Jira Software é um software de gestão de projetos ágeis. Ele permite que times organizem o trabalho em quadros, e consigam gerar suas entregas através de frameworks como Kanban ou Scrum.

O Jira Software foi desenvolvido pela Atlassian com o objetivo de permitir o monitoramento de tarefas e acompanhamento de projetos garantindo o gerenciamento de todas as suas atividades em único lugar.

No artigo de hoje, eu explicarei tudo que você precisa saber sobre o Jira Software.

Jira: Tudo sobre o software

Antes de tudo é importante que você entenda que a família Jira é composta por diversas soluções, o Jira Service Desk para times de centrais de atendimento, o Jira Core para times de negócios e o Jira Software para times que desejam incorporar um framework ágil.

O propósito deste artigo é mergulhar no Jira Software, ok?

Agora que estamos alinhados quanto ao tópico desse artigo, vamos lá!

O porquê do Jira Software

Times possuem a necessidade diária de conduzir coisas do planejado ao feito, seja ele de qualquer segmento: tecnologia, jurídico, marketing, vendas, e etc. Todo e qualquer time possui a necessidade de gerenciar suas entregas, conduzindo-as do planejado ao feito. É aqui que o Jira Software entra, ele permite que todo o time esteja alinhado quanto ao planejamento das ações a serem executadas através de um quadro de tarefas (conforme o quadro abaixo).

jira-software-quadro

Talvez você já tenha visto ao similar ao quadro acima em outras soluções, mas o que torna o Jira Software tão especial? Eu não quero estragar a surpresa do restante do artigo, mas existem três grandes razões para que o Jira Software seja a melhor solução para gestão de projetos ágeis.

  1. A flexibilidade na configuração do processo (colunas),
  2. Organização do fluxo de trabalho,
  3. Os relatórios gerados de acordo com o framework (kanban ou scrum), e
  4. O gigantesco marketplace de add-ons.

Jira Software e a flexibilidade de configuração de processos

Pessoas, processos e tecnologia. Essa é a tríade essencial para que qualquer time funcione. Em mundo perfeito, todas as pessoas estão engajadas e envolvidas com o projeto, conhecem o processo e sabem o que fazer em cada etapa e dominam a tecnologia com maestria. Mas se você já fez parte de um time ou o gerenciou, sabe que o céu não é feito de algodões e o mundo não é cor-de-rosa.

As pessoas nem sempre estão engajadas e muitas vezes não dominam o processo, ou simplesmente, como é natural do ser humano, esquecem. É justamente aqui que o Jira Software entra. Ele permite que você defina as regras do seu processo, e garanta que elas serão respeitadas.

Por exemplo, é muito comum que times de framework ágil controlem o WIP, e queiram limitá-lo. Imagine que seu time deseja que não haja mais que três atividades In progress, e você quer realmente garantir que isso não acontecerá, o Jira Software te dá suporte a isso impedindo que um quarto cartão seja movido para coluna (imagem abaixo):

Outra necessidade comum é a passagem de bastão entre áreas. Vamos mais uma vez aos exemplos, cara leitor, mas não limite-se a eles.

Imagine que um time de marketing precise fazer a passagem de bastão dos leads para vendas. Mas antes de enviá-los, é necessário que ele informe coisas como: principais dores, origem do lead e potenciais produtos a serem comprados. Ou seja, nenhum lead pode ser enviado para o time de vendas sem que essas informações estejam presentes.

Como o Jira Software, você pode configurar justamente que haja a validação de que essas informações estão presentes, antes que o lead seja enviado para vendas.

Você pode estender o exemplo acima para diversas relações entre equipes, times de desenvolvedores e testers, times de suporte e desenvolvimento, times de rh e suporte em tecnologia.

Além da flexibilidade, o Jira Software possui recursos de automação bem robustos, e você pode criar regras de automação para que um novo projeto seja aberto automaticamente quando uma venda acontecer, ou coisas do gênero.

Essa é uma das características mais encantadoras do Jira Software, criar regras para que os processos sejam cumpridos.

Melhor organização do fluxo de trabalho

Dentro do Jira Software, os processos são chamados de workflows, que é a capacidade de organização do fluxo de trabalho por meio de um sistema automatizado. O recurso permite que as tarefas das equipes sejam dividas em grupos para melhor execução das atividades, visualização e cumprimento dos prazos.

