantemente, o Server permite que você faça mais configurações, como: alterar domínio, criar um próprio pack de tradução, acesso ao banco de dados, e mais add-ons. Além disso, a integração com o AD, acontece apenas na versão Server. Mas além desses itens, as funcionalidades não diferem.
Quer saber mais sobre o JIRA? Deixa um comentário com sua pergunta, e te respondo tão rápido quanto possível.
[]’s,
- Saiba como a inteligência artificial está sendo aplicada no Service Desk - 16/07/2020
- O que é Jira - 09/07/2020
- Os personagens do scrum (PO, Scrum Master, Time) - 02/07/2020
- 5 ferramentas de comunicação para 2020 - 30/06/2020
- Porque vale a pena criptografar dados da sua empresa - 25/07/2019
- Como monitorar incidentes com o OpsGenie - 13/05/2019
- Por que utilizar uma Gestão de TI? - 09/05/2019
- Como melhorar a produtividade com o Jira Software - 25/04/2019
- Como o Confluence pode ajudar empresas de planos de saúde - 08/04/2019
- Tudo o que você precisa saber sobre SCRUM - 04/04/2019
Posso importar projetos do Jira Server para o Jira Cloud?
Olá, Adriana.
É possível importar issues/atividades de um projeto em ambiente server para um projeto em ambiente cloud. Para alguns itens como SLA, Notificações e outros você precisa configurar novamente, contudo em caso de workflow e outras entidades também é possível importar. Mas isso depende da versão server que você está utilizando.
A Diferencial TI tem ajudado empresas no processo de migração para o Jira e também dentro do Jira para o próprio Jira. Você pode fazer contato comigo e conversarmos sobre tua necessidade. Se quiser, pode me mandar um e-mail: lameck@diferencialti.com.br
Será um prazer conversar contigo.
[]’s.