Por meio dessa ferramenta, é possível acompanhar todas as tarefas a serem desempenhadas pelas equipes, compreendendo de forma específica aquelas que estão pendentes, as que estão em execução e as que foram finalizadas.

A aplicação desse sistema é eficiente para otimizar o tempo das atividades e tornar os serviços mais produtivos em cada setor com respostas e resultados positivos para os seus clientes e usuários.

Relatórios e dashboards

Tudo aquilo que não é medido, não pode ser gerenciado ou melhorado. Os números são importantes e ajudam a diminuir a subjetividade de uma gestão de equipe.

Vamos aos conceitos iniciais:

  • Relatórios: você pode entendê-lo como um retrato da situação, uma “imagem”, congelando o que aconteceu.
  • Dashboards: olhe para eles como o painel do carro que indica a velocidade e outras informações em tempo real.

Relatórios

O Jira Software permite que você utilize ambos. Para os relatórios, é possível tanto obter relatórios “de caixa”, já existentes prontos no Jira, como:

  • Burndown
  • Burnup
  • Velocity Chart
  • Diagram Flow
  • Cycle Time
  • E outros

Como também é possível configurar os seus próprios relatórios, e visões que deseja. E conectado a um BI, faz milagres. Como o painel abaixo que exibe:

eazybi

Eu costumo dizer que trabalhar com o Jira é ter liberdade criativa para construir o relatório que faz sentido para o seu contexto, independente de qual seja.

Dashboard

Os dashboards do Jira permitem que você acompanhe a vazão da sua entrega em tempo real, e configure suas próprias visões. Como uma imagem vale mais do que mil palavras, o meu colega de trabalho, Lameck Oliveira, fez um vídeo sobre o assunto. Embora o vídeo seja para Jira Service Desk, é a mesma lógica para o Jira Software.

Você pode ver abaixo:

Mas se você quer ir fundo na parte de relatórios e dashboards do Jira, aqui está um pedaço do meu treinamento sobre o assunto:

Confesso que o meu gadget favorito para colocar no dashboard é a saúde do sprint, ele permite que você veja como as coisas estão andando naquele ciclo.

scrumofscrumsdashboard

O marketplace do Jira Software

Parafraseando o Thomas Merton, software algum é uma ilha. E nisso o Jira Software manda muito bem, além da API Rest que permite que você o conecte com diversas outras plataformas, a Atlassian disponibilizou um gigantesco marketplace que cresce a cada dia. Com ele é possível utilizar add-ons, como:

  • Script Runner, melhora as opções do workflow e construção de relatórios (filtros).
  • EazyBI, permite que você tenha relatórios de business inteligence.
  • Tempo, permite utilizar recursos de play e pause de atividades e gera relatórios de custo por hora.

E existem outros milhares de add-ons que podem tornar o teu Jira Software ainda mais rico.

Como utilizar o Jira Software

O Jira Software é um produto desenvolvido para oferecer as melhores condições de gerenciamento de atividades para qualquer time que queira incorporar kanban ou scrum, fato.

Assim, você pode ser criativo e pensar em qualquer time mesmo (desenvolvimento, jurídico, infraestrutura, marketing, vendas, etc).

Hospedagem do sistema Jira

O Jira Software pode ser adquirido como SaaS, nessa modalidade, você já contrata o produto em si, e a hospedagem em nuvem, esse modelo é chamado de Jira Cloud. Contudo, caso prefira, você pode comprar uma versão e auto-hospedar em um servidor em nuvem ou próprio, nesse caso Jira Server.

Veja mais sobre o artigo que explica as diferenças entre o Jira Cloud e o Jira Server.

Primeiros passos com o Jira Software

Ficou com alguma dúvida? Fique à vontade para conversar com um consultor aqui, será um prazer ajudá-lo.

Caso você queira começar a utilizar o Jira Software, você pode assistir o vídeo abaixo:

Até logo,

About Felipe Lucena

Fundador da Diferencial TI, amante do futebol e comprometido com a ideia de criar serviços e soluções de TI que promovam o ambiente necessário para que outras empresas possam ir ao máximo do seu potencial.